A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde e Riscos Ocupacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde e Riscos Ocupacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Saúde e Riscos Ocupacionais
Prof. Arruda Bastos (85)

2 Saúde e Riscos Ocupacionais
Saúde Ocupacional É um setor específico da medicina que lida com a saúde do trabalhador. O seu principal intuito é a prevenção de doenças e agravos que possam se originar no ambiente de trabalho.

3 Saúde e Riscos Ocupacionais
Saúde Ocupacional Busca a qualidade de vida do trabalhador, o bem- estar físico e emocional, em um ambiente de trabalho saudável. É um setor obrigatório em todas as empresas e o Ministério do Trabalho é responsável pela fiscalização.

4 Saúde e Riscos Ocupacionais
Risco Ocupacional É a existência da probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais. São acidentes ou doenças possíveis de acontecer devido a exposição do trabalhador durante o trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

5 Saúde e Riscos Ocupacionais
Risco Ocupacional Está relacionado ao ambiente de trabalho e a exposição: ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações. Em cada empresa e ocupação a característica do risco é diferente e depende do processo produtivo.

6 Saúde e Riscos Ocupacionais
Risco ocupacional O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: Acidental Físico Químico Biológico Ergonômico

7 Saúde e Riscos Ocupacionais
Risco ocupacional Assim, podem ser: Operacionais (acidental); Comportamentais ou ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos). Cada tipo de risco é identificado por uma cor, o que facilita a sinalização, e contribui, portanto, para a segurança do trabalhador.

8 Saúde e Riscos Ocupacionais
Grupo 1 (verde) - riscos físicos: ruídos, vibrações, radiações ionizantes, não ionizontes, frio, calor, pressões anormais e umidade. Grupo 2 (vermelha) - riscos químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos. Grupo 3 (marrom) - riscos biológicos: vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas.

9 Saúde e Riscos Ocupacionais
Grupo 4 (amarela) - riscos ergonômicos: esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados, postura inadequada, produtividade exagerada, trabalho noturno, jornadas extensas, monotonia e repetitividade, etc. Grupo 5 (azul) - riscos de acidente: conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, etc.

10 Saúde e Riscos Ocupacionais
1) Agentes Físicos Consideram-se agentes de riscos físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações, etc. A gravidade do risco depende de sua concentração no ambiente de trabalho.

11 Saúde e Riscos Ocupacionais
2) Agentes Químicos Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

12 Saúde e Riscos Ocupacionais
2) Agentes Químicos (continuação) Os danos à saúde podem advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.

13 Saúde e Riscos Ocupacionais
3) Agentes Biológicos Consideram-se como agentes biológicos as bactérias, vírus, fungos, parasitas, entre outros. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o trabalhador, podem provocar doenças.

14 Saúde e Riscos Ocupacionais
3) Agentes Biológicos (continuação) Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos. É o caso das indústrias de alimentação, hospitais, limpeza pública, laboratórios, etc. Para que essas doenças possam ser consideradas doenças profissionais, é preciso que haja exposição do funcionário a estes microorganismos.

15 Saúde e Riscos Ocupacionais
3) Agentes Biológicos (continuação) As principais vias envolvidas num processo de contaminação biológica são a via cutânea ou percutânea (com ou sem lesões - por acidente com agulhas e vidraria, na experimentação animal - arranhões e mordidas), a via respiratória (aerossóis), a via conjuntiva e a via oral.

16 Saúde e Riscos Ocupacionais
3) Agentes Biológicos (continuação) Esses riscos são avaliados em função do poder patogênico do agente infeccioso, da sua resistência no meio ambiente, do modo de contaminação, da importância da contaminação (dose), do estado de imunidade do manipulador e da possibilidade de tratamento preventivo e curativo eficazes.

17 Saúde e Riscos Ocupacionais
4) Agentes Ergonômicos Qualquer fator que possa interferir nas caractarísticas psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc. A ergonomia ou engenharia humana é uma ciência relativamente recente que estuda as relações entre o homem e seu ambiente.

18 Saúde e Riscos Ocupacionais
4) Agentes Ergonômicos (continuação) Podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos; Podem povocar sérios danos à saúde do trabalhador por alterações no estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: LER/DORT, cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo, tensão, ansiedade, problemas de coluna, etc.

19 Saúde e Riscos Ocupacionais
5) Agentes de Acidentes Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidentes: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

20 Saúde e Riscos Ocupacionais
5) Agentes de Acidentes Arranjo físico deficiente - É resultante de: prédios com área insuficiente; localização imprópria de máquinas e equipamentos; má arrumação e limpeza; sinalização incorreta ou inexistente; pisos fracos e/ou irregulares.

21 Saúde e Riscos Ocupacionais
5) Agentes de Acidentes Máquinas e equipamentos sem proteção - Máquinas obsoletas; máquinas sem proteção em pontos de transmissão e de operação; comando de liga/desliga fora do alcance do operador; máquinas e equipamentos com defeitos ou inadequados; EPI inadequado ou não fornecido.

22 Saúde e Riscos Ocupacionais
5) Agentes de Acidentes Ferramentas inadequadas ou defeituosas - Uso incorreto; falta de fornecimento de ferramentas adequadas; falta de manutenção. Eletricidade - Instalação elétrica imprópria, com defeito ou exposta; fios desencapados; falta de aterramento elétrico; falta de manutenção.

23 Saúde e Riscos Ocupacionais
5) Agentes de Acidentes (continuação) Incêndio ou explosão - Armazenamento inadequado de inflamáveis e/ou gases; manipulação e transporte inadequado de produtos inflamáveis e perigosos; sobrecarga na rede elétrica; falta de sinalização; falta de equipamentos de combate ou equipamentos defeituosos.

24 Saúde e Riscos Ocupacionais

25 Obrigado! Prof. Arruda Bastos


Carregar ppt "Saúde e Riscos Ocupacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google