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Professora Paula Melo Silva

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Apresentação em tema: "Professora Paula Melo Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Paula Melo Silva
Física 12º Mecânica Professora Paula Melo Silva

2 1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula 1.2. Movimentos oscilatórios
Cinemática da partícula Quando as interações resultam numa força constante Movimentos de corpos sujeitos a ligações 1.2. Movimentos oscilatórios Movimentos harmónicos simples 1.3. Centro de massa e momento linear de sistemas de partículas Sistemas de partículas e corpo rígido 1.4. Mecânica de fluídos Hidrostática Hidrodinâmica 1.5. Gravitação Lei da gravitação universal

3 Referencial Grandezas vetoriais Grandezas escalares
1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula Cinemática da partícula Referencial Repouso e movimento são relativos Unidimensional Bidimensional tridimensional Grandezas vetoriais Posição Velocidade Aceleração Força Grandezas escalares Espaço percorrido (distância) Rapidez média Massa

4 1.1.1. Cinemática da partícula
1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula Cinemática da partícula Posição Velocidade Aceleração 𝑟 𝑡 = 𝑥(𝑡) 𝑒 𝑥 + 𝑦(𝑡) 𝑒 𝑦 + 𝑧(𝑡) 𝑒 𝑧 𝑣 𝑡 = 𝑑 𝑟 𝑑𝑡 𝑎 𝑡 = 𝑑𝑣 𝑑𝑡 𝑒 𝑡 + 𝑣 2 𝑟 𝑒 𝑛 e 𝑎 𝑡 = 𝑑 𝑣 𝑑𝑡

5 Movimento retilíneo e uniforme
1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula Cinemática da partícula Movimento retilíneo e uniforme Força resultante nula; Aceleração nula; Vetor velocidade constante. Gráficos x(t) são Retas Declive indica o valor da velocidade Sinal do declive indica sinal da velocidade e sentido do movimento v(t) são retas horizontais a(t) é função nula Fres (t) é função nula Lei das posições 𝑥= 𝑥 0 + vt

6 Movimento retilíneo uniformente variado
1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula Cinemática da partícula Movimento retilíneo uniformente variado Força resultante constante; Aceleração constante; Vetor velocidade varia em valor mas não em direção. Gráficos x(t) são parábolas Declive das retas tangentes indica o valor da velocidade v(t) são retas Declive das retas dá valor da aceleração Leis do movimento 𝑥= 𝑥 0 + 𝑣 0 𝑡+ 1 2 𝑎 𝑡 2 𝑣= 𝑣 0 +𝑎𝑡

7 Movimento circular uniforme
1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula Cinemática da partícula Movimento circular uniforme Força resultante centrípeta constante; Aceleração centrípeta constante; Vetor velocidade varia em direção mas não em valor. Posição angular, velocidade angular e aceleração angular Gráficos x(t) são sinusoides Equações do movimento 𝑦 𝑡 =𝐴 𝑠𝑒𝑛 (𝜔𝑡) 𝜔= 𝑑𝜃 𝑑𝑡 𝑣=𝜔𝑟 𝑓= 1 𝑇 𝛼= 𝑑𝜔 𝑑𝑡

8 1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula Quando as interações resultam numa força constante 2ªLei de Newton (Lei fundamental da dinâmica) Σ 𝐹 =𝑚 𝑎 Σ 𝐹 =Σ 𝐹 𝑡 𝑒 𝑡 +Σ 𝐹 𝑛 𝑒 𝑛

9 1.1.2. Quando as interações resultam numa força constante
1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula Quando as interações resultam numa força constante Leis de Newton Lei da Inércia Lei fundamental da dinâmica Lei do par ação reação Conservação da energia mecânica

10 Movimento de projéteis
1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula Quando as interações resultam numa força constante Movimento de projéteis Força gravítica é a força resultante de resistência do ar desprezável. Aceleração constante. Gráficos x(t) m.r.u. y(t) m.r.u.v y(x) é que corresponde à trajetória Equações do movimento 𝑥 𝑡 = 𝑥 0 +𝑣𝑡 𝑦 𝑡 = 𝑦 0 + 𝑣 0𝑦 𝑡+ 1 2 𝑎 𝑡 2 𝑣 𝑥 = 𝑣 0𝑥 𝑣 𝑦 = 𝑣 0𝑦 +𝑎𝑡

11 Sugestão de trabalho teórico
1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula Quando as interações resultam numa força constante Sugestão de trabalho teórico A física de um determinado desporto Salto em comprimento… Etc.

12 1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula Exercício 1
1. A equação do movimento de uma borboleta relativamente a um certo referencial é: 𝑟 𝑡 =3𝑡 𝑒 𝑥 −4 𝑒 𝑦 + 4𝑡− 𝑡 2 𝑒 𝑧 (𝑚) 1.1. Determine a expressão cartesiana da velocidade. 1.2. Verifique que a velocidade varia em valor e direção no decurso do tempo. 1.3. Determine o módulo da velocidade no instante 1,5 s e o ângulo que faz com a direção Ox. 1.4. Determine a aceleração e o seu módulo.

13 1. Mecânica 1.1. Mecânica da partícula Exercício 2
2. Um jogador dá um pontapé numa bola de massa igual a 800 g imprimindo-lhe uma velocidade de 12,0 m/s inclinada 37º em relação à horizontal. Despreze a resistência do ar. 2.1. Determine a altura máxima atingida pela bola. 2.2. Quanto tempo decorre entre o lançamento e a colisão da bola com o solo? 2.3. Qual o alcance da bola? 2.4. Determine a equação cartesiana da trajetória. 2.5. Determine a velocidade da bola num ponto metade da altura máxima atingida.


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