A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACIDENTE ESCORPIÔNICO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACIDENTE ESCORPIÔNICO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 ACIDENTE ESCORPIÔNICO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
André Luiz Barbosa de Lima, Monica Baumgardt Bay, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira, Antonio Welhington da Silva Resumo O escorpionismo apresenta importante causa de morbimortalidade em virtude da frequência com que ocorre e da sua potencial gravidade. Neste sentido, o estudo epidemiológico mediu a incidência de acidentes escorpiônicos no estado do Rio Grande do Norte, Brasil, utilizando-se uma amostra aleatória de casos notificados no ano de 2011 obtidos da base do sistema de informação de agravos de notificação (SINANET) da secretaria de estado da saúde pública (SESAP/RN), com consentimento expresso da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) para análise dos dados. Utilizou-se o teste t de Student para comparar as médias de idade, o teste binomial para avaliar as proporções entre gêneros, raças, locais do corpo afetado, gravidade do caso e manifestações de sintomas, e o teste Qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher para avaliar a associação entre as variáveis categóricas, ao nível de significância α=0,05. A incidência foi de 82 casos/ habitantes, onde dentre os 167 municípios a capital potiguar apresentou maior incidência com 229 casos/ habitantes. A região metropolitana apresentou também importante número de registros de notificação, confirmando a alta prevalência escorpionismo em áreas urbanizadas, uma importante característica do escorpionismo no Brasil. A proporção de mulheres atingidas foi maior, igualmente ocorrendo em adultos/idosos quando comparados às crianças/adolescentes. O local de acidente coincide grande parte com o município de residência do acidentado. Os membros inferiores constituíram o principal local onde o indivíduo foi agredido, seguidos de membros superiores, tronco e cabeça. A grande maioria dos casos apresentaram gravidade de curso leve e cura, principalmente com manifestações locais de dor e edema. Somente 0,85% necessitaram de soroterapia específica. Mas, as manifestações sistêmicas pareceram apresentar importante papel na gravidade do acidente escorpiônico e a letalidade foi de 0,08%, com apenas dois óbitos adultos no ano. Conclui-se que o Rio Grande do Norte apresenta elevada incidência de acidentes escorpiônicos, com característica endêmica importante deste agravo, necessitando de políticas de controle e prevenção de acidentes por escorpiões. Palavras-chaves: Escorpionismo, agravos, notificação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

2 Figura 01 – Distribuição dos acidentes escorpiônicos notificados no Estado do Rio Grande do Norte de acordo com o local da picada. Natal, Fonte: SINAN, 2011. Figura 02 – Distribuição dos acidentes escorpiônicos notificados no Estado do Rio Grande do Norte segundo o gênero. Natal, Fonte: SINAN, 2011. Figura 03 – Distribuição dos acidentes escorpiônicos notificados no Estado do Rio Grande do Norte de acordo com a classificação de gravidade. Natal, Fonte: SINAN, 2011. Figura 04 – Distribuição dos principais sintomas dos acidentes escorpiônicos notificados no Rio Grande do Norte. Natal, Fonte: SINAN, 2011.

3 Figura 04 – Distribuição dos acidentes escorpiônicos notificados no Rio Grande do Norte por semana epidemiológica de notificação. Natal, Fonte: SINAN, 2011.


Carregar ppt "ACIDENTE ESCORPIÔNICO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google