Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 5
Diferentes categorias de mundos habitados Tomo: Módulo:VII Roteiro: 5
2
Não se turbe o vosso coração. – Credes em Deus, crede também em mim.
Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. – Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. (S. JOÃO, 14:1 a 3.)
3
Seria esta uma crença só da Doutrina Espírita?
Camille Flammarion na obra: A Pluralidade dos Mundos Habitados,faz um interessante e profundo estudo a respeito. Mostrando que a teoria tem sua origem na antiguidade: Os árias. Os cento e oitenta e três mundos de Pétron de Hímera. Os celto-gauleses e os druidas. Opiniões da antiguidade histórica: Os platônicos. egípcios A escola de Epicuro; Lucrécio. Seitas gregas. - A Lua, segundo Orfeu. Primeiros séculos do cristianismo. Escola jônica; Anaxágoras. Os pitagóricos; harmonia do mundo. Xenófanes e os eleatas.
4
Seria está uma crença só da Doutrina Espírita? (continuação)
Todos os povos, em particular os hindus, os chineses e os árabes, conservaram até nossos dias tradições teogônicas onde se reconhece, entre os dogmas antigos, o da pluralidade das habitações humanas nos mundos que rebrilham acima de nossas cabeças; e, remontando às primeiras páginas dos anais históricos da humanidade, encontramos essa mesma idéia, seja religiosa, pela transmigração das almas e seu estado futuro, seja astronômica, simplesmente pela habitabilidade dos astros.
5
O que nos fala a Doutrina Espírita?
O Evangelho Segundo o Espiritismo - Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai - cap. III., trata com detalhes este assunto, mostrando a lógica de tal fato. Pois, o Pai não criaria nada de inútil.
6
Classificação dos Mundos (forma simplificada)
Primitivos Prevalece o instinto e a lei do mais forte. Expiações e Provas O mal predomina sobre o Bem. Regeneradores O Bem já prevalece sobre o mal. Ditosos ou Felizes O mal não existe. Celestes ou Divinos O Bem reina soberano.
7
Características dos Mundos:
Mundos Primitivos: a primeira fase dos planetas habitados. Servem de morada para as primeiras encarnações do espírito. Podemos comparar estes planetas a Terra na pré-história até o começo da civilização humana como conhecemos. Neste tipo de mundo não existe nenhuma vida moral, vivendo aí o homem como vivem os animais, só preocupado com a satisfação das suas necessidades materiais. A ignorância domina totalmente sobre o conhecimento e a moral. Allan Kardec: ESE. Cap. 3.
8
Características dos Mundos:
Mundos de Expiações e Provas: É a situação atual do nosso planeta, que nos oferece o exemplo de um dos tipos de mundos expiatórios. Os espíritos têm que lutar ao mesmo tempo contra a perversidade dos homens e a inclemência da natureza. O mal predomina sobre o bem, e conseqüentemente o sofrimento predomina sobre a felicidade. Os espíritos aí encarnados têm que expiar, ou seja, consertar erros do passado, de outras encarnações, e ao mesmo tempo passar por provações, cujo objetivo é fazer evoluir as qualidades do coração e da inteligência. Allan Kardec: ESE. Cap. 3.
9
Características dos Mundos:
Mundos Regeneradores: Serve de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A alma penitente encontra neles a calma e o repouso e acaba por depurar-se.É o próximo passo evolutivo em que a Terra passará e esta transição parece que está próxima. É a reconstrução da sociedade sobre novos valores morais. O bem predomina sobre o mal, e os espíritos do nosso planeta que não estiverem prontos para esta transição serão conduzidos para outros planetas, que estiverem na mesma fase atual da Terra, onde continuarão a sua evolução. Ainda tem de suportar provas, porém, sem as pungentes angústias da expiação. Allan Kardec: ESE. Cap. 3.
10
Características dos Mundos:
Mundos Felizes: Onde o bem supera muito a ignorância. Nestes mundos, a felicidade dos espíritos encarnados supera em tudo o que compreendemos dela no nosso planeta. A ciência e a tecnologia atingem patamares inimagináveis. Não existirá mais doenças, mortes prematuras, guerras, pestes, fome e tudo o que seja fruto do egoísmo e do orgulho. Allan Kardec: ESE. Cap. 3.
11
Características dos Mundos:
Mundo Divino: Morada dos espíritos purificados, onde o bem reina e a ignorância não existe. São as últimas etapas reencarnatórias dos espíritos. Allan Kardec: ESE. Cap. 3.
12
Conclusão: A Pluralidade dos Mundos Habitados tem sua origem na antiguidade, ou seja, diversos povos e culturas diferentes já falavam deste assunto. Os Espíritos vivem diversas encarnações num mesmo mundo, até que possam galgar um mundo superior. O que classifica um mundo e a evolução moral e intelectual de seus habitantes, principalmente a evolução moral. Podem, porém, encarnar num mundo que lhe é inferior como missão. Os seres que habitam os diferentes mundos, têm corpos. Esse corpo será constituído pela matéria que compõe o mundo: mundos mais primitivos os corpos serão mais grosseiros e nos mais evoluídos os corpos serão mais sutis.
13
Vade Mecum on line: http://www.vademecumespirita.com.br Bibliografia :
1. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro.124. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 3, item 1, p. 71. 2. ______. Item 2, p. 71. 3. ______. Item 3, p. 72. 4. ______. Item 4, p 5. ______. Item 8, p 6. ______. Item 9, p 7. ______. Item 10, p. 76. 8. ______. Item 15, p 9. ______. (Santo Agostinho), Item 17, p 10. ______. (Santo Agostinho), Item 19, p. 81. 11. ______. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, Questão 55, p. 69. 12. ______. Questão 188, p Vade Mecum on line:
14
Sociedade Beneficente Espírita
para contado: Curtam nossa página no Facebook: Home Page:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.