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Marcelo Ximenes A. Bizerril

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Apresentação em tema: "Marcelo Ximenes A. Bizerril"— Transcrição da apresentação:

1 Marcelo Ximenes A. Bizerril bizerril@unb.br
Universidade pública e desenvolvimento regional: um estudo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil Marcelo Ximenes A. Bizerril

2 Sistema de Educação Superior Brasileiro
Instituições Públicas Federais Estaduais Municipais Privadas Particulares Comunitárias Confessionais Filantrópicas Organização acadêmica: Universidades Centros Universitários Faculdades Institutos Federais (IF) Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET)

3 Instituições Públicas
25% matrículas na graduação 12,5% das IES 52% do sistema de pós-graduação Instituições Privadas 75% matrículas na graduação 87,5% das IES 48% do sistema de pós-graduação Dados do Censo da Educação Superior de 2015: 2391 Instituições de Ensino Superior (IES) matrículas no Ensino Superior (cursos de Graduação) 107 Instituições Federais 63 Universidades Federais com 328 campi

4 Universidade Pública Formação profissional e cidadã
Serviços à sociedade Ciência e Inovação Internacionalização Democracia e Liberdade Desenvolvimento e transformação social

5

6 População (milhões de hab)
OBJETIVO: caracterizar o desenvolvimento das universidades federais brasileiras nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que representam 82% do território nacional e 40% da população brasileira. Regiões Área (x1000 km²) População (milhões de hab) Número de estados IDHM médio IDHM Educação médio Norte 3853,5 15,8 7 0,684 0,587 Centro-oeste 1606,4 14,1 4 0,753 0,663 Nordeste 1554,1 53,1 9 0,660 0,564

7 Pesquisa documental de cunho exploratório
Fontes: Sitio do Ministério da Educação; Sitio do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI); Sítio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) Sítios das Universidades Federais e seus campi Contato via com Direções de alguns campi Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) - Atlas do Desenvolvimento Humano

8 Total para regiões Centro-oeste, Nordeste e Norte:
 Região Total de campi Média de campi por Universidade DP Mínimo de campi por Universidade Máximo de campi por Universidade Norte 50 5,0 3,4 1 12 Centro-oeste 24 4,8 3,3 10 Nordeste 75 4,2 1,9 9 Total 149 4,5 2,6 Total para regiões Centro-oeste, Nordeste e Norte: 33 Universidades Federais 149 campi

9 1800-1850: Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia
1920: Universidade do Rio de Janeiro (Faculdades de Medicina, Engenharia e Direito) 1940: Federalização das Universidades : Lenta mas contínua expansão das Universidades Federais (UF) : Interrupção na expansão das UF : Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) 2015: Nova interrupção na expansão das UF. Cortes orçamentários das UF

10 Número de campi das Universidades Federais
Centro-oeste, Nordeste e Norte Centro-oeste

11 Padrão de criação de novos campi das universidades federais:
- oferta de poucos cursos de graduação, e instalações provisórias. Novas universidades estratégicas Universidade de Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Transformação de campi em novas universidades Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Criação de novos campi Consolidação de campi já existentes

12 52 Técnicos-administrativos 1150 Graduandos 150 Pós-graduandos
2002: 42 campi 2010: 230 campi 116 Professores 52 Técnicos-administrativos 1150 Graduandos 150 Pós-graduandos

13 -Alto investimento nas instituições privadas (ProUni, FIES)
Críticas às políticas para o ensino superior, empregadas pelo governo brasileiro na última década - Mercantilização do conhecimento a partir da massificação da educação a distância e do ensino profissional e tecnológico - Limitações no planejamento estratégico e de longo prazo no processo de expansão dos campi das instituições federais

14 Conclusões - As políticas de expansão das universidades federais resultaram em marcante crescimento do ensino superior público na última década. - O processo de expansão das universidades federais pode trazer importantes contribuições ao desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. - A crise político-econômica do país traz forte instabilidade a esse processo uma vez que grande parte dos novos campi está em fase de implantação. - A compreensão das universidades federais como instituições estratégicas ao desenvolvimento, tanto humano quanto regional, é atualmente uma necessidade premente ao poder público federal e à sociedade brasileira.

15 Apoio: Prof. Marcelo Bizerril


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