A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS."— Transcrição da apresentação:

1 BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

2 DINÂMICAS

3 A turma deve estar dividida em equipes.
MONTANDO UMA PONTE A turma deve estar dividida em equipes. Cada equipe receberá 4 pedaços de cartolina que serão suas tábuas para construir uma ponte para atravessar o rio. Vence a equipe que atravessar todos os participantes até o outro lado do rio, primeiro.

4 Para construir sua ponte, deverão ser respeitados os seguintes critérios:
Cada integrante da equipe só poderá colocar 1 pé em cima de cada tábua; Não poderão se segurar em nada, pois não podem esquecer que estão no meio do rio. Esta dinâmica tem por objetivo o trabalho em grupo para a resolução de um problema.

5 O problema em questão é:
construir uma ponte da maneira mais rápida possível usando quatro tábuas.

6 Para a resolução desse problema sugere-se que vão dois participantes, usando as quatro tábuas, ao chegar ao outro lado do rio um deles volta trazendo as tábuas para que os outros possam atravessar também. Há outras formas, por exemplo: dispor as tábuas no rio e pular sobre elas...

7 Trazendo para nosso dia-a-dia da sala de aula podemos fazer as seguintes comparações:
Nossa sala de aula é uma equipe que tem o mesmo objetivo atravessar o ano letivo juntos; A cada aula surgirão problemas a serem resolvidos e você como o líder deste grupo precisa tomar decisões rápidas para não perder esta competição. E muitas vezes precisará da ajuda do seu grupo. Todos os problemas podem ter várias soluções e você deverá estar aberto para aceita-las.

8 DINÂMICAS

9 BEXIGAS Cada participante receberá uma bexiga que deverá ser enchida e amarrada na cintura e voltada para as costas e um palito de dentes. Ao sinal o coordenador da brincadeira dirá: “Ao final de 2 minutos, quem estiver com a bexiga cheia ganhará um bombom”.

10 Espera-se que todos os participantes tentem estourar a bexiga dos companheiros. Mas o objetivo era que os participantes percebessem que a ordem era “quem estiver com a bexiga cheia”, logo se ninguém estourasse a de ninguém todos ganhariam.

11 O espírito de competitividade e a má interpretação do que foi dito fazem com que os participantes se prejudiquem. Trazendo para nosso dia-a-dia, nossos alunos têm grande dificuldade em interpretar. A interpretação resolve a metade de um problema.

12 DINÂMICAS

13 BARCO Nesta dinâmica todos os participantes fazem parte de uma única equipe. Esta equipe estará sobre um pedaço de papel que será um barco que estará em um rio. O objetivo é que o barco atravesse o rio sem que ninguém caia do barco. Esta dinâmica tem por objetivo a resolução de um problema e o trabalho em grupo.

14 Levando esta questão para o nosso dia-a-dia novamente vemos que nossa sala de aula é uma equipe e que você precisa de estratégias para levar seu “barco” com todos os tripulantes a bordo até o outro lado do rio.

15 OFICINA: BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - FAFIMAN
CRÉDITOS OFICINA: BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - FAFIMAN 16/09/2006 Janderson Matias da Silva Luiz Fernandes Maria Otaciana Boschini Susana de Fátima Lopes Valéria Cristina Lopes


Carregar ppt "BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google