A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GUERRA FRIA MITOS DA GUERRA FRIA 1º) o da superioridade da URSS;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GUERRA FRIA MITOS DA GUERRA FRIA 1º) o da superioridade da URSS;"— Transcrição da apresentação:

1 A GUERRA FRIA MITOS DA GUERRA FRIA 1º) o da superioridade da URSS; 2º) o de que a URSS jamais alcançaria os EUA no tocante ao desenvolvimento tecnológico (especialmente o da energia nuclear); 3º) o de que toda revolta ou revolução acontecia no Terceiro Mundo na realidade era incentivada por Moscou; 4º) o de que o bloco socialista constituía um monólito indestrutível.

2 A DESCOLONIZAÇÃO Os 25 anos que se seguiram à II Guerra Mundial foram assinalados, em grande parte, pela revolta da Ásia e da África contra a dominação ocidental. Essa reação desses povos então subjugados pelas potências capitalistas ocidentais, e que foi responsável pelo aparecimento de novos países, conhecida como descolonização afro-asiática.

3 a). As contradições inerentes ao próprio processo colonizador
a) As contradições inerentes ao próprio processo colonizador. A dominação só se tornou possível na medida em que os colonizadores transferiram para as áreas coloniais alguma tecnologia (ferrovias, sistemas de comunicação, melhorias portuárias, eletrificação, redes bancárias ... além do arsenal ideológico. O nacionalismo, ideologia de origem tipicamente europeia, serviu de instrumento ideológico para que o mundo afro-asiático reagisse contra a dominação.

4 b) O confronto das condições de vida entre os colonizadores e os colonizados, resultante do contato imposto pelo imperialismo. Assim, a descolonização pode ser entendida como o resultado do choque entre culturas que possuíam experiências históricas radicalmente diferentes.

5 A posição das superpotências (EUA E URSS) em relação à questão
A posição das superpotências (EUA E URSS) em relação à questão. Para os norte-americanos, embora aliados das principais potências coloniais (Inglaterra, Franca, Bélgica, Holanda...), tornava-se extremamente contraditório defender a autodeterminação dos países da Europa do Leste (Polônia, Hungria, Romênia, Bulgária... ) que passaram à órbita soviética após 1945, e não fazê-lo, com maior razão ainda, para as populações coloniais. Quanto à União Soviética, desde 1917, Lênin defendera a autodeterminação dos povos, não apenas daqueles até então submetidos ao domínio czarista. d) O enfraquecimento das potências.

6


Carregar ppt "A GUERRA FRIA MITOS DA GUERRA FRIA 1º) o da superioridade da URSS;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google