A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tomo: 1 - Módulo: III Roteiro: 4

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tomo: 1 - Módulo: III Roteiro: 4"— Transcrição da apresentação:

1 Tomo: 1 - Módulo: III Roteiro: 4
A providência divina Tomo: Módulo: III Roteiro: 4

2 Conceito providência divina.
A Providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas.

3 Mas, não é bem assim! Vejamos:
Será mesmo isso possível? Esta a interrogação que a si mesmo dirige o incrédulo, concluindo por dizer que, admitida a existência de Deus, só se pode admitir, quanto à sua ação, que ela se exerça sobre as leis gerais do Universo; que este funcione de toda a eternidade em virtude dessas leis, às quais toda criatura se acha submetida na esfera de suas atividades, sem que haja mister a intervenção incessante da Providência Mas, não é bem assim! Vejamos:

4 Como entender a solicitude divina?
Nada obsta a que se admita, para o princípio da soberana inteligência, um centro de ação, um foco principal a irradiar incessantemente, inundando o Universo com seus eflúvios, como o Sol com a sua luz. Mas onde esse foco? É o que ninguém pode dizer.

5 Como entender a solicitude divina?
Provavelmente, não se acha fixado em determinado ponto, como não o está a sua ação, sendo também provável que percorra constantemente as regiões do espaço sem fim. Se simples Espíritos têm o dom da ubiqüidade, em Deus há de ser sem limites essa faculdade.

6 Como entender a solicitude divina?
Enchendo Deus o Universo, poder-se-ia ainda admitir, a título de hipótese, que esse foco não precisa transportar-se, por se formar em todas as partes onde a soberana vontade julga conveniente que ele se produza, donde o poder dizer-se que está em toda parte e em parte nenhuma .

7 Manifestações da Divindade:
A ação providencial de Deus pode ser percebida nas seguintes palavras de Emmanuel: Se acreditas que o hálito das entidades angélicas bafeja exclusivamente os cultivadores da virtude, medita na Providência Divina que honra o Sol, na grandeza do Espaço, mas induzindo-o a sustentar os seres que ainda jazem colados à crosta do Planeta, inclusive os últimos vermes que rastejam no chão.

8 Fontes alimentam a terra seca. Flores valorizam espinheirais.
Manifestações da Divindade: Vejamos: Nos Domínios da Natureza: Cachoeiras cobrem abismos. Fontes alimentam a terra seca. Astros clareiam o céu noturno. Flores valorizam espinheirais.

9 Manifestações da Divindade:
Vejamos: No campo de pensamento: Pais transfigurados em gênios de ternura. Professores desfazendo as sombras da ignorância. Médicos a sanarem doenças. Almas generosas socorrendo a necessidade.

10 963. Com cada homem, pessoalmente, Deus se ocupa
963. Com cada homem, pessoalmente, Deus se ocupa? Não é ele muito grande e nós muito pequeninos para que cada indivíduo em particular tenha, a seus olhos, alguma importância? “Deus se ocupa com todos os seres que criou, por mais pequeninos que sejam. Nada, para a sua bondade, é destituído de valor.” O Livro dos Espíritos

11 964. Mas, será necessário que Deus atente em cada um dos nossos atos, para nos recompensar ou punir? Esses atos não são, na sua maioria, insignificantes para ele? “Deus tem suas leis a regerem todas as vossas ações. Se as violais, vossa é a culpa. Indubitavelmente, quando um homem comete um excesso qualquer, Deus não profere contra ele um julgamento, dizendo-lhe, por exemplo: Foste guloso, vou punir-te. Ele traçou um limite; as enfermidades e muitas vezes a morte são a conseqüência dos excessos. Eis aí a punição; é o resultado da infração da lei. Assim em tudo.” O Livro dos Espíritos

12 Algumas Questões .

13 Questão nº 1: Explicar como se processa a ação providencial de Deus para estender a todas as criaturas Sua solicitude (zelo).

14 Resposta: Imaginemos a natureza inteira mergulhada no fluido divino, o qual se encontra impregnado do pensamento de Deus, de tal modo que não haverá nenhum ser, por mais ínfimo que seja, que não esteja saturado desse fluido. Assim, qualquer vibração nesse fluido é imediatamente sentida por Deus. É por isso, que o Cristo disse que estamos em Deus, como Ele está em nós.

15 Questão nº 2: Explicar como se manifesta a ação da providência Divina entre os seres inferiores da criação.

16 Resposta: Aos seres inferiores da criação, Deus, por meio das leis divinas que regem a natureza, provê o sustento necessário para o desenvolvimento da vida de todas as criaturas.

17 Questão nº 3 Explicar como se realiza a ação providencial de Deus para com os seres humanos.

18 Resposta: Provendo os recursos necessários para todas as situações, sem contudo, deixar de cumprir invariavelmente a ordem legal do Universo, pois cada filho seu deve assumir responsabilidades e tomar resoluções por si mesmo. XAVIER, Obreiros da vida eterna. Pelo Espírito André Luiz. 31. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 9, p. 172.

19 Questão nº 4 Explicar como devemos proceder para bem usufruir os benefícios da providência divina.

20 Resposta: Praticando o bem, desenvolvendo as virtudes e combatendo as imperfeições estaremos, por certo, edificando o reino de Deus e nos tornando cada vez mais merecedores da misericórdia divina.

21 Observai os pássaros do céu
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. [...] Mateus, 6: e

22 Questões

23 V V V V Marque V ou F a) b) c) d)
A Providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas b) Deus [...] está em toda parte, tudo vê, a tudo preside, mesmo às coisas mais mínimas. É nisto que consiste a ação providencial. c) Deus vê os mais profundos refolhos do nosso coração. d) As nossas preces, para que ele as ouça, não precisam transpor o espaço, nem ser ditas com voz retumbante, pois que, estando de contínuo ao nosso lado, os nossos pensamentos repercutem nele. V V V V

24 V V V V Marque V ou F e) f) g) h)
Entendemos, assim, que Deus se ocupa com todos os seres que criou, por mais pequeninos que sejam. Nada, para a sua bondade, é destituído de valor f) Devemos, entretanto, considerar que, a despeito da ação providencial de Deus para com todas as suas criaturas, estamos vinculados aos resultados do nosso livre-arbítrio.. g) Fica claro, portanto, que a Providência Divina se manifesta duplamente: sob a forma de misericórdia e de justiça, h) As provações da vida representam, assim, os cuidados de Deus para com todos os seus filhos, oferecendo-lhes benditas oportunidades de progresso espiritual. V V V V

25 Vade Mecum on line: http://www.vademecumespirita.com.br Bibliografia:
amparo, p 10. ______. Obreiros da vida eterna. Pelo Espírito André Luiz. 31. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 9 (Louvor e gratidão), p. 172. 1. KARDEC, Allan. A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 48. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 2, item 20, p. 60. 11. ______. Rumo certo. Pelo Espírito Emmanuel. 9. ed. Rio de 2. ______. p 3. ______. Item 24, p Janeiro: FEB, Cap. 3 (Provas e bênçãos), p. 22. 4. ______. Item 29, p 5. ______. Item 30, p. 65. 6. ______. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005, questão 963, questão 447. 7. ______. questão 964, p 8. DENIS, Léon. Depois da morte. Tradução de João Lourenço de Souza. 25. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 40 (Livrearbítrio e providência), p. 243. 9. XAVIER, Francisco Cândido. Justiça divina. Pelo Espírito Emmanuel. 11. ed. Rio de Janeiro: FEB, Item: Divino Vade Mecum on line:

26 Para se cadastrar e receber mensagens:
Basta CLICAR AQUI Ou enviar um para: O Semeador está no Facebook, curtam: OBS: Não precisa escrever nada no , nem no campo assunto é só enviar o e após você recebe uma mensagem de confirmação, clique em Responder , clique em Enviar e já estará inscrito(a) para receber as mensagens. Caso queira cancelar o recebimento basta CLICAR AQUI Ou enviar um para:


Carregar ppt "Tomo: 1 - Módulo: III Roteiro: 4"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google