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Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto

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Apresentação em tema: "Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto"— Transcrição da apresentação:

1 Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto
Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2

2 Conceito de Espiritismo:
O termo Espiritismo foi criado por Allan Kardec pelas razões que ele mesmo explica na Introdução de O Livro dos Espíritos: Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida. Dar-lhes outra, para aplicá-los à doutrina dos Espíritos, fora multiplicar as causas já numerosas de anfibologia.

3 Anfibologia : A anfibologia (do grego amphibolia) é considerada um vício de linguagem que vem a ser, na lógica e na lingüística moderna, um sinônimo de ambigüidade (do latim ambiguitas, atis), isto é, a duplicidade de sentido em uma construção sintática. Um enunciado é ambíguo e, portanto, anfibológico quando permite mais de uma interpretação. Exemplo: Onde está a cadela da sua mãe?  - Está-se referindo à cadela que pertence à mãe ou está-se insultando-a?

4 1.1 O que é Espiritualismo? Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na pré- existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Espiritualista Reencarnacionista Não Reencarnacionista

5 1.2 Qual a diferença entre o Espíritismo e o Espiritualismo reencarnacionista?
Diremos [...] que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos – Introdução, item 1. O espiritualismo reencarnacionista não tem as mesmas bases que o Espiritismo. Por exemplo: Os Budistas são reencarnacionistas, mas são Panteístas e acreditam na Metempsicose.

6 1.2 Qual a diferença entre o Espíritismo e o Espiritualismo não reencarnacionista?
Espiritualismo é uma denominação comum a várias doutrinas filosóficas e/ou religiosas, e tem como fundamento básico a afirmação da existência do espírito (ou alma) como elemento primordial da realidade, bem como sua autonomia, independência e primazia sobre a matéria. Em sentido mais amplo, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. material

7 2. Objeto do Espiritismo:
Assim como a Ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual. O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

8 2. 2 Qual o OBJETIVO do Espiritismo:
Tem por objetivo a Evolução Moral dos Homens e mostrar a importância da aliança entre Ciência e Religião.

9 Questões

10 F V V V a) b) c) d) Marque V ou F
O termo Espiritismo NÃO foi criado por Allan Kardec b) Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida. E são diferentes de Espiritismo. c) Um enunciado é ambíguo e, portanto, anfibológico quando permite mais de uma interpretação. Exemplo: Onde está a cadela da sua mãe?  - Está-se referindo à cadela que pertence à mãe ou está-se insultando-a? d) Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. F V V V

11 V F V V a) b) c) d) Marque V ou F
Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos, para indicar a crença na Doutrina Espírita, os termos espírita e espiritismo. b) Todo o ESPIRITUALISTA É ESPÍRITA. c) A doutrina espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. d) O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. V F V V

12 V F V V a) b) c) d) Marque V ou F
Assim como a Ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual. b) O Espiritismo e a Ciência não se completam reciprocamente c) O estudo das leis da matéria tinha que preceder o da espiritualidade, porque a matéria é que PRIMEIRO FERE O SENTIDOS. d) O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. V F V V

13 Marque V ou F a) Elemento material e elemento espiritual, esses os dois princípios, as duas forças vivas da Natureza. b) O Espiritismo, tendo por objeto o estudo de um dos elementos constitutivos do Universo, toca forçosamente na maior parte das ciências; só podia, portanto, vir depois da elaboração delas; nasceu pela força mesma das coisas, pela impossibilidade de tudo se explicar com o auxílio apenas das leis da matéria V V

14 Conclusão: O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações. Allan Kardec: O que é o espiritismo – Preâmbulo. Diremos [...] que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas. Allan Kardec. O livro dos espíritos – Introdução, item 1. O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. Allan Kardec: O que é o espiritismo – Preâmbulo Assim como a Ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual. Allan Kardec: A gênese. Cap. 1, item 16.

15 Vade Mecum on line: http://www.vademecumespirita.com.br Bibliografia:
1. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 1, item 5, p 2. ______. A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 48. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 1, item 16, p. 21. 3. ______. Item 18, p. 22. 4. ______. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, Introdução. Item 1, p. 13. 5. ______. O que é o espiritismo. 53. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Preâmbulo, p. 50. 6. BARBOSA, Pedro Franco. Espiritismo básico. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, (O espiritismo científico). Segunda parte, p. 103. Vade Mecum on line:

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