A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPRODUÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPRODUÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR"— Transcrição da apresentação:

1 REPRODUÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR
Ensino Fundamental II – 8º Ano Ciências Naturais Profª: Amanda Siqueira REPRODUÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR

2 SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Vagina: Órgão da cópula. Canal de paredes elásticas com cerca de 8 a 10 cm de comprimento e se liga ao útero e a vulva. É neste canal que ocorre a penetração, liberação de espermatozoides e canal de fluxo menstrual. Local natural do parto. Vulva: Toda a genitália externa feminina, conjunto de pequeno e grandes lábios. Lábios Maiores: duas pregas de formato alongado que se localizam ai redor do óstio da vagina. Lábios menores: escondido pelos lábios maiores, localizam-se entre os labios grandes e o óstio da vagina. Óstio da vagina: orifício de entrada da vagina. Óstio da uretra: orifício de saída da urina. Monte da pube: região elevada, localizada na região superior à vulva. Com a chegada da puberdade, é coberta por pelos. Clitóris: Estrutura a correspondente anatomicamente ao pênis. Durante a excitação sexual, recebe o maior fluxo de sangue e aumenta de tamanho. Estrutura bastante enervada. Responsável pela excitação feminina. Ovários: Um par de ovários que são as gônadas femininas, estruturas responsáveis pela produção de gametas e hormônios. Útero: Com formato de pera, o útero é uma cavidade responsável por abrigar o feto em desenvolvimento.

3 SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

4 ORGÃO REPRODUTOR MASCULINO
PÊNIS: Órgão da cópula. Formado por um corpo e uma raiz, sendo o corpo parte livre e a raiz parte fixa. Glande: recoberta por uma pele – prepúcio. Escroto: Bolsa que abriga os testículos, cada um dos dois é abrigado em um compartimento. Testículos: São os gônadas masculinas. Estruturas de formato ovoide, responsáveis pela produção de espermatozoides e hormônios sexuais. Se mantém dentro da bolsa escrotal. Epidídimos: Estruturas conectadas a cada um dos testículos que armazenam os espermatozoides já produzidos. Canal Deferente: canal que conduz os espermatozoides do epidídimos ate o ducto ejaculatório. Próstata: Responsável pela produção de um líquido claro que corresponde de 10 a 30% do fluido seminal. Vesículas seminais: produz parte do líquido seminal. Próximo a próstata. Ducto ejaculatório: Canal onde o espermatozoide+ liquido seminal são conduzidos durante o processo de ejaculação. Glândula bulbouretral: Duas estruturas arredondadas que se encontram na uretra. Elas produzem uma substância semelhante a um muco

5 ORGÃO REPRODUTOR MASCULINO

6 SEXO E REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO: capacidade de um ser vivo em gerar outro ser. SEXO: troca de gametas/ material genético que possibilita a reprodução.

7

8 CICLO MENSTRUAL Geralmente 28 dias (data do 1º dia até o 1º dia do próximo); A mulher nasce com seus ovócitos; Após o fluxo menstrual, a hipófise disparam hormônios que estimulem o amadurecimento de outro grupo; Ovócitos amadurecem alternados; A parede do úteros se descamam e formam o fluxo menstrual.

9 FECUNDAÇÃO Se dá no momento em que os pronúcleos dos dois gametas (espermatozoide e ovócito) se fundem. Depois disso, essa nova estrutura, a célula-ovo, passa a se multiplicar enquanto migra para o útero, sempre ampliando o número de célula.

10

11 GRAVIDEZ

12 PRIMEIRO TRIMESTRE Formação do âmnio; 6 Semana: batimentos cardíacos;
Séries de mudanças no corpo da mãe; Produção de HCG (troca de material mãe-filho e pela corpo lúteo; Presença de estrogênio e progesterona (inibem o fluxo).

13 SEGUNDO TRIMESTRE HCG e desconfortos na mãe diminuem
Placenta produz progesterona (relaxa a musculatura uterina) e estrogênio (expansão da musculatura do útero, aumento das mamas e órgãos genitais, alem de induzir a abertura da vagina durante o parto; Embrião passa a ser chamado de feto. Identificam movimentos como chutes e socos;

14 TERCEIRO TRIMESTRE Postura do corpo da mãe se modifica para suportar o peso; Tamanho do feto: 30 cm Todas as estruturas já formadas; Movimento do feto para encaixar a cabeça na base da pelve; Crescimento e ganho de peso; Já é possível a sobrevivência caso seja necessário um nascimento prematuro; Alteração na concentração de progesterona; Aumento da ocitocina: responsável pela contração.

15 PARTO NATURAL

16 PARTO CESARIANO

17

18 TABELINHA – MÉTODO NATURAL

19

20 PRESERVATIVOS Preservativos feminino Preservativos masculino

21 DIAFRAGMA

22 ESPERMICIDAS

23 DIU – Dispositivo Intrauterino

24 MÉTODOS HORMONAIS Pílula anticoncepcional

25 Anticoncepcional injetável

26 Adesivo transdérmico

27 DIU hormonal

28 Implante anticoncepcional

29 Anel Vaginal

30 MÉTODOS CIRÚRGICOS Laqueadura tubária Vasectomia

31 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS
Forma de contágio: Sexo; Troca de seringas; Transmissão fecal-oral; acidentes com materiais cortantes; Transmissão-vertical; Agentes causadores: bactéria, vírus, protozoários, fungos ou até insetos; Principal profilaxia: Uso de preservativos. Nº de contaminações para as principais DST’s no Brasil DST Nº DE CONTAMINAÇÕESS Sifilis Gonorreia Clamídia Herpes genital HPV

32

33

34 OBRIGADA!


Carregar ppt "REPRODUÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google