A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Industrialização nas Américas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Industrialização nas Américas"— Transcrição da apresentação:

1 Industrialização nas Américas

2 Centro x Periferia Termo utilizado para definir países como desenvolvidos ou subdesenvolvidos (norte rico e sul pobre). Esta diretamente ligado ao processo de industrialização.

3

4 Nas Américas América Latina:
- Industrialização tardia por conta da adoção do modelo agroexportador (fornecedor de produtos primários). - A partir de 1950, com o avanço tecnológico (telecomunicações, robótica, meios de transporte) houve um processo de internacionalização da economia caracterizado pela expansão das empresas estrangeiras. - Essas Industrias começam a ser atraídas para os países menos desenvolvidos em busca de vantagens econômicas. - Alguns países Latino americanos começam a receber essas multinacionais. ( Descentralização da Industria)

5 Nas Américas América Anglo saxônica:
Estados Unidos na década de 1950 (após segunda guerra mundial) se torna a maior potencia Industrial do mundo. As duas grandes guerras enfraqueceram seus concorrentes (Europa Ocidental e Japão). Plano Marshall.

6 Plano Marshall Contexto de Guerra Fria – EUA X URSS (Capitalismo x Socialismo). Se caracterizou pelo investimento de 13 bilhões de dólares para que os países europeus se reestruturassem após a segunda guerra. Em troca esses países constituiriam uma economia capitalista, ajudando a frear o socialismo da União Soviética. EUA vai se consolidando como a maior potencia mundial capitalista.

7 Nas américas América Latina:
Os países menos desenvolvidos ao longo dos anos foram contraindo dividas com o fundo monetário internacional (FMI) com o intuito de se desenvolver. Contraindo empréstimos do FMI, o Brasil viveu no período de até 1973 o chamado “milagre econômico”, onde a indústria crescia cerca de 11% ao ano. Na década de 1980 houve uma queda do crescimento desses países por conta da divida externa contraída e seus juros.

8 Não conseguindo arcar com suas despesas os países latino americanos começam a privatizar suas empresas estatais. No Brasil destaque para as companhias de telecomunicação e a Companhia Vale do Rio Doce.

9 A Urbanização nas Américas
O processo de urbanização esta diretamente ligado ao processo de industrialização. Como assim? Com o aumento da industrialização as cidades se tornam Espaços de atração, a população migra do campo para a cidade em busca de: - Maior oferta de empregos. - Melhores condições de vida (infraestrutura urbana). - Maior renda. Para receber a indústria são necessários investimentos em infraestrutura. Infraestrutura: Malha urbana, rodovias, aeroportos, energia, saneamento, etc.

10 Mesmo com a crescente industrialização e urbanização a partir da década de 1950, os países latino americanos continuaram mantendo sua dependência em relação aos países mais desenvolvidos através das multinacionais. (Dependência financeira e tecnológica). As mudanças científicas e tecnológicas criadas a partir da terceira revolução industrial originaram um novo padrão de vida que só pode ser mantido principalmente por alguns habitantes dos grandes centros urbanos da América Latina, como: São Paulo, Campinas, Buenos Aires, Caracas, Rio de Janeiro, regiões inseridas na logica do desenvolvimento. Porém nessas áreas também encontramos um enorme contraste social caracterizado pela Miséria ao lado da riqueza, alta valorização do transporte individual e precarização do transporte público.


Carregar ppt "Industrialização nas Américas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google