A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Educacional vs psicologia clínica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Educacional vs psicologia clínica"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Educacional vs psicologia clínica
nas escolas

2 Psicologia clínica Aplicação a pessoas com distúrbios emocionais ou comportamentais. Visão ligada à saúde mental. Intervenção na psicopatologia. Abordagens mais psicoterapêuticas e psicanalítica.

3 Psicologia clínica nas escolas
Visão centrada na questão da saúde vs doença que se traduz na intervenção em problemas de ajustamento e adaptação. Visão conservadora que atribui a responsabilidade dos insucessos e dos fracassos em exclusivo ao aluno, ficando o psicólogo com a responsabilidade de “tratar estes aluno-problema e devolvê-los à sala de aula bem ajustados”.

4 Psicologia clínica nas escolas
Coloca-se dois problemas à abordagem psicoterapêutica na escola: - possibilidade da estigmatização dos alunos associada à doença mental; - dificuldade de sigilo em contextos muito movimentados e com dificuldades físicas.

5 Psicologia Educacional
Tem a cargo todos os problemas dos alunos quer surjam dentro ou fora da sala de aula. Alia a abordagem entre a clínica e a organizacional, considerando o indivíduo sem perder de vista o contexto em que está inserido, atuando junto de corpo docente e discente bem como junto das respetivas família.

6 Psicologia Educacional
Atendem relativas a dispersão e desatenção, desinteresse, apatia, agitação, baixo rendimento e fraco nível de aprendizagem, rebeldia e agressividade, bem como dificuldades de relação professor-aluno e aluno-aluno. O objetivos principal é ajudar a uma melhor adaptação do aluno ao meio escolar e, reciprocamente, permitir um ajustamento dos meios pedagógicos.


Carregar ppt "Psicologia Educacional vs psicologia clínica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google