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4 CONCEITOS BÁSICOS EM POO

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Apresentação em tema: "4 CONCEITOS BÁSICOS EM POO"— Transcrição da apresentação:

1 4 CONCEITOS BÁSICOS EM POO
Dilvan Moreira

2 Lembrando: Gap Semântico

3 Lembrando: Gap Semântico
Vantagem Quanto menor o gap, mais fácil é de entender e modificar um sistema. Modificações tendem a ser locais, afetando um ou poucos itens individuais, que são representados por código isolado em objetos. Por que é tão importante? Todo programa de computador representa objetos reais de um modo ou de outro.

4 Lembrando: Conceitos Chaves
Abstração Encapsulamento (Encapsulation)

5 Lembrando: Abstração Abstracão: Processo pelo qual
escondemos detalhes não essenciais provemos uma visão que é relevante

6 Lembrando: Encapsulamento
Encapsulamento: processo pelo qual parte interna é inacessível para proteger e manter sua integridade operações são feitas pelos usuários através de uma interface bem definida. ou information hiding

7 Veremos a teoria e depois a sua aplicação em Java
4 Conceitos Básicos Objetos Classes Herança Polimorfismo Veremos a teoria e depois a sua aplicação em Java

8 Objetos Uma entidade capaz de salvar estado (informação)e que oferece um conjunto de operações (comportamentos) para examinar ou alterar esse estado. Modelo Orientado a Objetos Os componentes dos sistemas são representados por objetos. Esses objetos representam entidades reais: clientes, carros, usuários, etc.

9 Objetos Como um objeto é visto: Objeto Cobrança: Retorna nome cliente
Efetua cobrança Adiciona impostos etc …

10 Objetos Estado (variáveis) Comportamento (métodos) Nome do cliente
Cobre do cliente Valor Adicione impostos Impostos Mude endereço etc ...

11 Objetos: O que é Importante
Encapsulamento Cria um pacote de software com métodos e variáveis relacionados. É um conceito vantajoso que traz dois benefícios básicos: Modularidade Information Hiding A única parte do objeto acessível ao mundo exterior devem ser suas operações.

12 Classes Classes Instâncias
Uma classe é uma definição, template ou molde que permite a criação de novos objetos. Ela é a descrição das características comuns de vários objetos Instâncias Um objeto que pertence a uma classe é chamado de uma instância da classe

13 Classes Videogame Instâncias da classe Man
Características são associadas a grupos de objetos A classe se torna uma abstração que descreve as características comuns dos seus objetos

14 Herança Quando duas classes tem muita informação em comum
Essa informação pode ser compartilhada se ela for extraída e colocada numa outra classe Essas características comuns são coletadas numa classe específica e as classes originais herdam dessa classe

15 Herança Videogame Características comuns de Woman e Man são colocadas em Person Woman e Man herdam essas características de Person

16 Herança: Vantagens Características comuns entre classes podem ser reusadas  promovendo o reuso de código. Redução de redundancia  Classes descendentes apenas implementam as características extras que as diferenciam de seus pais  Sistemas menores mais fáceis de entender Quando modificações são feitas na informação comum (pais)  Elas são passadas automaticamente aos filhos  Código que é fácil de modificar e evoluir

17 Perguntas?


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