A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7.ª CONFERÊNCIA DA FORGES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7.ª CONFERÊNCIA DA FORGES"— Transcrição da apresentação:

1 7.ª CONFERÊNCIA DA FORGES
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE, MAPUTO, MOÇAMBIQUE 29 E 30 NOV, 1 DEZ 2017 Profissionalização docente na universidade: perfil acadêmico-profissional de professores da UFPE Dayliane Oliveira da Silva Tâmara Ellen Cunha da Silva Kátia Maria da Cruz Ramos Rede Privada de Ensino Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco

2 ORIGEM DA PESQUISA . Reflexões sobre a docência na Universidade através: . Da Participação no Grupo de Pesquisa Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE (NUFOPE); . Do desenvolvimento de pesquisas que tinham como foco desafios e possibilidades de reconstrução de espaços para reflexão sobre a profissionalidade docente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

3 QUESTÃO DE PARTIDA Tendo em conta que a docência na universidade vem transitando da exigência do reconhecimento profissional no campo de atuação para a exigência de uma certificação advinda da pós-graduação stricto sensu, qual o perfil acadêmico-profissional que vem caracterizando a profissionalização docente na UFPE?

4 OBJETIVO DA PESQUISA Delinear o perfil acadêmico-profissional de professores da UFPE, em termos de caracteres no processo de profissionalização docente.

5 CONCEITOS DE BASE Docente no Ensino Superior
Profissionalização Docente no Ensino Superior Estudos de referência: Zabalza (2004), Cunha (2007; 2009), Ramalho e Nunez (2005), Tardif e Lessard (2005), Cunha et al. (2006), Bazzo e Silva (2011), Schnetzler, Cruz e Martins (2015), Silva e Ramos (2016), entre outros.

6 PERCURSO METODOLÓGICO
Abordagem Qualitativa; Pesquisa Documental que teve como fonte de dados o site da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Plataforma Lattes. Campo de Pesquisa centros acadêmicos da UFPE: - Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Centro de Artes e Comunicação (CAC) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA) Período de levantamento de dados fevereiro a maio/2017. Material analisado 518 currículos Lattes de professores em efetivo exercício na UFPE, cujos dados privilegiados foram: formação, experiência profissional e experiência docente no Ensino Superior.

7 Total de currículos Lattes
QUANTITATIVO DE PROFESSORES E DE CURRÍCULOS CONSIDERADOS (fonte: UFPE e Lattes) Centro Total de professores Total de currículos Lattes Ciências Jurídicas (CCJ) 67 60 Artes e Comunicação (CAC) 308 276 Acadêmico do Agreste (CAA) 208 182

8 PERFIL ACADÊMICO-PROFISSIONAL POR CENTRO CONSIDERADO E
Formação Experiência Atividade profissional Docente E M D P-D Antes da UFPE Durante a UFPE Iniciou na UFPE Ciências Jurídicas (CCJ) 60 professores 42% 93% 80% 27% 55% 50% 72% 28% Artes e Comunicação (CAC) 276 professores 38% 92% 84% 18% 68% 1% 51% 49% Acadêmico do Agreste (CAA) 182 professores 47% 96% 20% 63% 10% 45%

9 SOBRE ACHADOS DA PESQUISA
Ainda encontra-se professores cuja formação está restrita ao curso de graduação ou de especialização; A depender do Centro/Departamento a atividade profissional no campo da formação inicial acumulando com a atuação docente ainda é marcante; A certificação advinda da pós-graduação stricto sensu vem assumindo uma centralidade na condição para a inserção bem como para a continuidade no magistério superior; O aparecimento de uma formação paralela como garantia de continuidade na atividade docente. feita por aqueles que acumulam a docência com a atividade da formação inicial.

10 No mais, obrigada! ejdayliane.oliveira@gmail.com tamara-ellen@hotmail.com katiamcramos@gmail.com

11 REFERÊNCIAS Bazzo, Vera & Silva, Maria da Glória (2011). Trabalhos sobre formação pedagógica para a docência universitária nas reuniões anuais da Anped: período Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 02, p Cunha, Ana Maria; Brito, Talamira & Cicillini, Graça (2006). Dormi aluno (a)... acordei professor (a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior. 29ª Reunião Anual da Anped.. Caxambu. Anais...,. Cunha, Maria Isabel (2007). O lugar da formação do professor universitário: a condição profissional em questão.. In: CUNHA, Maria Isabel (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. (pp ). Campinas, SP: Papirus,. Cunha, Maria Isabel (2009). O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 26, p , Ramalho, Betania & Nuñez, Isauro. (2005). As representações de professores sobre a docência como profissão: uma questão a se pensar nos projetos formativos. In: II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares, 2005, João Pessoa. Anais ... Schnetzler, Roseli; Cruz, Maria Nazaré & Martins, Ida Carneiro. (2015). Marcas e tensões no desenvolvimento profissional de professores do ensino superior. 34ª Reunião Anual da ANPEd. Porto de Galinhas, Anais..., Silva, Dayliane & Ramos, Kátia (2016). Reflexão sobre a docência na universidade: o que dizem gestores dos centros acadêmicos do campus Recife da UFPE. In: Alfageme-gonzalez, M. B.; Rodriguez Entrena, M. J.. & Soto, A. (Orgs.). Gobernanza, balance del proceso de Bolonia, condiciones laborales y profesionalidad docente en Educación Superior. (pp ). Murcia: edit.um, TArdif, Maurice & Lessard, Claude (2005). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes. Zabalza, Miguel (2004). O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed,


Carregar ppt "7.ª CONFERÊNCIA DA FORGES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google