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Título do Trabalho: Introduções de monografias nas áreas de língua e de literatura:um estudo contrastivo de gênero. Resultados A análise teve como parâmetro.

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1 Título do Trabalho: Introduções de monografias nas áreas de língua e de literatura:um estudo contrastivo de gênero. Resultados A análise teve como parâmetro o modelo CARS, desenvolvido por Swales, cujos movimentos seguem abaixo: Movimento 1:Estabelecer o Território; Movimento 2:Estabelecer o Nicho; Movimento 3: Ocupar o Nicho. A partir desses movimentos, os resultados foram estes: Estrutura retórica que compôs as introduções das monografias na área de LITERATURA: Literatura: texto I Ordem dos movimentos I,III, I, II ,I, III, I,II,III Literatura: texto II Ordem dos movimentos III, I, III Literatura: texto III Ordem dos movimentos I, III Literatura: texto IV Ordem dos movimentos III Literatura: texto V Ordem dos movimentos I, II, III Literatura: texto VI Ordem dos movimentos I, III, I, III, I, II,III TOTALIZANDO:10 movimentos I 04 movimentos II 11 movimentosIII Porém, a estrutura retórica que compôs as introduções das monografias na área de LÍNGUA foi esta: Língua: texto I Ordem dos movimentos I, II, I, II, III Língua: texto II Ordem dos movimentos I, III, II, III Língua: texto III Ordem dos movimentos I, III Língua: texto IV Ordem dos movimentos I, II, III Língua: texto V Ordem dos movimentos II, III, II, III Língua: texto VI Ordem dos movimentos I, III TOTALIZANDO:06 movimentos I 06 movimentos II 08 movimentoIII. Assim, Os resultados indicaram que as introduções na área de língua e de literatura não apresentaram um padrão uniforme em relação à organização retórica desses textos. Na comparação com o modelo apresentado por Swales (1990), apenas dois dos dozes textos seguem o mesmo padrão de organização. Conclusões Ao findar a pesquisa, verificou-se que a estrutura retórica das introduções, em ambas as áreas, línguas e literatura, obtiveram uma estrutura não linear na ocorrência dos movimentos em relação a proposta sócio retórica de Swales (1990), dessa forma concluiu-se que elas foram escritas de maneira mais livre, sem parâmetro a ser seguido. Bibliografia HALLIDAY, M.A K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994. HYLAND, K. Disciplinary discourses: Social interactions in academic writing. Harlow: Longman, 2000. MORITZ, M. E. W. A Genre study of conclusions of research articles acros Portuguese as L1 and English as L1 and L2, Unpublished doctoral thesis Federal University of Santa Catarina Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. Introdução Desde meados da década de 90, existe um crescimento contínuo em descrever, explicar, analisar e ensinar diferentes gêneros textuais, o que se verifica pela presença freqüente do conceito de gênero em trabalhos acadêmicos. Uma das linhas de investigação examina os padrões de organização retórica de gêneros acadêmicos,estudos estes realizados a partir da publicação do modelo CARS (creating a research space) introduzido por Swales (1990). Essa linha de investigação tem se tornado muito importante para que escritores novatos compreendam a estrutura retórica de diferentes gêneros acadêmicos. Entretanto, ainda são raros os estudos sobre os trabalhos de conclusão dos cursos de graduação, a saber, as monografias. Sendo assim, por meio dessa linha de investigação a pesquisa procurou analisar a organização retórica de 12 introduções de monografias do curso de letras da Unisul-Pedra Branca, nas áreas de língua e literatura. Objetivos O projeto de pesquisa visou investigar diferenças e/ou semelhanças entre a estrutura retórica de introduções de monografias de conclusão do curso de Letras da Unisul – Pedra Branca, nas áreas de Língua e de Literatura. Metodologia O corpus para a pesquisa consistiu em 12 introduções de monografias escritas para a conclusão do curso de Letras português/inglês da Unisul – Pedra Branca, sendo 06 (seis) monografias desenvolvidas na área de língua, a saber: língua portuguesa, linguística, linguística aplicada, etc., e 06 (seis) na área de literatura. Os critérios para a composição do corpus foram: a) As monografias deveriam estar disponíveis na coordenação do curso de letras; b) Foram selecionadas monografias aprovadas com nota 9,0 (nove) ou acima de nove; c) As monografias deveriam ser indicadas pelos respectivos orientadores, professores do curso de Letras, que foram solicitados a indicar apenas as melhores monografias por eles orientadas; d) Foram selecionadas monografias defendidas nos anos de 2006 e 2007; e) Foram selecionadas apenas monografias cuja seção “introdução” estivesse explicitamente sinalizada.


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