O URAGUAI – BASÍLIO DA GAMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O URAGUAI – BASÍLIO DA GAMA"— Transcrição da apresentação:

1 O URAGUAI – BASÍLIO DA GAMA
CONSIDERAÇÕES E EXERCÍCIOS

2 O POEMA TRATA SOBRE... Utiliza a Guerra Guaranítica
A expedição de Gomes Freire (governador do RJ) que destruiu as missões jesuíticas espanholas do Rio Uruguai, rebeladas contra o Tratado de Madri (troca de território espanhol dos Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento). Utiliza a Guerra Guaranítica

3 FAZ UMA CRÍTICA... Aos jesuítas, antigos mestres de Basílio da Gama.
Defendiam os direitos dos índios porque... O poema é dedicado ao irmão de Marques de Pombal

4 POEMA PODE SER CLASSIFICADO COMO PRÉ-ROMÂNTICO
O POEMA EXALTA O herói português Mas faz uma crítica ao processo de colonização Contra os jesuítas POEMA PODE SER CLASSIFICADO COMO PRÉ-ROMÂNTICO

5 COMO É ESTRUTURADO O POEMA?
CINCO CANTOS NÃO EXISTE DIVISÃO ESTRÓFICA VERSOS DECASSÍLABOS BRANCOS

6 DIVISÃO Epílogo Narrativa Dedicatória Invocação Proposição

7 CANTO I Vitória/Catâneo encontra Gomes de Andrade...
As tropas aliadas se reúnem para combater os índios e os jesuítas. Vitória/Catâneo encontra Gomes de Andrade... Andrade explica as razões da guerra. O poeta apresenta o campo de batalha com os destroços... Antes dos exércitos se encontrarem é travada uma batalha contra os portugueses.

8 CANTO II O exército avança e há uma tentativa de negociação. Sem acordo, acontece a luta, que termina com a derrota indígena. Os europeus chegam nos Sete Povos. Gomes Freire liberta os índios, que agradecem. Aproximam-se Sepé Tiaraju e Cacambo. Este tenta convencer Freire a desistir da guerra...

9 Já o português tem seus argumentos e a vontade de D
Já o português tem seus argumentos e a vontade de D. João V é vê-los livres. De outra forma, Sepé rebate...: “Quereis a guerra, e tereis guerra”. Gomes Freire os presenteia: Cacambo uma espada e Sepé um arco de ponta e uma aljava de setas... Começa a guerra: destaca-se Baldetta

10 Sepé continua sua luta, sem setas, aparece o governador de Montevidéu.
Então Sepé arremessa uma lança... Morre o maio guerreiro indígena

11 CANTO III Cacambo ateia fogo e foge para a aldeia. Padre Balda mata Cacambo para que seu filho se case com Lindoia. Ela prevê o terremoto de Lisboa e a expulsão dos jesuítas por Pombal. Após a batalha, os europeus seguem pelo Rio Uruguai. Cacambo não voltou ao acampamento.

12 Cacambo vê Sepé e este lhe sugere...
Volta então ao acampamento indígena, mas o incêndio não toma grandes proporções... O narrador começa a falar de Cacambo, que é casado com Lindoia. Ele é preso por Balda...após a prisão é morto

13 Lindoia visita Tanajura para que esclareça o que aconteceu.
Lindoia vê uma imagem... Além disso, a morte de Cacambo é vingada.

14 CANTO IV O mais bonito dos cantos. Prepara-se o casamento de Baldeta com Lindoia. Esta deixa- se picar por uma cobra venenosa. Chegam os brancos e cercam a aldeia. Todos fogem, mas antes mandam queimar as casas e a igreja. Logo continua sua marcha, Balda prepara o casamento de Baldetta e Lindoia.

15 Em seguida surge Caitutu e finalmente Baldetta a frente da esquadra de Cacambo.
Os índios são observados por outros padres. Todos procuram Lindoia. Caitutu encontra Lindoia. Padre Balda, ao descobrir o suicídio, revolta-se...

16 Os padres então, mandam queimar tudo, inclusive a feiticeira.
Os portugueses e espanhóis entram nas missões e Andrade chora, triste. Entram em um templo

17 CANTO V Gomes Freire prende os inimigos e há referências ao domínio universal da Companhia de Jesus e seus crimes. A pintura no teto sugere... Partem para o final da guerra e surpreendem os padres em fuga. Ele os prende.

18 e) militares combatentes
PEIES – No poema épico O Uraguai, o autor compõem uma história na qual apresenta adesão às ideias do Marquês de Pombal. Em vista disso elege, como vilões de sua narrativa, os a) índios b) padres jesuíta c) espanhóis d) portugueses e) militares combatentes

19 o índio Cacambo, ao saber da morte de sua amada Lindoia, suicida-se.
UFRGS - Sobre o poema O Uraguai, é correto afirmar que: O herói do poema é Diogo Álvares, responsável pela primeira ação colonizadora na Bahia. o índio Cacambo, ao saber da morte de sua amada Lindoia, suicida-se. escrito em plena vigência do Barroco, filiou-se à corrente cultista. os jesuítas aparecem como vilões, enganadores dos índios. Segue a estrutura épica camoniana, com versos decassílabos e estrofes em oitava.

20 Sobre o Arcadismo no Brasil, é incorreto afirmar que: a) Cláudio Manuel da Costa, um de seus autores mais importantes, embora tenha assumido uma atitude pastoril, traz, em parte de sua obra poética, aspectos ligados à lírica camoniana. b) em "Liras de Marília de Dirceu", Tomás Antônio Gonzaga não segue aspectos formais rígidos, como o soneto e a redondilha em todas as partes da obra. c) nas "Cartas Chilenas", o autor satiriza Luís da Cunha Menezes por suas arbitrariedades como governador da capitania de Minas.

21 d) Basílio da Gama, em "O Uraguai", seguiu a rígida estrutura de "Os Lusíadas", usando versos decassílabos e rimas estróficas. e) "Caramuru" tem, como tema principal, o descobrimento da Bahia por Diogo Álvares Correia, apresentando, também, os rituais e as tradições indígenas.

22 PEIES – Leia o fragmento a seguir de O Uraguai e responda a questão que segue:
Fumam ainda nas desertas praias Lagos de sangue tépidos e impuros Em que ondeiam cadáveres despidos, Pasto de corvos. Dura inda nos vales O rouco som da irada artilheria. MUSA, honremos o Herói que o povo rude Subjugou do Uraguai, e no seu sangue Dos decretos reais lavou a afronta. Ai tanto custas, ambição de império!

23 Nesses versos, o autor I - descreve o final da batalha em que os portugueses venceram os espanhóis e garantiram o cumprimento do Tratado de Tordesilhas. II - reverencia o general Gomes Freire de Andrade, comandante da facção portuguesa em guerra. III - exalta o heroísmo de Sepé, índio guarani morto em batalha. IV - alude à ambição dos jesuítas de fundar no sul da América um grande império.

24 a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e IV apenas
a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e IV apenas. d) III e IV apenas. e) I, II, III e IV. (PEIES) A luta é um dos assuntos preferidos da literatura épica. Leia o seguinte trecho do poema épico , de Basílio da Gama, que trata desse assunto:

25 Tatu-Guaçu mais forte na desgraça
Já banhado em seu sangue pretendia Por seu braço ele só pôr termo à guerra. Caitutu de outra parte altivo e forte Opunha o peito à fúria do inimigo, E servia de muro à sua gente. Fez proezas Sepé naquele dia. Conhecido de todos, no perigo Mostrava descoberto o rosto e o peito Forçando os seus co'exemplo e co'as palavras.

26 Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações relacionadas com O Uraguai. ( ) O assunto d' O Uraguai é a expedição mista de portugueses e espanhóis contra as missões jesuíticas do Rio Grande do Sul, para executar as cláusulas do tratado de Madrid. ( ) Mesmo se posicionando favoravelmente aos vencedores europeus, o narrador deixa perceber, em passagens como a citada, sua simpatia e admiração pelo povo indígena.

27 ( ) No fragmento referido, Tatu-Guaçu, Sepé e Caitutu têm exaltadas suas forças físicas e morais, lembrando os herois épicos da antiguidade. ( ) A análise formal dos versos confirma que Basílio da Gama imita fielmente a epopeia clássica, representada pelo modelo vernáculo da época: Os Lusíadas, de Camões. ( ) A valorização do índio e da natureza brasileira corresponde aos ideais iluministas e árcades da vida primitiva e natural e prenuncia uma tendência da literatura romântica: o nativismo.

28 a) F – V – F – V – V. b) F – F – V – V – V. c) V – V – V – F – V
a) F – V – F – V – V. b) F – F – V – V – V. c) V – V – V – F – V. d) V – F – V – F – F. e) V – F – F – F – V. Assinale a alternativa correta em relação a "O Uruguai", de Basílio da Gama. a) Trata-se de um poema épico em que autor ataca o governo português.

29 b) O poema representa um marco importante na passagem do Arcadismo ao Barroco. c) No poema, o autor evidencia simpatia para com as atitudes intervencionistas do Marquês do Pombal. d) O poema segue a estrutura camoniana de "Os Lusíadas", mantendo o teor tradicional das cinco partes da epopéia. e) O poema narra a luta entre os exércitos português e espanhol pela dominação das Missões Jesuíticas.

30 UFRGS – Considere as seguintes afirmações sobre O Uraguai:
Cacambo recusa as ofertas de Gomes Freire e acusa os padres jesuítas de não cumprirem seus deveres de guardiães da fé e de terem celebrado um acordo secreto com as autoridades lusitanas. Gomes Freire comanda as tropas luso-castelhanas que atacam as missões defendidas pelas tropas guaranis e, antes do combate, mantém um diálogo tenso com Cacambo e Sepé

31 III. Sepé acusa Gomes Freire de haver traído os acordos estabelecidos entre os índios e exército, embora reconheça que as autoridades portuguesas tenham procurado preservar a paz. Quais estão corretas: Apenas I Apenas II Apenas I e III Apenas II e III Apenas I, II, III

32 Leia o Canto III de O Uraguai
Leia o Canto III de O Uraguai. “No perturbado interrompido sono (Talvez fosse ilusão) se lhe apresenta A triste imagem de Sepé despido, Pintado o rosto do temor da morte, Banhado em negro sangue, que corria Do peito aberto, e nos pisados braços Inda os sinais da mísera caída. Quanto diverso do Sepé valente, Que no meio dos nossos espalhava, De pó, de sangue e de suor coberto, O espanto, a morte! E diz-lhe em tristes vozes:

33 Foge, foge, Cacambo. E tu descansas, Tendo tão perto os inimigos
Foge, foge, Cacambo. E tu descansas, Tendo tão perto os inimigos? Torna, Torna aos teus bosques, e nas pátrias grutas Tua fraqueza e desventura encobre. Ou, se acaso inda vivem no teu peito Os desejos de glória, ao duro passo Resiste valeroso; ah tu, que podes! E tu, que podes, põe a mão nos peitos À fortuna de Europa: agora é tempo, Que descuidados da outra parte dormem. Envolve em fogo e fumo o campo, e paguem O teu sangue e o meu sangue. 

34 Considere as afirmações sobre este trecho e o conjunto do poema
As palavras de Sepé a Cacambo são ditas depois da batalha principal narrada no Canto II e antecedemos episódios que envolvem os planos matrimoniais do Padre Balda e a morte de Lindoia. O apelo de Sepé pretende interromper o descanso de Cacambo e provocar sua fuga em direção às missões, advertindo que é preciso evitar o caminho destruído pelo fogo e fumaça.

35 III. A imagemde Sepé que aparece a Cacambo está abatida e marcada por ferimentos, mas o espírito do índio demonstra em seus conselhos que finalmente compreendeu a necessidade de negociar a paz com os portugueses. Apenas I Apenas III Apenas I e II Apenas II e III I, II, e III


Carregar ppt "O URAGUAI – BASÍLIO DA GAMA"
Anúncios Google