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imagens de Ciências da Vida

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Apresentação em tema: "imagens de Ciências da Vida"— Transcrição da apresentação:

1 imagens de Ciências da Vida
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX Sem querer violar os princípios básicos do que é uma dissertação de mestrado pretendemos que a linguagem utilizada se afastasse do hermetismo académico porque nos parece fazer sentido que num mestrado de Comunicação da Ciência fosse exercitada a tarefa de, sem fugir ao rigor de um estudo científico, sermos entendidos por um público não iniciado. O facto de eu ser professor de ciências do ensino secundário e pensar que no ensino secundário “ensinar ciências” é mais uma questão de comunicação do que de psicopedagogia trouxe-me a este mestrado de Comunicação da Ciência. A reaproximação ao mundo académico fi-la pela mão do Professor José Ribeiro que me seduziu por via das imagens da ciência. Assim começou a desenhar-se aquele que é o tema desta dissertação, que cruza o universo da produção da ciência e o mundo da educação. Estudar o papel das imagens nestas duas áreas foi o ponto de partida para esta dissertação. No processo de delimitação do campo de estudo escolhemos as revista científicas e os manuais escolares como objecto de análise, situamos a janela temporal nas últimas quatro décadas do século XX.Também limitamos a área científica em estudo às “ciências da vida”. mestrado em cultura e comunicação variante de comunicação da ciência faculdade de letras da universidade do porto

2 imagens As imagens e a sua dimensão simbólica importância pedagógica
de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX Os pontos de vista possíveis As imagens e a sua dimensão simbólica importância pedagógica De três pontos de vista possíveis, o da semiologia, que enfatiza o valor simbólico da imagem; o pedagógico, que avalia as imagens pela ajuda ou obstáculo que elas podem constituir na aquisição de conhecimentos; e a dimensão epistemológica, que se debruça sobre a relação entre os conceitos e a sua materialização nas imagens, foi a perspectiva epistemológica que seleccionamos para desenvolver este trabalho, sem que isso signifique o ignorar das outras dimensões.

3 imagens As imagens e o seu valor epistemológico de Ciências da Vida
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX O ponto de vista dominante As imagens e o seu valor epistemológico De três pontos de vista possíveis, o da semiologia, que enfatiza o valor simbólico da imagem; o pedagógico, que avalia as imagens pela ajuda ou obstáculo que elas podem constituir na aquisição de conhecimentos; e a dimensão epistemológica, que se debruça sobre a relação entre os conceitos e a sua materialização nas imagens, foi a perspectiva epistemológica que seleccionamos para desenvolver este trabalho, sem que isso signifique o ignorar das outras dimensões.

4 de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX As perguntas de partida Como se reflectem as mudanças ocorridas durante o período de estudo no universo das imagens? As perguntas de partida fundamentais para a investigação Estas questões desdobram-se noutras que colocamos relativamente ao que acontece nas revistas científicas, ao que acontece nos manuais escolares e como se relacionam estes dois meios. Como é que as imagens contribuíram para as mudanças que ocorreram neste período?

5 de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX Que tipos de imagens predominam nos manuais e nas revistas em cada década? Quais as funções dominantes desempenhadas pelas imagens nos manuais e nas revistas em cada década? Que concepções de ciência se escondem atrás das imagens contidas nestas publicações? As perguntas de partida fundamentais para a investigação Estas questões desdobram-se noutras que colocamos relativamente ao que acontece nas revistas científicas, ao que acontece nos manuais escolares e como se relacionam estes dois meios. Existe fluxo de imagens, das revistas científicas, para os manuais?

6 imagens 1- Introdução 2- Como vemos o que vemos
de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 1- Introdução 2- Como vemos o que vemos 3- As imagens no universo da comunicação 4- As imagens nas Ciências Naturais ao longo do tempo 5- As imagens no processo de construção do conhecimento científico 6- As imagens das Ciências da Vida nas revistas científicas 7- As imagens das Ciências da Vida em manuais escolares do ensino secundário 8- Conclusões

7 imagens 2- Como vemos o que vemos
de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 2- Como vemos o que vemos 2.1. A História do olhar 2.2. Inteligência visual 2.3. Imagens e palavras A evolução do conhecimento sobre a visão. O que sabemos hoje acerca de como o nosso cérebro trata informação visual. 3- As imagens no universo da comunicação As guerras das imagens 3.1. Informação visual 3.2. Pensamento visual Que lugar ocupam as imagens no universo da comunicação. Como pensamos e comunicamos com imagens. 4.1. Dos tempos da pré-ciência até à reprodução mecânica de imagens 4.2. Os gloriosos tempos da ilustração na Zoologia e Botânica 4.3. A era da fotografia 4.4. A era digital 4- As imagens nas Ciências Naturais ao longo do tempo Como vemos o que vemos (o hardware) A evolução do conhecimento sobre a visão. O que sabemos hoje acerca de como o nosso cérebro trata informação visual. A inteligência visual As diferenças culturais visão e emoção imagens e palavras (apenas uma breve referência) Abordagem cronológica sobre a produção e utilização da imagem nas Ciências Naturais.

8 imagens de Ciências da Vida
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 5- As imagens no processo de construção do conhecimento científico imagens que correspondem a registos de observações imagens de fenómenos que são captadas por instrumentos destinadas ao estudo analítico imagens que são produto de interpretações de observações efectuadas imagens que mostram a acção do investigador, a manipulação da Natureza para chegar ao conhecimento do seu funcionamento As imagens no processo de construção do conhecimento científico Como e para quê os cientistas usam as imagens. As imagens nos diferentes passos do método científico. É esta classificação das imagens científicas que optamos vai estar na base do trabalho empírico realizado. imagens que destacam características e organizam os dados de um modo sistemático. Desempenham uma função classificativa imagens que correspondem à conceptualização de modelos. Dão uma face visível a fenómenos ou realidades abstractos como por exemplo fenómenos quânticos, buracos negros ou a dinâmica interna do planeta

9 imagens de Ciências da Vida
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 6- As imagens das Ciências da Vida nas revistas científicas 6.1. Dez casos para dez pequenas reflexões 6.2. A publicidade 6.3. Constituição da base para o estudo quantitativo 6.4. O quadro de análise A função da imagem Tipos de imagem Técnicas das Ciências da Vida geradoras de dados visuais Autonomia das imagens relativamente ao contexto 6.5. Resultados da análise quantitativa 6.6. Síntese dos resultados As imagens das Ciências da Vida nas revistas científicas Apresenta-se o trabalho de constituição de uma base de dados de imagens para análise e o quadro de análise que foi aplicado. Seguem-se casos que foram objecto de uma análise mais detalhada e que por isso trouxeram informação importante para o estudo. Por fim são apresentados os resultados quantitativos resultantes da aplicação do quadro de análise e é feita uma síntese destes dados.

10 imagens de Ciências da Vida
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 6- As imagens das Ciências da Vida nas revistas científicas 6.3. Constituição da base para o estudo quantitativo Para realizar este estudo começámos por constituir uma base de dados com 354 imagens. A constituição desta amostra foi feita tendo em conta que o que se pretendia era uma amostragem razoavelmente representativa das imagens publicadas na Nature e na Science desde a década de sessenta até ao fim dos anos noventa (do século XX). Note-se que o universo da recolha não foi o das revistas no seu todo mas apenas as imagens que se relacionavam com os temas deste estudo, isto é, as ciências da vida.

11 imagens de Ciências da Vida
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 6- As imagens das Ciências da Vida nas revistas científicas 6.4. O quadro de análise A função da imagem Tipos de imagem Técnicas das Ciências da Vida geradoras de dados visuais Autonomia das imagens relativamente ao contexto Como é que os cientistas usam as imagens no trabalho conducente à publicação dos seus artigos? Que modificações ocorreram neste processo, dos anos sessenta até ao fim do século? Estas questões apontam para que a análise das imagens se centrasse na função que estas desempenham no processo de produção da ciência. Também se considerou importante referenciar o tipo de imagem, a técnica científica na base da sua criação, a área de estudo em causa e o grau de autonomia da imagem face ao contexto onde ela aparece.

12 imagens de Ciências da Vida
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 6- As imagens das Ciências da Vida nas revistas científicas 6.6. Síntese dos resultados Alguns exemplos: Os cientistas usam as imagens preferencialmente para partilhar as suas observações e mostrar os seus resultados experimentais. As funções expressivas da imagem têm ganho espaço mesmo nos artigos científicos mais “duros”. Na década de noventa nota-se uma tendência para usar as imagens não de forma isolada mas criando composições que expressam toda uma ideia tal como se constrói um parágrafo e até um texto completo. Em alguns artigos a maior parte do texto é o que aparece nas legendas das figuras.

13 imagens de Ciências da Vida
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 7- As imagens das Ciências da Vida em manuais escolares do ensino secundário 7.1. Dez casos para dez ideias 7.2. Resultados da análise 7.3. Síntese dos resultados Foram classificadas 578 imagens

14 imagens de Ciências da Vida
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 7- As imagens das Ciências da Vida em manuais escolares do ensino secundário 7.3. Síntese dos resultados Alguns exemplos: Passou-se de manuais muito frugais, de orçamentos muito reduzidos, com impressão de qualidade mínima, para outros, progressivamente maiores, baseados em super-produções e impressões luxuosas. As opções relativas às imagens nos manuais deixam paulatinamente de ser um trabalho dos autores, para passar a ser da responsabilidade dos designers. Nos manuais dominam desenhos e esquemas, enquanto nas revistas científicas a preponderância vai para as imagens fotográficas. Muitos dos desenhos que aparecem nos manuais resultam de “tradução” de imagens fotográficas.

15 imagens de Ciências da Vida 8- Conclusões
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 8- Conclusões 8.1. Mudanças epistemológicas – reflexos nas revistas 8.2. Mudanças epistemológicas – reflexos nos manuais escolares 8.3. Mudanças sócio-económicas e tecnológicas – reflexos nas imagens das revistas e manuais 8.4. Das revistas para os manuais 8.5. Considerações finais No decorrer das últimas quatro décadas do século XX aconteceram mudanças na estrutura do edifício de produção de ciência a nível global. Vulgarizaram-se técnicas e surgiram outras que se constroem em torno da obtenção de imagens. À medida que as tecnologias dos processos de impressão evoluíram, tornaram-se progressivamente mais económicos e de qualidade superior; com a introdução dos meios digitais esta tendência acentuou-se. Em Portugal, o sistema educativo começa a reformar- -se mesmo antes da grande rotura social de Alguns sinais destas mudanças foram assinalados neste estudo.

16 imagens de Ciências da Vida 8- Conclusões
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 8- Conclusões (reflexos nas revistas) As imagens passam a estar mais presentes exercendo uma função retórica. Nos processos de persuasão que os cientistas usam para se convencer mutuamente as imagens podem jogar um papel importante. As revistas aproximam-se, na forma, a publicações generalistas, quer pela presença da publicidade quer pela inclusão de secções, ou colunas regulares, da responsabilidade de não cientistas. Reforço das imagens classificadas como “ilustrações” que se compreende num discurso que tende a ser mais persuasivo. Reforço das imagens classificadas como “conceptualizações” o que indicia que os cientistas passam a “confiar” mais na linguagem visual para expor os seus modelos.

17 imagens de Ciências da Vida 8- Conclusões
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 8- Conclusões (reflexos nas revistas) As alterações epistemológicas que ocorreram tiveram reflexo notório na utilização das imagens. Já o inverso não é tão evidente. Não temos indícios claros que apontem mudanças de práticas induzidas pela utilização de determinadas imagens. Os investigadores tiveram de incorporar no seu método um outro passo de importância decisiva, o financiamento. A publicidade dos produtos da ciência e dirigida aos cientistas cresce neste ambiente favorável. A publicidade é um poderoso indutor da criação e utilização da imagem e, uma análise das revistas científicas, mesmo que superficial, mostra isto.

18 imagens de Ciências da Vida 8- Conclusões
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 8- Conclusões (reflexos nas revistas) Felice Frankel é fotógrafa de ciência e ocupa um cargo de research scientist na Escola de Ciências do MIT “Ser capa” da Science, da Nature, ou de outra revista conceituada, passou a ser ponto importante no currículo de cientistas e suas equipas

19 imagens de Ciências da Vida 8- Conclusões
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 8- Conclusões (reflexos nos manuais) O modelo tradicional do ensino das ciências está bem evidente nas imagens dos manuais dos anos sessenta. As imagens são simplificações necessárias para que o processo de transmissão seja reforçado. Raramente é explorada a dimensão expressiva das imagens. A partir dos anos setenta não é clara a ligação dos manuais a modelos específicos de ensino da ciência. Os efeitos das mudanças sócio-económicas sobrepõem-se às alterações de carácter pedagógico. Os manuais passam de contentores de dados a sedutores objectos de consumo.

20 imagens de Ciências da Vida 8- Conclusões
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 8- Conclusões (comparação entre as revistas e manuais) No caso das revistas, pensamos que o estudo permite afirmar que os factores de natureza epistemológica, são os mais determinantes, para a compreensão da evolução das imagens nestas publicações. Relativamente aos manuais, os factores sócio-económicos e tecnológicos são os mais importantes para explicar as mudanças ocorridas.

21 imagens de Ciências da Vida 8- Conclusões
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 8- Conclusões 8.5. Considerações finais Hoje a guerra das imagens não tem as proporções de outrora. Apesar de ser relativamente pacífica, a ideia de que as imagens devem desempenhar um papel importante, quer na produção de conheci-mento científico, quer na sua comunicação, con-tinuamos a encontrar iconófilos incondicionais, mas também outros que colocam reservas à sua utilização.

22 imagens de Ciências da Vida 8- Conclusões
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 8- Conclusões 8.5. Considerações finais Hoje já não bastam as competências matemáticas e linguísticas para fazer, aprender e consumir ciên-cia. Hoje fala-se em literacia e numeracia na ava-liação das competências linguísticas e matemáti-cas. Então, nesta linha, propomos que se introduza o termo imageacia para significar o conjunto de competências necessárias ao entendimento das imagens.

23 imagens de Ciências da Vida 8- Conclusões
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 8- Conclusões 8.5. Considerações finais A imageacia é assim uma componente fundamen-tal na formação de cidadãos, que se quer sejam capazes de participar nas decisões de uma socie-dade, em que a ciência e a tecnologia são determi-nantes.

24 imagens de Ciências da Vida 8- Conclusões
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 8- Conclusões 8.5. Considerações finais A máxima de que uma imagem vale mil palavras é um galanteio enganador. Não partilhamos a ideia de uma superioridade das imagens, apenas desejamos a paridade.

25 imagens de Ciências da Vida
em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português imagens Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX mestrado em cultura e comunicação variante de comunicação da ciência faculdade de letras da universidade do porto


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