A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio."— Transcrição da apresentação:

1 Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio Nóvoa. Lisboa: Dom Quixote e IIE.

2 Os investigadores começaram a analisar de modo mais abrangente os efeitos provocados pela escola, incluindo nos seus estudos as experiências dos indivíduos no contexto escolar.

3 A investigação sobre o ensino tem beneficiado de estudos qualitativos sobre escolas-modelo servindo populações diversificadas.

4 Goodlad (1984) O estudo incide sobre 38 escolas do ensino básico e secundário, servindo populações diversificadas em várias comunidades; Apesar das diferenças entre as escolas, constata que alguns aspectos do ensino não diferiam muito de contexto para contexto.

5 Os professores raramente prescindem das aulas expositivas, dos manuais escolares e dos exercícios escritos; Na maior parte das escolas, os prémios atribuídos aos alunos dizem respeito a desempenhos individuais; Afirma que a organização do ensino em disciplinas e a sua divisão em tempos lectivos encoraja uma visão segmentária (e não integrada) do saber.

6 Goodlad defende a importância de desenvolver as competências dos professores individualmente, de providenciar uma orientação pedagógica e de fomentar as expectativas positivas por parte da escola. Salienta a necessidade de alterar as formas de ensino (o ensino centrado no professor e a quase ausência de trabalho de grupo).

7 A sua preocupação reside na reorganização das escolas de grandes dimensões em unidades mais pequenas que possam dar respostas mais adequadas às necessidades de desenvolvimento dos alunos dos vários escalões etários.

8 Para ele, as escolas devem: Apresentar um nível mais elevado de saber académico Prestar mais atenção aos problemas e necessidades pessoais dos alunos.

9 Sizer (1984) Examina os professores, os alunos e os currículos em mais de 100 escolas; Defende que estes 3 factores devem ser encarados conjuntamente.

10 Salienta as semelhanças existentes entre as várias escolas; Argumenta que a estrutura de base (níveis, horários, calendários) é altamente uniforme, quer se trate de escolas urbanas, rurais ou suburbanas.

11 Considera que um dos problemas de base das escolas secundárias é a mediocridade, na medida em que os alunos não são encorajados a pensar por si próprios.

12 Colocam-se 5 imperativos para uma melhoria nas escolas: Dar oportunidade aos professores e aos alunos para trabalharem e aprenderem segundo modos próprios; Insistir no facto de que os alunos devem demonstrar que dominam os conteúdos e os métodos de trabalho; Fazer uso de incentivos adequados em relação aos alunos e aos professores; Dirigir o trabalho desenvolvido na escola para o uso efectivo das capacidades intelectuais dos alunos; Manter a estrutura das escolas simples e flexível.

13 Novas definições de ensino: Os mais recentes estudos e relatórios relativos ao ensino consideram que: Tanto os professores como as escolas são determinantes para o sucesso escolar dos alunos (avaliado segundo metas convencionais); Nota-se uma insistência cada vez maior na ideia de que as escolas podem e devem fazer mais.

14 Novas perspectivas para a investigação sobre a eficácia escolar: A investigação deve alargar o seu campo de observação, de modo a incluir resultados de aprendizagem dos alunos que não tenham apenas a ver com o seu desempenho em testes estandartizados; Deve preocupar-se em saber para quem (e para quantos) é que as escolas são eficazes; Os estudos devem abordar a variedade e a coordenação das práticas no seio das escolas, identificando o modo como os processos nas salas de aula e nas escolas se combinam para criar um clima efectivo de aprendizagem.

15

16

17


Carregar ppt "Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google