A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tomo: 2 - Módulo:XV Roteiro: 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tomo: 2 - Módulo:XV Roteiro: 2"— Transcrição da apresentação:

1 Tomo: 2 - Módulo:XV Roteiro: 2
Obstáculos à reprodução Tomo: Módulo:XV Roteiro: 2

2 Esclarecer em que condições os obstáculos à reprodução são compatíveis com a lei natural.
Analisar, à luz do Espiritismo, a utilização de anticonceptivos no planejamento familiar.

3 Vimos no Módulo VI, roteiro 3, que não há improvisação nos procedimentos que antecedem as experiências reencarnatórias. Existe, na verdade, uma planificação fundamentada na lógica e na moralidade.

4 Dessa forma, estarão previstos no planejamento reencarnatório não somente o tipo e o número de Espíritos reencarnantes, mas também as características de cada renascimento. Trata-se, obviamente, de uma planificação flexível, adaptável à realidade da vida no plano físico e de acordo com as provações programadas para o Espírito, uma vez que os Orientadores Espirituais compreendem que uma série de interferências pode ocorrer, independentemente da vontade do reencarnante.

5 Se um Espírito, por exemplo, não pode renascer como filho de um casal,
por força das circunstâncias, retornará como neto, sobrinho, filho adotivo ou sob outra forma que a Providência Divina determinar. O importante é que os planos definidos no planejamento reencarnatório sejam atendidos.

6 Joanna de Ângelis nos elucida: Alegações ponderosas que merecem consideração vêm sendo arroladas para justificar-se a planificação familiar através do uso dos anticonceptivos de variados tipos. São argumentos de caráter sociológico, ecológico, econômico, demográfico, considerando-se com maior vigor os fatores decorrentes das possibilidades de alimentação numa Terra tida como semi-exaurida de recursos para nutrir aqueles que se multiplicam geometricamente com espantosa celeridade... [...]

7 Sem dúvida, estamos diante de um problema de alta magnitude, que deve ser, todavia, estudado à luz do Evangelho e não por meio dos complexos cálculos frios da precipitação materialista. O homem pode e deve programar a família que deseja e lhe convém ter: número de filhos, período propício para a maternidade; nunca, porém, se eximirá aos imperiosos resgates a que faz jus, tendo em vista o seu próprio passado.

8 Podemos também dizer que, desde que os obstáculos à reprodução não firam a moral nem a ética, podem ser utilizados como, por exemplo, nos casos de gestação que põem em risco a vida da gestante. Pode, pois, regular a reprodução, de acordo com as necessidades.

9 No entanto, criar obstáculos à reprodução em atendimento aos anseios da sensualidade e da luxúria [...] prova a predominância do corpo sobre a alma e quanto o homem é material

10 Jorge Andréa nos esclarece:
No caso da utilização das pílulas anticonceptivas (anuvolatório oral), no seio das quais se encontram combinados estrógenos e progestágeno, haverá inibição dos hormônios gonadrotróficos (FSH e LH) secretados pela hipófise. Conseqüentemente, não existirá, também, estimulação para a maturação dos folículos ovarianos com a respectiva ovulação [...]. Pelo exposto, podemos avaliar o processo agressivo nas estruturas gonádicas, no organismo feminino, que as pílulas anticoncepcionais podem determinar. [...] Se as pílulas atuassem, exclusivamente, nas regiões materiais, estaríamos, de modo irrestrito, ligados aos conceitos defendidos pela ciência, quanto ao seu uso; entretanto, a existência dos campos perispirituais, praticamente a zona de acoplamento com a matéria, possibilita novos pensamentos indispensáveis à própria biologia que, por enquanto, não possui condições de mais precisa abordagem.

11 Questões

12 V V V V a) b) c) d) Marque V ou F
São contrários à lei da Natureza as leis e os costumes humanos que têm por fim ou por efeito criar obstáculos à reprodução. b) Deus concedeu ao homem, sobre todos os seres vivos, um poder de que ele deve usar, sem abusar. Pode, pois, regular a reprodução, de acordo com as necessidades. c) Obstar à reprodução, para satisfação da sensualidade, isso prova a predominância do corpo sobre a alma e quanto o homem é material. d) Em outras palavras, podemos também dizer que, desde que os obstáculos à reprodução não firam a moral nem a ética, podem ser utilizados como, por exemplo, nos casos de gestação que põem em risco a vida da gestante. V V V V

13 Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:
Bibliografia : Janeiro: FEB, Cap. 15 (Anotações oportunas), p. 2.67 1. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 84. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003, questão 693, p. 334. 2. ______. Questão 693-a, p. 334. 3. ______. Questão 694, p. 334. 4. CALLIGARIS, Rodolfo. As leis morais. 11. ed. Rio de Janeiro: FEB, Item: A lei de reprodução, p. 71. 5. FRANCO, Divaldo Pereira. S.O.S família. Por diversos Espíritos. 3. ed. Salvador [BA]: LEAL, Item: Anticonceptivos e planejamento familiar (mensagem do Espírito Joanna de Ângelis), p. 41. 6. SANTOS, Jorge Andréa. Forças sexuais da alma. 9. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. III, item: Pílula anticoncepcional. Controle de natalidade, p. 94. 7. ______. p 8. XAVIER, Francisco Cândido. Ação e reação. 25. ed. Rio de Vade Mecum on line: Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:

14 Para se cadastrar e receber mensagens:
Basta CLICAR AQUI Ou enviar um para: O Semeador está no Facebook, curtam: OBS: Não precisa escrever nada no , nem no campo assunto é só enviar o e após você recebe uma mensagem de confirmação, clique em Responder , clique em Enviar e já estará inscrito(a) para receber as mensagens. Caso queira cancelar o recebimento basta CLICAR AQUI Ou enviar um para:


Carregar ppt "Tomo: 2 - Módulo:XV Roteiro: 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google