A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Operacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Operacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Operacionais
CEFET Sistemas Operacionais História dos Computadores

2 Como foi que tudo começou ?
Computadores... Como foi que tudo começou ?

3 Começando a automatizar...
Ábaco, 2400 AC O primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; números eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos. Os babilônios utilizavam este ábaco em 2400 a.C.. A origem do ábaco de contar com bastões é obscuro, mas a Índia, a Mesopotâmia ou o Egipto são vistos como prováveis pontos de origem. A China desempenhou um papel importante no desenvolvimento do ábaco.

4 Começando a automatizar...
Tabela de Multiplicação, Jhon Napier,

5 A primeira máquina de calcular
A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard, sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtrações. Wilhelm Schickard, Blaise Pascal, A “Pascaline” foi feita para ajudar ao seu pai no cálculo de impostos.

6 Máquinas programáveis
Até então as máquinas não eram programáveis. A entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números. As máquinas programáveis foram a base para a construção dos computadores. Joseph-Marie Jacquard A origem da idéia de programar uma máquina vem da necessidade de que as máquinas de tecer produzissem padrões de cores diferentes. Assim, no século XVIII foi criada uma forma de representar os padrões em cartões de papel perfurado, que eram tratados manualmente. Em 1801, Joseph Marie Jacquard inventa um tear mecânico, com uma leitora automática de cartões.

7 Máquinas programáveis
Charles Babbage, A idéia de Jacquard inspirou Charles Babbage, um professor de matemática de Cambridge, a desenvolver uma máquina de “tecer números”, uma máquina de calcular onde a forma de calcular pudesse ser controlada por cartões. Tudo começou com a tentativa de desenvolver uma máquina capaz de calcular polinômios por meio de diferenças, o calculador diferencial. Enquanto projetava seu calculador diferencial, a idéia de Jacquard fez com que Babbage imaginasse uma nova e mais complexa máquina, o calculador analítico, extremamente semelhante ao computador atual.

8 Máquinas programáveis
Charles Babbage, Sua parte principal seria um conjunto de rodas dentadas, o moinho, formando uma máquina de somar com precisão de cinquenta dígitos. As instruções seriam lidas de cartões perfurados. Os cartões seriam lidos em um dispositivo de entrada e armazenados, para futuras referências, em um banco de mil registradores.

9 Máquinas programáveis
Ada Augusta, Além disso tudo, Babbage imaginou a primeira máquina de impressão, que imprimiria os resultados dos cálculos, contidos nos registradores Junto com Babbage, trabalhou a jovem Ada Augusta, filha do poeta Lord Byron, conhecida como Ada Lovelace. Ada foi a primeira programadora da história, projetando e explicando, a pedido de Babbage, programas para a máquina inexistente. Ada inventou os conceitos de subrotina, uma seqüência de instruções que pode ser usada várias vezes, loop, uma instrução que permite a repetição de uma seqüência de cartões, e do salto condicional, que permite saltar algum cartão caso uma condição seja satisfeita.

10 Máquinas programáveis
Herman Hollerith, O próximo avanço dos computadores foi feito pelo americano Herman Hollerith, que inventou uma máquina capaz de processar dados baseada na separação de cartões perfurados (pelos seus furos). A máquina de Hollerith foi utilizada para auxiliar no censo de 1890, reduzindo o tempo de processamento de dados de sete anos, do censo anterior, para apenas dois anos e meio. Ela foi também pioneira ao utilizar a eletricidade na separação, contagem e tabulação dos cartões. A empresa fundada por Hollerith é hoje conhecida como International Business Machines, ou IBM.

11 Primeiros computadores
Konrad Zuse, O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse. Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores.

12 Primeiros computadores
Howard Hathaway Aiken, Foi na Segunda Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores atuais. A Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I, projetado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120m³ aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos.

13 Primeiros computadores
J. Presper Eckert e John Mauchy Simultaneamente, e em segredo, o Exército Americano desenvolvia um projeto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo. Tendo sido projetado para calcular trajetórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.

14 Primeiros computadores
ENIAC, 1943

15 Primeiros computadores
ENIAC, 1943

16 Primeiros computadores
Em 1949, surge o EDSAC - Eletronic Delay Storage Automatic Calculator ou "Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico", o qual marcou o último grande passo na série de avanços decisivos inspirados pela guerra. E em 1951, surge o primeiro computador comercial o LEO

17 Segunda geração Em 1952, a Bell Laboratories, começou a produção em massa do transístor. No mesmo ano, John Mauchly e Presper Eckert abriram sua própria firma na Filadéfia e criaram o UNIVAC - Universal Automatic Computer, ou seja, "Computador Automático Universal", o qual era destinado ao uso comercial. Era uma máquina eletrônica de programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade ao invés dos cartões perfurados. O UNIVAC foi utilizado para prever os resultados de uma eleição presidencial.

18 Segunda geração Grace Hopper, Também em 1952, Grace Hopper transformou-se em uma pioneira no processamento de dados, pois criou o primeiro compilador e ajudou a desenvolver duas linguagens de programação que tornaram os computadores mais atrativos para comércio. Em 1953, Jay Forrester, do MIT, construiu uma memória magnética menor e bem mais rápida, a qual substituía as que usavam válvulas eletrônicas.

19 Segunda geração Conclui-se em 1955, o primeiro computador transistorizado, feito pela Bell Laboratories: o TRADIC, o qual possuía 800 transistores, sendo cada um em seu próprio recipiente.

20 Terceira geração De 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec participam do desenvolvimento do circuito integrado, que ficou conhecido como chip. Em 1960, a IBM lança o IBM/360, cuja série marcou uma nova tendência na construção de computadores com o uso de chips. Esses chips incorporavam, numa única peça de dimensões reduzidas, várias dezenas de transistores já interligados, formando circuitos eletrônicos complexos.

21 Quarta geração bastante usado em computadores domésticos
primeiro microprocessador 2.250 componentes soma 2 números de 4 bits em 11 milionésimos de segundo tornou-se padrão para a indústria dos microcomputadores 4.500 componentes soma 2 números de 8 bits em 2,5 milionésimos de segundo bastante usado em computadores domésticos 4.300 componentes soma 2 números de 8 bits em 1 milionésimo de segundo

22 Quarta geração O Altair 8800, lançado em 1975, revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. Com um tamanho que cabia facilmente em uma mesa e um formato retangular, também era muito mais rápido que os computadores anteriores. O projeto usava o processador 8080 da Intel, fato que propiciou todo esse desempenho.

23 Quarta geração Logo após, em 1975, os estudantes William (Bill) Gates e Paul Allen criam o primeiro software para microcomputador, o qual era uma adaptação do BASIC (Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code, ou "Código de Instruções Simbólicas para todos os Propósitos dos Principiantes") para o ALTAIR. O Altair funcionava através de cartões de entradas e saída, sem uma interface gráfica propriamente dita. Anos mais tarde, Allen e Gates fundaram a Microsoft.

24 Quarta geração No ano de 1977, surge no mercado de produção em série, três microcomputadores: o Apple II, o TRS-80 da Radio Shack e o PET da Commodore. Em 1979 é lançado o Motorola 68000: um dos chips de 16 bits mais poderosos e versáteis executa multiplicação com uma única operação em vez de realizá-la pela repetição de adições componentes multiplica 2 números de 16 bits em 3,3 milionésimos de segundo Também em 1979, é lançado pela Software Arts o "VisiCalc", o qual foi o primeiro programa comercial para microcomputadores.

25 Quarta geração 1981: A Hewlett-Packard (HP) lança seu microprocessador SuperChip: primeiro microprocessador de 32 bits seu projeto durou 18 meses componentes multiplica 2 números de 32 bits em 1,8 milionésimos de segundo A IBM resolve entrar no mercado de microcomputadores com o IBM-PC

26 Quarta geração Curiosidades sobre o IBM-PC:
O PC original possuía uma versão do Microsoft BASIC (o IBM Cassette BASIC) em ROM A placa de vídeo CGA podia usar uma televisão comum como monitor O dispositivo padrão de armazenamento era um gravador de cassetes. Um drive era um extra opcional; Não tinha disco rígido disponível e haviam apenas cinco "slots" de expansão. A memória RAM máxima, utilizando-se apenas partes fornecidas pela IBM, era de 256 Kb (64 Kb na placa-mãe e três placas de expansão de 64 Kb. O processador era um Intel 8088 (processadores AMD começaram a ser usados depois de 1983), rodando a 4,77 Mhz. Ele foi vendido pela IBM em configurações com 16 Kb e 64 Kb de RAM pré-instalada. A máquina foi um grande fracasso no mercado doméstico, mas seu uso comercial disseminou-se rapidamente. Preço: US$ 1.565

27 Quarta geração Vendo o sucesso do Altair, Steve Jobs (fundador da Apple) sentiu que ainda faltava algo no projeto: apesar de suas funcionalidades, este computador não era fácil de ser utilizado por pessoas comuns. O Apple I é lançado em Este pode ser considerado como o primeiro computador pessoal, pois acompanhava um pequeno monitor gráfico que exibia o que estava acontecendo no PC. Como o sucesso da máquina foi muito grande, em 1979 foi lançado o Apple II, que seguia a mesma ideia.

28 Quarta geração Seguindo na mesma linha, com os computadores Lisa (1983) e Macintosh(1984), foram os primeiros a usarem o Mouse e possuírem a interface gráfica como nós conhecemos hoje em dia, com pastas, menus e área de trabalho. Não é um preciso dizer que esses PC tiveram um sucesso estrondoso, vendendo um número enorme de máquinas. Utilizando processadores 8086 da Intel, o primeiro sistema operacional da Microsoft, MS-DOS, estava muito aquém dos desenvolvidos por Steve Jobs. Por esse motivo, Bill Gates acabou criando uma parceria com Jobs, e após algum tempo, copiou toda a tecnologia gráfica do Macintosh para o seu novo sistema operacional, o Windows. Desta forma, em meados dos anos 80, O Machintosh e o Windows se tornaram fortes concorrentes. Com a demisão de Steve Jobs da Apple, a empresa acabou muito enfraquecida. Assim, a Microsoft acabou se tornando a líder do mercado de computadores pessoais.

29 Quarta geração Desta aquela época, vários processadores da Intel foram lançados, acompanhados de várias versões de Windows. (Dupla “wintel” ) Entre os modelos da Intel, podemos citar: 8086, 286, 386, 486, Pentium, Pentium 2, Pentium 3, Pentium 4, Core 2 Duo, i7. A AMD entrou no ramo de processadores em 1993, com o K5, lançando posteriormente k6, k7, Atlhon, Duron, Sempron, entre outros.

30 Quarta geração - hoje Tendência ao uso de múltiplos núcleos.
Processamento é feito em paralelo em cada núcleo, dividindo o trabalho e o tempo de computação. Softwares tendem a começar se ajustar nesta direção, fazendo uso do poder de processamento existente nos novos chips.


Carregar ppt "Sistemas Operacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google