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Textos dos Media.

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Apresentação em tema: "Textos dos Media."— Transcrição da apresentação:

1 Textos dos Media

2 Textos dos Media Notícia Reportagem Entrevista Publicidade
Banda Desenhada

3 Notícia Uma notícia é a narração, oral ou escrita, objetiva e sem comentários pessoais de uma situação ou de um acontecimento verdadeiro e atual (duração de 24 horas), de interesse público.

4 Estrutura Antetítulo (nem sempre) Título Subtítulo (nem sempre)
Assinatura do jornalista (quase sempre) Lead – Quem? O quê? Quando? Onde? Corpo da notícia – Como? e/ou Porquê?

5 Linguagem Simples, clara, objetiva/unissignificativa;
Uso da norma padrão; Frases de tipo declarativo; Predomínio do nome e do verbo; Discurso na 3.ª pessoa gramatical.

6 Reportagem Uma reportagem tem por base uma notícia de grande impacto, em que se faz o relato pormenorizado e aprofundado de um acontecimento atual. Implica a deslocação do repórter ao local do sucedido, para anotar o que vê, ouve e sente. Apresenta, normalmente, a descrição do ambiente, integrando falas das pessoas ligadas ao assunto. Não raro, possui manifestações de subjetividade do jornalista, derivadas da sua interpretação dos factos, daí que seja sempre assinada.

7 Estrutura Antetítulo (nem sempre) Título Subtítulo (nem sempre)
Lead – normalmente destacado Assinatura (do repórter) Corpo da reportagem – normalmente, com suporte de imagens, como complemento da informação

8 Linguagem Objetiva, mas com traços de subjetividade;
Recurso à adjetivação; Predomínio do discurso de 3.ª pessoa, embora também haja marcas da 1.ª pessoa gramatical; Presença da narração, mas também da descrição; Uso da norma padrão (embora se notem preocupações estilísticas).

9 Entrevista A finalidade de uma entrevista é fundamentalmente dar a conhecer alguém de um modo mais pessoal, fornecendo aspetos importantes da sua vida e personalidade, ou, então, mostrar o(s) seu(s) ponto(s) de vista sobre um determinado assunto.

10 1.ª Fase – Planificação Definição do tema da conversa;
Obtenção de dados relativos ao tema, vida e obra da pessoa a entrevistar; Elaboração de um questionário – guião – claro, rigoroso, objetivo, preciso, pertinente, ordenado, adequado (à personalidade, nível etário e sociocultural do entrevistado) e adaptado à situação (momento e local da entrevista).

11 2.ª Fase – Realização Fase da entrevista propriamente dita, durante a qual se devem respeitar as normas a seguir quando se dialoga com alguém, tais como: Escutar com atenção; Não interromper; Respeitar opiniões… Durante esta fase, não é suposto que o entrevistador influencie o entrevistado nas suas respostas, antes deve procurar arranjar alternativas de pergunta caso se verifique fuga ao tema.

12 3.ª Fase – Apresentação A partir dos registos efetuados (gravação áudio, vídeo; notas) o jornalista dá forma à entrevista para a divulgar, preocupando-se com a ordenação e a redação (no caso de se tratar da sua publicação escrita) dos dados recolhidos.

13 Estrutura Título (entrevista impressa)
Introdução (quase sempre): apresentação da(s) pessoa(s) entrevistada(s), do lugar e do motivo da entrevista Pergunta/resposta (entrevistador/entrevistado) Conclusão (nem sempre): comentário do entrevistador sobre a personalidade do(s) entrevistado(s) e/ou do seu trabalho

14 Linguagem Frases do tipo interrogativo;
Discurso nas 1.ª e 2.ª pessoas gramaticais; Recorrência ao discurso direto e/ou indireto; Uso da norma padrão (embora o registo de língua dependa dos intervenientes na conversa).

15 Publicidade A publicidade é uma forma de comunicação que consiste num conjunto de técnicas, atividades e meios utilizados para divulgação e promoção de um produto ou serviço, comercial ou não. Finalidade – influenciar o recetor, levando-o a comprar algo ou a agir de determinada forma.

16 Publicidade Comercial
Tem a função induzir o recetor a adquirir um produto ou serviço.

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18 Publicidade não Comercial
Procura modificar o comportamento do recetor, de modo a que haja um benefício individual ou coletivo, sem qualquer fim lucrativo.

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22 Princípios Publicitários
Despertar a Atenção Suscitar o Interesse Criar o Desejo Facilitar a Memorização Levar à Ação (AIDMA: acrónimo que define os objetivos da publicidade)

23 Estrutura Slogan: frase ou expressão original, concisa, simples, de tal modo que facilite a sua memorização e desperte empatia Imagem (icónica ou acústica): preferencialmente colorida/harmoniosa para chamar a atenção Texto argumentativo: complemento do slogan e da ilustração, que fornece pormenores mais detalhados sobre o que é anunciado Símbolo/marca: facilmente identificável com o produto

24 Linguagem Linguagem concisa, simples(aparentemente) e original;
Incidência na 2.ª pessoa gramatical; Frases curtas e incisivas; Reforço das afirmações pela sugestão; Poder evocativo, persuasivo; Recorrência à polissemia/conotação e à rima; Uso privilegiado do imperativo/conjuntivo e do vocativo; Emprego de várias figuras de retórica.

25 Exemplos de Recursos de Retórica
Trocadilhos: “Vá para fora cá dentro!” Rima: “Portugal ouve a Comercial!” Adjetivação abundante e expressiva: “Bilhete de um dia…económico, prático, saltitante.” Metáforas: “Azeite, o sol à sua mesa!” Personificações: “Pousadas de Portugal… Aqui até o campo descansa.”

26 Banda Desenhada Trata-se de um texto com características narrativas, que associa a imagem à palavra. Como tal, a banda desenhada apresenta uma história por meio de uma sucessão de desenhos/imagens, constituída por: introdução, desenvolvimento e conclusão.

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28 Classificação da Banda Desenhada
Humorística – assenta numa sátira da vida real, cuja intenção é provocar o riso; Séria – cria heróis superdotados, envolvidos num mundo imaginário e maravilhoso, onde tudo é possível.

29 Estrutura Legenda – esta pode ou não aparecer dentro de um retângulo, fornecendo informações que contribuem para o desenrolar da história Balão – inserem as falas ou pensamentos das personagens, sendo a sua forma e o traço que assinalam o sentido da mensagem Vinheta – o quadradinho/retângulo, onde se encontram as personagens com um ou mais balões ou mesmo uma legenda

30 Estrutura Tira – uma ou várias vinhetas, dispostas horizontalmente
Prancha – conjunto da página, com várias vinhetas e tiras Cor – é muito importante na banda desenhada, uma vez que empresta maior vivacidade e dinamismo aos acontecimentos Planos – são relevantes, pois conferem maior ou menor importância a determinada personagem/ espaço/objeto


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