A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios"— Transcrição da apresentação:

1 PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios

2 Revisão morfológica – pág. 23
Apostila 1 Classificar uma palavra não é fácil, mas atualmente todas as palavras da língua portuguesa estão incluídas dentro de uma das dez classes gramaticais dependendo das suas características. A parte da gramática que estuda as classes de palavras é a MORFOLOGIA.

3 QUAIS SÃOS AS CLASSES DE PALAVRAS ou CLASSE GRAMATICAIS DE QUE VOCÊS SE LEMBRAM? 1. Substantivo 2. Verbo 3. Artigo 4. Adjetivo 5. Numeral 6. Pronome 7. Preposição 8. Conjunção 9. Interjeição 10. Advérbio

4 Leias as frases a seguir e veja o que você se lembra das classes gramaticais.
As crianças estão bem falantes. Oba, hoje eu tirei excelentes notas. Tenho dois cachorros especiais. Os dias passam rapidamente. Eu não fiz as minhas lições.

5 SUBSTANTIVO é ... É dita a classe que dá nome aos seres, mas não nomeia somente seres, como também sentimentos, estados de espírito, sensações, conceitos filosóficos ou políticos, etc.

6 Indefinidos: um, uma, uns, umas
ARTIGO é ... Artigos são palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os. Definidos: o, a, os, as Indefinidos: um, uma, uns, umas

7 NUMERAL é ... Como o nome diz, os numerais expressam quantidades, frações, múltiplos, ordem. Classificam-se: * cardinais: quantidade * ordinais: ordem, posição * fracionários: parte * multiplicativos: multiplicação

8 PRONOME é ... Palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso. Pode ser: * pessoal (de tratamento) * possessivo * indefinido * demonstrativo * interrogativo * relativo

9 b- “Venha e traga contigo todo o material que estiver aí!”
CLASSIFIQUE OS PRONOMES DESTACADOS A SEGUIR: a- “Jamais farei isto com você. b- “Venha e traga contigo todo o material que estiver aí!” c- “Sua Majestade sois generosa e boa para com o vosso povo.” d- Alguém fez isso? e- Que dia é hoje? f- Estes alunos fizeram o trabalho. g- Fez tudo para eu viajar. h- Hoje Maria irá sem mim. i- Meus conselhos fizeram-no refletir. j- Nada existe entre nós.

10 isto = demonstrativo você = de tratamento
CLASSIFIQUE OS PRONOMES DESTACADOS A SEGUIR: a- “Jamais farei isto com você. isto = demonstrativo você = de tratamento b- “Venha e traga contigo todo o material que estiver aí!” contigo = pessoal (caso oblíquo) c- “Sua Majestade sois generosa e boa para com o vosso povo.” Sua majestade = de tratamento vosso= possessivo

11 que = pronome interrogativo f- Estes alunos fizeram o trabalho.
d- Alguém fez isso? alguém = indefinido e- Que dia é hoje? que = pronome interrogativo f- Estes alunos fizeram o trabalho. estes = demonstrativo g- Fez tudo para eu viajar. tudo = indefinido eu = pessoal (caso reto)

12 h- Hoje Maria irá sem mim
h- Hoje Maria irá sem mim. mim: pronome pessoal (caso oblíquo) i- Meus conselhos fizeram-no refletir. meus: pronome possessivo j- Nada existe entre nós. nada: pronome indefinido nós: pronome pessoal (caso reto)

13 ADJETIVO é. A classe das características, qualidades
ADJETIVO é ... A classe das características, qualidades. Os adjetivos servem para dar características aos substantivos. Existem também as locuções adjetivas.

14 VERBO é ... Verbos são palavras que expressam ações, estados ou fenômenos naturais. São três conjugações: * 1ª = ar (cantar) * 2ª = er (vender) * 3ª = ir (partir)

15 PREPOSIÇÃO é... Preposição é a palavra que liga palavras (de, em, para, com...). ADVÉRBIO é... Advérbio é a palavra que indica uma circunstância (de tempo, de modo, de afirmação, de negação...)

16 INTERJEIÇÃO é... Interjeição é a palavra que expressa emoção, surpresa, sensações (ai, nossa, credo, ui, oi, olá...). CONJUNÇÃO é... Conjunção é a palavra que liga orações, estabelecendo entre elas relações (mas, porém, quando, e, porque...)

17 As crianças estão bem falantes. Oba, hoje eu tirei excelentes notas.
Leias as frases a seguir e veja o que você se lembra das classes gramaticais. As crianças estão bem falantes. Oba, hoje eu tirei excelentes notas. Tenho dois cachorros especiais. Os dias passam rapidamente. Eu não fiz as minhas lições.

18 Atividade 5 – Revisão morfológica Pág. 34 a 36 1 – “Ah
Atividade 5 – Revisão morfológica Pág. 34 a 36 1 – “Ah! Mas esse Scrooge...” Ah, essa interjeição pode ser de espanto, de surpresa, de reprovação, etc. 2 – “Um velho avarento, mesquinho, sovina, somítico, unha de fome, pão-duro.” 3 – A conjunção “e”, pois o autor enumera as características do personagem. ...

19 4 – ( 8 ) Determina ou indetermina o substantivo
4 – ( 8 ) Determina ou indetermina o substantivo. ( 5 ) Indica quantidade. ( 2 ) Qualifica o substantivo. ( 6 ) Substitui ou acompanha o substantivo. ( 1 ) Dá nome aos seres em geral ... ( 7 ) Liga as palavras. ( 3 ) Expressa ação, estado ou fenômeno da natureza. ( 4 ) Indica uma circunstância do verbo – Alternativa B (“Belos” é adjetivo porque caracteriza o substantivo “olhos”). ...

20 6 – a) em: P do: P b) de: P mas: C c) com: P d) na: P pois: C

21 MORFOSSINTAXE – pág.25 Nas orações, as classes gramaticais desempenham determinadas funções sintáticas de acordo com as relações existentes entre si. Algumas funções sintáticas: Sujeito Objeto direto Objeto indireto Adjunto adnominal Adjunto adverbial Complemento nominal ...

22 VEJAMOS... O substantivo “mãe” exerce quais funções sintáticas nas frases a seguir? ► A minha mãe às vezes implica muito. ► Eu encontrei a minha mãe no aeroporto. ► Mãe, ainda não terminei o serviço.

23 Atividade 6 – págs. 36 a 39 1 – O humor decorre do fato de Hagar ser intransigente, achar que é o único certo e bom e não respeitar as crenças e opiniões das pessoas justamente quando seu amigo está falando sobre isso. 2 – Não (Perceba que na 1ª oração vem no início antes do verbo e é o sujeito; na 2ª vem após o verbo e completa a ideia do nome bom). ...

24 Atividade 6 – págs. 36 a 39 3 – a) países: substantivo.
b) diferentes: adjetivo. c) pessoas: substantivo. 4 – “Pessoas” é o sujeito da oração. Veja: Por que as pessoas em diferentes países com diferentes crenças não podem todas viverem em paz? De quem estamos declarando algo? Das pessoas, por isso é o sujeito da oração. 5 – a) Substantivo. b) Objeto indireto.

25 Atividade 6 – págs. 36 a 39 6 – a) Diferentes é adjetivo / crenças é substantivo. b) Não. Veja a seguir: Diferenças crenças são motivos para discussão. Aqui desempenha a função de sujeito porque é a declaração dada pelo verbo. Ele acredita em diferentes crenças. Aqui tem a função de objeto indireto.

26 7 – Em a, o substantivo “paz” acompanhado da preposição “em” indica o modo como as pessoas devem viver, sendo então um advérbio e todo advérbio exerce a função sintática de adjunto adverbial. Em b, “a paz” é o sujeito, o termo sobre o qual se faz um declaração. 8 – Alternativa D.


Carregar ppt "PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google