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Arquitetura de Computadores
Profº Renato Bomfim
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Linguagens de Programação
Um software é uma sequência de instruções. Para sua criação, são utilizadas linguagens de programação, que servem para fazer a comunicação entre computador e os humanos.
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Existem 2 tipos de linguagem de programação: de baixo nível e de alto nível. Uma linguagem de baixo nível tem a interpretação feita pelo computador. O resultado é rápido, mas os comandos são complicados. Linguagem binária e Assembly são linguagens de baixo nível. Já as linguagens de alto nível são utilizadas para criar programas que interagem com o usuário. São usadas diversas linguagens, como JAVA, C++, PHP. Sua instruções são interpretadas através de compiladores.
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Cada linguagem tem palavras-chave próprias
Cada linguagem tem palavras-chave próprias. É utilizada uma estrutura para programar, por isso é recomendado sempre utilizar algoritmos em português estruturado para facilitar o código. Um programador pode conhecer várias linguagens e para adaptar um software de uma linguagem para outra, basta fazer o algoritmo e passar para a nova linguagem.
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Quando se programa em alto nível, é criado um arquivo de textos com as instruções de como o programa funciona. Essas instruções são chamadas de código fonte. Cada ordem dada é chamada de instrução. Os espações que serão ocupados na memória dos dados são chamados de variáveis.
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Compilador As linguagens de alto nível precisam do compilador para que os códigos sejam interpretados pelo computador. Após digitar as instruções, o compilador será utilizado para testar o que foi feito até o momento e também criar o arquivo executável, que é o programa em funcionamento.
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Geralmente, em um mesmo programa se digita o código e se compila, como o Dev C++, Notepad++, Visual Studio (que é um conjunto de compiladores) e NetBeans. Alguns compiladores rodam várias linguagens, outros são, geralmente os gratuitos, rodam diversas linguagens.
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Durante uma compilação, o código-fonte é analisado e um código intermediário é gerado. Então são geradas tabelas de símbolos que são alocadas na áreas de variáveis da memória RAM. São vistos quais registradores serão utilizados e o código-fonte então é convertido em linguagem de máquina.
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Interpretação O método de interpretação compila, liga e executa comando por comando do código fonte em tempo de execução, sem precisar de códigos intermediários. O processo de ligação é interligar as chamadas das bibliotecas ao programa.
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Uma biblioteca é uma rotina pronta (como instruções de entrada e saída, cálculos de funções matemáticas, tratamento de arquivos, ligação com banco de dados). Essas rotinas existem nos compiladores e precisam ser incorporadas manualmente durante a progração.
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