A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE"— Transcrição da apresentação:

1 POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE
GÊNEROS POÉTICOS POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE

2 O que é? A poesia narrativa conta uma história em verso.
É uma forma relativamente longa de poesia que contém todos os elementos necessários para uma história: trama, personagens, configuração, tema e diálogo.  Os poemas narrativos geralmente rimam, fazem uso do medidor regular ou tocam com o som através da assonância e da aliteração.

3 O que é? É uma forma de poesia que conta uma história, geralmente fazendo uso de vozes de um narrador bem como de personagens; sendo toda escrita em verso. Os poemas que constituem esse gênero podem ser longos ou curtos, em diversos metros. Inclui poesia épica, idílio, balada e poesia lírica.

4 Poema Narrativo Narrativas geralmente aparecem em forma de prosa, no entanto, a poesia também pode contar histórias. Trata-se da poesia do gênero Épico ou Narrativo. A narrativa em verso tem sua origem na literatura oral. Assim, letras de música, cantigas de roda infantis, desafio de repentistas são, além de manifestações literárias, bons exemplos de narrativas em forma de verso. O poema narrativo conta uma história, um episódio: 

5 Há três tipos de poemas narrativos:
Epopeia: é o poema épico que narra um grande feito histórico de um povo, de um país, destacando os seus heróis. Além dos textos históricos, encaixam-se nessa classificação os textos bíblicos. A epopeia clássica, das quais são exemplos a “Ilíada” e a “Odisseia”, ambas de Homero; “Os Lusíadas”, de Camões.

6 Há três tipos de poemas narrativos:
Romance ou Xácara: é o poema narrativo que conta as façanhas de um herói, mas principalmente uma história de amor vivida por ele e uma mulher “proibida”. Apesar dos obstáculos que o separa, o casal vive sua paixão proibida, física, adúltera, pecaminosa e, por isso é punido no final. É o tipo de narrativa mais comum na Idade Média. Exemplo: “Tristão e Isolda”.

7 Há três tipos de poemas narrativos:
Fábula: é o poema narrativo em que as personagens são seres não humanos personificados. Com o objetivo de criticar os homens, esse poema sempre encerra uma lição de moral. 

8 FRAGMENTOS DOS LUSÍADAS
As armas e os barões assinalados, Que da ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados, Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram; E também as memórias gloriosas Daqueles Reis, que foram dilatando A Fé, o Império, e as terras viciosas De África e de Ásia andaram devastando; E aqueles, que por obras valerosas Se vão da lei da morte libertando; Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte. (...)

9 Quadrilha Carlos Drummond de Andrade
João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lilique não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

10 Poesia confessional: AMOR UNIVERSAL
Trago nos olhos a água, nascida na fonte da serra. Na boca... na boca tenho terra, de tantas vezes ter ido ao chão. Nas mãos trago uma roseira de luz onde poesia é espinho ou flor. No ventre trago a fome de mil gerações, no peito mais de mil corações e no coração, um infinito amor

11 OBRIGADA!


Carregar ppt "POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google