A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORA Ana Cecilia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORA Ana Cecilia"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORA Ana Cecilia
TECIDOS HUMANOS PROFESSORA Ana Cecilia

2 CÉLULAS-TRONCO Células-tronco são aquelas que ao se dividirem, são capazes de se auto renovar ou de formar novos tecidos e órgãos. As células-tronco mais utilizadas são as embrionárias, mas existem outras.

3

4 CÉLULA EPITELIAL

5 OUTROS TECIDOS

6 TECIDO ÓSSEO

7 Tecido adiposo

8 SANGUE

9 NEURÔNIO

10 TECIDO MUSCULAR

11 Como são formados os tecidos
Como são formados os tecidos? Todos os tecidos presentes nos vertebrados adultos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função.

12

13 FOLHETOS EMBRIONÁRIOS OU GERMINATIVOS
ECTODERMA: - Epiderme e anexos cutâneos (pelos e glândulas mucosas); - Todas as estruturas do sistema nervoso (encéfalo, nervos, gânglios nervosos e medula espinhal); - Epitélio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal. FOLHETOS EMBRIONÁRIOS OU GERMINATIVOS

14 MESODERMA - Forma a camada interna da pele (derme).
O mesoderma delimita cavidades denominadas celomas. - Forma a camada interna da pele (derme). - Músculos lisos e esqueléticos; - Sistema circulatório (coração, vasos sanguíneos, tecido linfático, tecido conjuntivo); - Sistema esquelético (ossos e cartilagem); - Sistema excretor e reprodutor (órgãos genitais, rins, uretra, bexiga e gônadas).

15 ENDODERMA - Epitélio de revestimento e glândulas do trato digestivo, com exceção da cavidade oral e anal; - Sistema respiratório (pulmão); - Fígado e pâncreas.

16

17 Anexos embrionários: Adaptação ao Meio Terrestre
Anexos embrionários são estruturas que derivam dos folhetos germinativos do embrião mas que não fazem parte do corpo desse embrião. Os anexos embrionários são: vesícula vitelina (saco vitelínico), âmnio (ou bolsa amniótica), cório e alantóide. Os mamíferos possuem vesícula vitelina reduzida, pois nesses animais como regra geral, os ovos são pobres em vitelo. A vesícula vitelina não tem, portanto, significado no processo de nutrição da maioria dos mamíferos.

18 ANEXOS EMBRIONÁRIOS NOS MAMÍFEROS

19 Mamíferos: Surge a placenta
Na maioria dos mamíferos, o desenvolvimento embrionário ocorre no interior do corpo materno, dentro de um órgão musculoso, o útero. E Os mamíferos, exceto os que botam ovos, formam a placenta, órgão constituído pela parede interna vascularizada do útero (endométrio) e por estruturas da câmara mais externa de revestimento do embrião. Alimentos, oxigênio, anticorpos e hormônios passam do sangue materno para o embrionário, pela placenta, que, em troca, transfere para a mãe as excretas e o gás carbônico.


Carregar ppt "PROFESSORA Ana Cecilia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google