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Atitude, Educação e Evolução

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Apresentação em tema: "Atitude, Educação e Evolução"— Transcrição da apresentação:

1 Atitude, Educação e Evolução

2 Evoluir, no sentido espiritual, dentro do lema espírita “
Evoluir, no sentido espiritual, dentro do lema espírita “...evoluir sempre...”, significa que o indivíduo deve constantemente melhorar seus sentimentos, melhorar seu padrão vibratório, melhorar seus conhecimentos, melhorar atitudes e comportamentos, enfim, se tornar cada vez mais consciente e participativo da Lei Natural; Deus nos criou para aprendermos a alcançar o “estado de felicidade”, o que só é possível com o aprendizado, com a aquisição dos valores espirituais do amor verdadeiro, com a internalização das Leis Morais. Isso só pode ser obtido com a experiência, com a vivência, com a aplicação prática, sendo esta a razão primordial da reencarnação e da existência;

3 EVOLUÇÃO Representação Esquemática do Processo Evolutivo
Matérias Primas do Processo Evolutivo EVOLUÇÃO VIVÊNCIAS EXPERIÊNCIAS “Manufatura” da Etapa Evolutiva (evolução efetiva) APRENDIZADO PRÁTICA

4 Existe um lindo axioma espírita, que nos foi deixado por Allan Kardec, que nos diz: “... Espíritas, amai-vos e instruí-vos ...”; O Codificador da doutrina, sob a orientação dos Espíritos de Luz, sempre insistiu nesse ponto, e se analisarmos com profundidade, veremos que toda a Doutrina Espírita e sua aplicação pode ser resumida nessa curta frase; O Cristo já havia resumido a Lei Divina em “... Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo ...”, e se analisarmos a frase de Kardec concomitantemente com o ensino do Cristo, veremos sua profundidade e aplicabilidade prática;

5 De fato, a Lei Maior é contida em “. amai-vos
De fato, a Lei Maior é contida em “... amai-vos...”, pois para amar ao seu semelhante, verdadeira e irrestritamente, o indivíduo necessita, peremptóriamente, amar a Deus Criador e também a sua Criação (quem não ama a Criação não consegue amar o Criador e vice-versa); Quanto ao “... instruí-vos...”, Kardec discerniu com rara felicidade, o único instrumento capaz de habilitar o indivíduo para a construção de sua evolução e de sua felicidade, ou seja, o conhecimento, que municia o intelecto, a inteligência e a educação, que disciplina a razão e a lógica, que propicia o entendimento da Lei Natural;

6 Sem sombra de dúvidas, com o “. instruí-vos
Sem sombra de dúvidas, com o “...instruí-vos...”, Kardec, como grande educador e pedagogo que foi, o que é comprovado analisando-se o conjunto de sua obra, quis resumir a necessidade absoluta do espírito que quer evoluir, obter conhecimento intelectual casado com a educação, colocada aqui no sentido de “ser educado”, ou seja, estabelecer mais correta disciplina, lógica e ética de comportamento para si mesmo; apenas o conhecimento intelectual não basta para o crescimento espiritual do indivíduo, pois conhecimento desprovido da disciplina, lógica e ética, torna-se apenas presunção, motivo de arrogância, o que os avanços científicos da humanidade já demonstraram sobejamente;

7 EVOLUÇÃO A Ç Ã O EGOÍSMO APRENDIZADO E EVOLUÇÃO
COM EDUCAÇÃO EXPERIÊNCIAS VIVÊNCIAS CONHECIMENTOS INTELECTUALIZAÇÃO A Ç Ã O EVOLUÇÃO SEM EDUCAÇÃO EGOÍSMO Não seria esse o grande problema da sociedade hoje ???

8 Para evoluir espiritualmente, o indivíduo deve buscar o conhecimento da “verdade”, ou seja, da compreensão do funcionamento das Leis Naturais que regem o Universo, incluso aí a Lei do Amor. “... conheceis a verdade e ela vos libertará... ; Para tal, é importante que se desenvolva intelectualmente, é claro, pois o conhecimento intelectual embasa melhor o uso da lógica e do discernimento, permite o melhor entendimento dos fatos da vida, da natureza e da relação dos seres; No entanto, se o indivíduo usa o seu conhecimento e a sua lógica sem um sólido critério ético e moral, não evolui, pois torna-se egoísta e comodista;

9 Assim sendo, o processo evolutivo não pode prescindir da “educação”, ou seja, do uso da razão dentro de critérios éticos e morais sólidos e definidos, o que pode ser resumido em “... amar e respeitar o semelhante e a natureza...”; Na questão da educação, temos duas grandes etapas que precisam ser trabalhadas: A primeira é a da educação ministrada pela família e pela sociedade (escola, educação formal), que deve ser toda voltada a formação do indivíduo holístico, honesto, ético, solidário; a segunda é a da “auto-educação” do indivíduo, que necessita estar atento ao que está “errado” dentro de si mesmo, extirpando isso e construindo pensamentos, atitudes e ações mais adequadas a Lei de Amor;

10 Na etapa primeira, a educação pela família é fundamental, pois o indivíduo necessita que se lhe mostrem os limites, para que possa respeitar os direitos do próximo, bem como lhe exemplifiquem a questão ética, os fatores morais, a solidariedade, a generosidade, a caridade, a tolerância, o perdão, o amor verdadeiro; A educação formal deve abandonar o ultrapassado e fracassado paradigma atual, baseado no “processo de ensino”, onde o professor é o “agente da transmissão do conhecimento” e o aluno é o “receptor passivo das verdades do mestre”, evoluindo para o “processo de aprendizagem”, onde o professor é o facilitador do desenvolvimento das habilidades e aptidões que o indivíduo necessita para a vida;

11 No processo de aprendizagem, deve a escola, dentro do novo paradigma educacional, em todos os seus níveis, privilegiar a formação do ser integral, ético e solidário; Isso exigirá da sociedade uma cobrança forte e efetiva dos Governantes, para que façam cumprir o papel do Estado de fornecer os meios e recursos para a Educação Formal; Devemos nos lembrar que a sociedade como um todo também é responsável pela evolução como um todo, pois tem a capacidade e o dever de promover mudanças;

12 Na auto-educação, o indivíduo necessita “abrir seus olhos espirituais” para perceber quais são seus defeitos e imperfeições, e ter força de vontade para extirpá-los de dentro de si mesmo; com respeito a isso, novamente Kardec coloca com precisão: “... vigiai e orai ...”; “...vigiar....” significa estar atento para perceber quando não somos “educados”, ou seja, quando usamos nosso livre-arbítrio de maneira egoísta e comodista e evitarmos as atitudes e ações errôneas decorrentes dessa “falta de educação”;

13 “...orar...” significa estar aurindo forças da espiritualidade superior, de Deus e do Mestre Jesus, pela sintonia com o bem e com o amor, de modo a nos fortalecermos no caminho correto, para melhorarmos nossa “educação”, nosso amor ao próximo, de modo a garantir nossa evolução contínua e aceleramos o alcance do estado de felicidade; na “auto-educação” o indivíduo necessita estar constantemente percebendo quais são suas fraquezas e imperfeições, e travar uma luta constante, minuto a minuto contra essas tendências, buscando a sua erradicação. Temos que nos lembrar que o sofrimento e a dor que experimentamos tem por causa(s) as imperfeições que permitimos dirijam nossas atitudes e ações;

14 AUTO EDUCAÇÃO E EVOLUÇÃO Egoísmo Comodismo Orgulho
SEM VIGILÂNCIA E ORAÇÃO Egoísmo EXPERIÊNCIAS VIVÊNCIAS CONHECIMENTOS INTELECTUALIZAÇÃO Comodismo Orgulho EVOLUÇÃO ESTACIONADA A M O R SOLEDARIEDADE EVOLUÇÃO ACELERADA TOLERÂNCIA COM VIGILÂNCIA E ORAÇÃO

15 Na auto-educação, base indispensável para a evolução e para o alcance do estado de felicidade, os maiores “inimigos” a serem combatidos são: o egoísmo a vaidade o orgulho o comodismo a falta de fé a superstição o preconceito;

16 Em contrapartida, para nos auto-educarmos e andarmos na senda evolutiva com passos firmes e seguros, devemos buscar as seguintes características e atitudes: o perdão a tolerância a solidariedade a honestidade a ética a esperança a caridade a fé;

17 “Quem não se educa para o bem e para a verdade e não contribui para que seu semelhante tenha condições de se educar, inclusive pelo seu exemplo pessoal, ainda não entendeu sua missão aqui na terra”. Roteiro e texto de Carlos Augusto Parchen Fevereiro de 2002


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