A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso."— Transcrição da apresentação:

1 Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso

2 Neste trabalho vamos falar sobre o Desporto na 1ª República Portuguesa, explorando desportos como: Futebol; Vela e Regatas; Esgrima; Ténis; Cricket; Tiro; Jogos Olímpicos Nacionais Atletismo.

3 Na 1ª República, Portugal fica fascinado com novos desportos vindos de outros países, criando também as Olimpíadas Nacionais.

4 O futebol chega a Portugal nas últimas décadas do séc. XIX, vindo de Inglaterra. Portugal ganha um fascínio enorme por este novo jogo e decide criar vários campeonatos nacionais como é o caso do: Campeonato de Lisboa de Futebol em 1906. Naquela altura havia a Liga do Norte e a Liga do Sul em que, os campeões destas duas ligas disputariam um jogo final no Campeonato de Lisboa de Futebol.

5 Na época de 1909/1910 do Campeonato de Lisboa, começaram por participar 10 clubes: o tricampeão Carcavelos Club, o Sporting Clube de Portugal,, o Sport Lisboa e Benfica e o Clube Internacional de Foot-ball (CIF). Mas viveram-se tempos agitados na Liga o que deu origem a um conflito que levou ao CIF, o Sporting e o Carcavelos Club desistirem da competição e outros dois – Sport União de Belenenses e Gilman Club – deixarem de comparecer ao jogos. O Benfica ganhou a competição daquele ano.

6 Dos três maiores clubes de futebol que se mantiveram até aos nossos dias o F. C. Porto é o mais antigo. Na década de 1910, o F. C. Porto estava ocupado a conquistar, ano após ano, a Liga do Norte e depois o Campeonato do Porto.

7 Atletismo 1910 Corta-mato Provas de corrida Salto à vara Lançamento do peso Salto em comprimento

8 É em Palhavã que, em 1910, a Sociedade Portuguesa de Educação Física Nacional, em conjunto com a Liga Sportiva de Trabalhos Atléticos criam o primeiro Torneio de Sports Atléticos. Este evento mais tarde passaria a ser conhecido como os Jogos Olímpicos Nacionais e contava com os variadíssimos modalidades de atletismo, como também o futebol. Este acontecimento decorre nos três anos seguintes sendo disputados pelos atletas do Sporting e do CIF.

9 Este desporto proveniente do tempo da monarquia era uma das principais modalidades daquela época (1910). Esta modalidade era bem organizada, e havia várias taças como a Taça de Esgrima. Organizavam frequentemente torneios no Salão Nobre do Teatro de S. Carlos, entre os mestres esgrimistas portugueses e estrangeiros

10 Esta modalidade era muito apreciada pelas pessoas da alta sociedade portuguesa. Este desporto era dirigido pelo Sporting Club de Cascais que realizava torneios anuais entre vários clubes. O ténis era um desporto da sociedade de elite que tinha uma vertente social e não de competição. Mas com a implantação da república este desporto sofreu um duro golpe por causa da instabilidade politica. O Campeonato Inter-Clubes foi realizado em Madrid.

11 Sendo Lisboa uma cidade ribeirinha, prevaleciam as modalidades aquáticas. Por isso em 1910 as provas de regata e vela começam a existir com alguma regularidade. Estas duas práticas eram asseguradas pela Real Associação Naval e o Real Clube de Naval de Lisboa. São várias as taças e regatas, para comemorar datas específicas. A cada dois anos a Taça de Lisboa sai ao Tejo, onde se disputam várias modalidades sendo o remo a mais bem sucedida.

12 No inicio da 1ªRepública viviam-se tempos controversos. A prática de tiro era vista como uma forma de preparação complementar dos cidadãos para a defesa do país. Em 1910 já havia torneios organizados, cuja realização destes era assegurada pela União dos Atiradores Civis. Mas muitas outras pessoas foram praticando esta modalidade o que levou à criação em 1916 da Federação do Tiro Nacional Português.

13 Apesar desta modalidade não ter sido implantada a fundo, não era raro assistir-se a torneios de cricket em Portugal na década de 1910. Este desporto foi introduzido pelas tropas de Lord Welligton, durante as invasões napoleónicas, e ao longo dos anos houve sempre atletas rendidos à modalidade. Os históricos encontros entre Porto e Lisboa atraíam sempre a atenção do público.

14 Podemos concluir que a maior parte das modalidades desportivas eram desenvolvidas pela sociedade de elite pois estes detinham o poder social e económico do país.


Carregar ppt "Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google