A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA"— Transcrição da apresentação:

1 DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA
Escola E.B.1 Nº6 de Olhão Professora Isaura Almeida

2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA O que poderá estar na origem das dificuldades sentidas por alguns alunos? Menor capacidade intelectual Distúrbios de atenção Influência do Contexto Familiar? De que modo poderá o contexto familiar contribuir para os desníveis de aprendizagem verificados nos alunos?

3 DEFINIÇÃO DE OBJECTIVOS
Conhecer o envolvimento da família no processo educativo, em casa apoio na realização dos trabalhos de casa estímulo acompanhamento no processo de aprendizagem Constatar se o envolvimento da família é determinante no aproveitamento escolar da criança

4 Questionário Aos Pais - Encarregados De Educação
– Quais as suas habilitações literárias? – Tem por hábito ler livros ao seu educando? – Tem por hábito contar histórias ao seu educando – Costuma perguntar ao seu educando o que faz na escola? – Ajuda o seu educando na realização dos trabalhos de casa? – Na relação escola / família, o que é para si mais importante? – Com que frequência costuma dirigir-se à escola?

5 ENQUADRAMENTO TEÓRICO
A Escola e a Família: relação de complementaridade “A colaboração «escola-família» inclui as noções de parceria de responsabilidades e de participação, assentes na ideia de que o sucesso educativo de todos só é possível com a colaboração de todos.” (Marques, 1999, p,42). O Trabalho de Casa: Que efeitos? “Os pais que são encorajados e treinados podem, também, proporcionar aos seus filhos experiências de aprendizagem eficazes.” (Villas-Boas, 2000, p,8 cita Sartin, 1981) . Sucesso Escolar “Quando as famílias participam na vida das escolas, quando os pais acompanham e ajudam o trabalho dos filhos, estes têm melhores resultados do que colegas com idêntico background, mas cujos pais se mantêm afastados da escola.” (Davies 1988 cit. por Marques, 1999 )

6 Os Agregados Familiares

7 Os Agregados Familiares

8 T.P.C.

9 Enc. Educ. \ Escola

10 Análise De Dados

11 Análise De Dados

12 Relação Escola-família

13 CONCLUSÃO Pelo estudo apresentado, poder-se-á concluir que a maioria dos alunos que mais progrediram nas suas aprendizagens são aqueles que mais beneficiaram do envolvimento parental e que a maioria dos alunos que obtiveram aproveitamento mais fraco pertencem a famílias cujo envolvimento na vida escolar é menor. Poderá isto significar que para haver uma educação de sucesso esta deverá estar apoiada na relação Escola-Família. Conclui-se também que dificilmente a Escola poderá substituir-se ao que a família não dá.

14 CONCLUSÃO É preciso facilitar e encorajar a colaboração
Cabe à escola, tomar a iniciativa da aproximação à família, sendo neste processo determinante a actuação de cada professor. É fundamental dar a conhecer aos pais: - Os seus direitos - As suas responsabilidades É preciso facilitar e encorajar a colaboração


Carregar ppt "DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google