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Fundamentos da Didáctica da Matemática
A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor APM 1988 Maria João Lagarto Nuno Longle 27 de Outubro de 2005 Fotografia Henrique Manuel Guimarães
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Experiência matemática
A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor «O presente texto deve ser entendido como um conjunto de propostas sobre as actividades de aprendizagem da Matemática.» De que modo se aprende Matemática? Experiência matemática
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Experiência matemática
Actividade humana uma ciência viva necessidade de resolver problemas curiosidade intelectual Herança cultural. Participação consciente e produtiva na sociedade. Experiência matemática Capacidade matemática Analisar situações Fazer conjecturas Provar ou rejeitar asserções Formular e resolver problemas Pensar matematicamente Comunicar matematicamente Gosto pela matemática Poder matemático
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Experiência matemática Natureza das actividades
A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Papel do professor Experiência matemática Dinâmica do trabalho Natureza das actividades
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Os alunos «começam a fazer matemática quando tentam responder»:
A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor «O factor que pode ser realmente decisivo na transformação positiva da matemática escolar não é a alteração dos conteúdos nem a introdução de novas tecnologias, mas sim a mudança profunda nos métodos de ensino, na natureza das actividades dos alunos» A resolução de problemas … deverá constituir o tipo privilegiado das actividades em Matemática. Os alunos «começam a fazer matemática quando tentam responder»: Será esta a única estratégia, ou a melhor? A estratégia que descobri pode aplicar-se a outros casos? De que modo posso alargar o enunciado e reformular o problema? O problema poder-se-ia enunciar de forma mais abstracta?
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Resolução de problemas
A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Resolução de problemas Discussão sobre estratégias Argumentação Tentativas de prova Crítica dos resultados Construção de conceitos Adopção de terminologia matemática
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Construção de modelos matemáticos
A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Projectos Construção de modelos matemáticos Actividades de exploração e de descoberta Formulação de conjecturas Argumentação Demonstração Para cada um de nós qual o lugar que cabe à resolução de exercícios na aula de matemática? O texto, tal como as Normas de 1989, parte da ideia que «saber matemática é fazer matemática»; além disso nas Normas a ideia central era os alunos adquirirem o «poder matemático». Nos Principles and Standards de 2000, a ideia de «poder matemático» desaparece e a ênfase passa a ser «que todos os alunos compreendam e sejam capazes de aplicar os seus conhecimentos matemáticos» (procedimentos, conceitos e processos). Até que ponto esta ideia não implica uma alteração na visão da resolução de problemas?
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