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PublicouMaria do Carmo Morais Belmonte Alterado mais de 6 anos atrás
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Tomo: 2 - Módulo:XVIII Roteiro: 2
Penas e gozos futuros Tomo: Módulo:XVIII Roteiro: 2
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Correlacionar a natureza das penas e dos gozos futuros ao uso do livre-arbítrio.
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Os ensinamentos espíritas sobre as penas e gozos futuros fazem oposição ao materialismo.
Combatendo o materialismo, não atacamos os indivíduos, mas sim uma doutrina que, se é inofensiva para a sociedade, quando se encerra no foro íntimo da consciência de pessoas esclarecidas, é uma chaga social, se vier a se generalizar-se.
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A crença de tudo acabar para o homem depois da morte, que toda solidariedade cessa com a extinção da vida corporal, leva-o a considerar como um disparate o sacrifício do seu bem-estar presente, em proveito de outrem; donde a máxima: “Cada um por si durante a vida terrena, porque com ela tudo se acaba.”
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A negação do futuro, a simples dúvida sobre outra vida, são os maiores estimulantes do egoísmo, origem da maioria dos males da Humanidade. A crença na vida futura, mostrando a perpetuidade das relações entre os homens, estabelece entre eles uma solidariedade que não se quebra na tumba; desse modo, essa crença muda o curso das idéias.
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Tirai ao homem o Espírito livre e independente, sobrevivente à matéria, e fareis dele uma simples máquina organizada, sem finalidade, nem responsabilidade; sem outro freio além da lei civil e própria a ser explorada como um animal inteligente.
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Nada esperando depois da morte, nada obsta a que aumente os gozos do presente; se sofre, só tem a perspectiva do desespero e o nada como refúgio. A Doutrina Espírita, no que respeita às penas futuras, não se baseia numa teoria preconcebida; não é um sistema substituindo outro sistema: em tudo ela se apóia nas observações, e são estas que lhe dão plena autoridade.
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Com o Espiritismo, a vida futura deixa de ser simples artigo de fé, mera hipótese; torna-se uma realidade material, que os fatos demonstram. É importante também considerar que todos nós trazemos, desde o nascimento, o sentimento instintivo da vida futura, porque, [...]antes de encarnar, o Espírito conhecia todas essas coisas e a alma conserva vaga lembrança do que sabe e do que viu no estado espiritual.
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A idéia do nada tem qualquer coisa que repugna à razão
A idéia do nada tem qualquer coisa que repugna à razão. O homem que mais despreocupado seja durante a vida, em chegando o momento supremo, pergunta a si mesmo o que vai ser dele e, sem o querer, espera. Crer em Deus, sem admitir a vida futura, fora um contra-senso. A vida futura implica a conservação da nossa individualidade, após a morte.
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O intercâmbio mediúnico representa outra forma de comprovação da sorte das pessoas, após a morte do corpo físico. Se a razão repele, como incompatível com a bondade de Deus, a idéia das penas irremissíveis. As penas e recompensas estão, necessariamente, relacionadas ao uso do livre-arbítrio, uma vez que a [...] responsabilidade dos nossos atos é a conseqüência da realidade da vida futura.
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A idéia que, mediante a sabedoria de suas leis, Deus nos dá de sua justiça e de sua bondade não nos permite acreditar que o justo e o mau estejam na mesma categoria a seus olhos, nem duvidar de que recebam, algum dia, um a recompensa, o castigo o outro, pelo bem ou pelo mal que tenham feito. A natureza das penas e dos gozos futuros guarda relação com o grau de evolução do Espírito, e com as ações por ele desenvolvidas.
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Contudo, a felicidade dos Espíritos é proporcional à elevação de cada um.
Por outro lado, o sofrimento dos Espíritos inferiores são [...] tão variados como as causas que os determinam e proporcionados ao grau de inferioridade, como os gozos o são ao de superioridade. Das penas e gozos da alma após a morte forma o homem idéia mais ou menos elevada, conforme o estado de sua inteligência.
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As comunicações espíritas tiveram como resultado mostrar o estado futuro da alma, não mais em teoria, porém na realidade. Para isso leiam a obra: O Céu e o Inferno – Allan Kardec, lá encontrarão relatos dos Espíritos de diversas categorias evolutivas sobre seu pós morte.
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Questões
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V V V V a) b) c) d) Marque V ou F São características do HOMEM DE BEM:
Há no homem o sentimento instintivo da vida futura? b) As penas e os gozos futuros não podem ser materiais, di-lo o bom senso, pois que a alma não é matéria. c) Os sofrimentos dos Espíritos inferiores são [...] tão variados como as causas que os determinam e proporcionados ao grau de inferioridade. d) Os gozos que os bons Espíritos usufruem no além-túmulo resultam do fato de conhecerem todas as coisas; em não sentirem ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que ocasionam a desgraça dos homens. V V V V
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V V V V f) g) h) i) Marque V ou F São características do HOMEM DE BEM:
A natureza das penas e dos gozos futuros guarda relação com o grau de evolução do Espírito, e com as ações por ele desenvolvidas. g) As comunicações espíritas tiveram como resultado mostrar o estado futuro da alma, não mais em teoria, porém na realidade. h) Crer em Deus, sem admitir a vida futura, fora um contra-senso i) Nada esperando depois da morte, nada obsta a que aumente os gozos do presente; se sofre, só tem a perspectiva do desespero e o nada como refúgio. V V V V
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Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:
Bibliografia : ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003, questão 959, p. 445. 8. ______. Questão 959, p 1. KARDEC, Allan. A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 45. ed. 9. ______. Questão 962, p. 446. 10. ______. Questão 967, p. 449. Rio de Janeiro: FEB, Cap.1, item 31, p. 29. 11. ______. Questão 970, p. 450. 2. ______. Item 32, p. 30. 12. ______. Questão 973, p. 451. 3. ______. Item 33, p. 30 13. ______. O que é o espiritismo. 50. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. 4. ______. Item 37, p. 31. 5. ______. O céu e o inferno. Tradução de Guillon Ribeiro. 53. ed. Cap. 1– Terceiro diálogo – O padre, p Rio de Janeiro: FEB, Primeira parte, cap. 7, p 6. ______. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro ed. Rio de Janeiro: FEB, ���������������Cap.2, item 3, p. 65. 7. ______. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 84. Vade Mecum on line: Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:
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Sociedade Beneficente Espírita
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