A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Porque ensinar Ciências na Escola?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Porque ensinar Ciências na Escola?"— Transcrição da apresentação:

1 Porque ensinar Ciências na Escola?
Segundo Jack Hassard, professor da Universidade Estadual da Geórgia (EUA), existem inúmeros motivos que reforçam a idéia de que o ensino de ciências na escola é importante e necessário. Hassard classifica esses motivos em 04 argumentos: Econômico, Democrático, Habilidades e Cultural

2 Argumento Econômico Ajudar a nação a produzir cientistas que irão gerar idéias, inovações, produções, trazendo riqueza para o País O argumento econômico indica a conexão entre tecnologia e criação de riqueza industrial,e a necessidade de um contínuo fornecimento de especialistas em ciências para manter e desenvolver a infra estrutura tecnológica (Millar, 2003).

3 Argumento Democrático Direito à informação e formação “científica”
Para muitas crianças a escola será o único lugar em que terá esse conhecimento Melhorar a qualidade de vida individual e coletiva

4 Argumento das Habilidades Desenvolvimento de habilidades e competências (aprender a pesquisar, questionar, investigar,etc) Desenvolver pensamento lógico Resolver problemas práticos Aprender a pesquisar Observar e relacionar fatos e fenômenos Investigar e testar hipóteses, questionar Despertar a curiosidade

5 Argumento Cultural ( e social) Ciência como um artefato cultural, construída ao longo dos anos pelo homem (visão mais humanista) Preparar os alunos para serem cidadãos atuantes Reconhecerem a que o trabalho científico é um produto sustentado socialmente. Que é desenvolvido por meio de um esforço para compreender, dar sentido e comunicar idéias compartilhadas. Idéias emergem da ação sobre o mundo, não apenas de falar sobre ele (Millar, 2003). Retirado de

6 PERSPECTIVAS PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR

7 CONHECER ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
CONHECER MELHOR O ASSUNTO A SER DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA CONHECER AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS VISITAR MUSEUS E EXPOSIÇÕES BUSCAR FORMAÇÃO PERMANENTE

8 NÃO SER UMA FONTE INESGOTÁVEL DE CONHECIMENTO
POSTURA HONESTA RECONHECER LIMITAÇÕES RESPOSTAS ESTIMULANTES POSSIBILITAM O ALUNO A REFLETIR COM OS COLEGAS, COM A FAMÍLIA, A PROCURAR EM LIVROS E INTERNET, A FORMULAR NOVAS HIPÓTESES

9 POSSIBILITAR A TROCA DE IDÉIAS DURANTE AS AULAS
-TRABALHOS EM GRUPO, EXPOSIÇÕES, DEBATES PROCURAR EXPLICAÇÕES E SUA COMPROVAÇÃO GOTAS NO COPO DE ÁGUA GELADA

10 PROCURAR PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM DIFERENTES CONTEXTOS (EX: ALAVANCA E GANGORRA )
USAR A TERMINOLOGIA CIENTÍFICA DE FORMA ADEQUADA É NECESSÁRIO SABER ALGUNS NOMES, ALGUMAS CLASSIFICAÇÕES DETER A ESTRUTURA E A LÓGICA DE CERTOS CONHECIMENTOS -DENTRO DE UM CONTEXTO -DE FORMA SIMPLIFICADA – NUNCA DISTORCIDA – RESPEITANDO IDADE DOS ALUNOS -UTILIZAÇÃO PROGRESSIVA

11 PESQUISAR E IMPLEMENTAR FORMAS INOVADORAS DE AVALIAÇÃO
Coerência entre Avaliação/Objetivos/atividades desenvolvidas Atividades diferentes induzem alunos a desenvolver capacidades diferentes (Ciências :fácil ou difícil. Nélio Bizzo)

12 Atividade Escrever sobre uma aula de Ciências que você se recorda e que de alguma forma constitui-se em aprendizagem significativa (INDIVIDUAL)

13 PARADIGMA Paradigma engloba determinados parâmetros (comparações), diretrizes (orientações) e teorias (explicações), mediante os quais um grupo de pessoas interpreta a realidade e as leva a determinadas condutas e ações. (Picarelli.I.)


Carregar ppt "Porque ensinar Ciências na Escola?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google