A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA"— Transcrição da apresentação:

1 ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO

2 DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO
“ A difícil arte de ensinar história, deve-se começar pela simplicidade, mas não a simplicidade que mutila a verdade, que denúncia o vácuo e que é um nome de empréstimo para a mediocridade, mas a simplicidade que é clareza, luz de inteligência, e que torna a verdade acessível ao pensamento” (Fernand Braudel ) DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO

3 METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS BÁSICOS PARA RI
Ensinar História de Forma Significativa torná-la atraente para os estudantes requer energia, amor, entusiasmo disposição para resistir às práticas monótonas e repetitivas acreditar que é possível levar a aprender com compromisso maior de ensinar e orientar para motivar o aluno é indispensável gostar de ensinar, independente da disciplina Articular a complexidade abstrata de ideias e sistemas teóricos ao fabuloso espetáculo da história, misturando o ontem e hoje e oferecendo as rupturas e permanências . Entender a realidade social do aluno, a partir da transformação de suas experiências vividas em experiências compreendidas, e assim estender essa compreensão ao campo específico da história. percepção de que o processo histórico não decorre APENAS da ação dos heróis DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO

4 DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO
que os alunos reconheçam a importância da participação política para o exercício da cidadania plena superar a transmissão mecânica de conhecimentos memorizados de modo acrítico avaliar criticamente os valores que desenham a sociedade evitar que as aulas de histórias se tornem espaços de exercícios dogmáticos de militância partidária ou de raciocínio limitado à oposição maniqueísta entre o bem e o mal. ter a postura de não julgar os acontecimentos , pois esses não produzem efeitos sobre o passado Prioridade no desenvolvimento de capacidades de leitura, reflexão e escrita Objetivo Central – partir das situações cotidianas, para avaliar as influências históricas (sociais e culturais) que condicionam formas convivência coletiva História – espelho do tempo – mostrando imagens que vão sendo desenhadas pela curiosidade de cada observador em busca do conhecimento DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO

5 SUBSÍDIOS PARA IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO
Caderno do professor caderno do aluno Livro didático livros paradidáticos recursos oferecidos pelas tecnologias de comunicação e informação Fonte bibliográfica: São Paulo. SEE/SP Currículo do Estado de São Paulo: CHT/ Secretaria da Educação; coordenação Geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli. – SEE, 2010. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO


Carregar ppt "ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google