Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGuilherme Nuncio Alterado mais de 10 anos atrás
1
Chapter 13: Effective Learning and Teaching Inês Henriques 16664 LECN
2
Aprendizagem e Ensino Eficazes Princípios da Aprendizagem Princípios da Aprendizagem Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia
3
Princípios da Aprendizagem Princípios da Aprendizagem A aprendizagem não é necessariamente um resultado do ensino A aprendizagem não é necessariamente um resultado do ensino O que os estudantes aprendem é influenciado pelas suas ideias existentes O que os estudantes aprendem é influenciado pelas suas ideias existentes A progressão na aprendizagem é normalmente do concreto para o abstracto A progressão na aprendizagem é normalmente do concreto para o abstracto
4
Princípios da Aprendizagem Princípios da Aprendizagem As pessoas aprendem a fazer bem aquilo que praticam As pessoas aprendem a fazer bem aquilo que praticam A aprendizagem eficaz pelos estudantes requer feedback A aprendizagem eficaz pelos estudantes requer feedback As expectativas afectam a performance As expectativas afectam a performance
5
Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia O ensino deve ser consistente com a natureza da investigação científica O ensino deve ser consistente com a natureza da investigação científica – Começar com questões sobre a natureza – Aliciar os estudantes com actividades – Concentrar na recolha e no uso de provas – Facultar perspectivas históricas – Insistir na expressão clara – Usar o trabalho em equipa – Não separar o conhecimento da descoberta – Desencorajar a memorização do vocabulário técnico
6
Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia O ensino da ciência deve reflectir os valores científicos O ensino da ciência deve reflectir os valores científicos –Estimular a curiosidade –Recompensar a criatividade –Encorajar o espírito de questionar –Evitar Dogmatismos –Promover respostas estéticas
7
Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia O ensino da ciência deve apontar e neutralizar ansiedades de aprendizagem O ensino da ciência deve apontar e neutralizar ansiedades de aprendizagem –Encorajar o sucesso –Promover uma experiência abundante usando instrumentos de trabalho –Apoiar o papel das mulheres e minorias na ciência –Dar ênfase à aprendizagem em grupo
8
Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia O ensino de ciências deve estender-se para além da escola O ensino de ciências deve estender-se para além da escola Ensinar deve levar o seu tempo Ensinar deve levar o seu tempo
9
Bibliografia Science for All Americans – Chapter 13 http://www.project2061.org/publications/sfa a/online/Chap13.htm Science for All Americans – Chapter 13 http://www.project2061.org/publications/sfa a/online/Chap13.htm http://www.project2061.org/publications/sfa a/online/Chap13.htm http://www.project2061.org/publications/sfa a/online/Chap13.htm
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.