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Educação a Distância no IFCE

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Apresentação em tema: "Educação a Distância no IFCE"— Transcrição da apresentação:

1 Educação a Distância no IFCE
Márcio Damasceno

2 OFERTA FIC ETEC IDIOMAS
ALUNOS MATRICULADOS 350

3 Ofertas de Cursos Técnicos
INFRA. ESCOLAR ALIM. ESCOLAR QUIXADÁ SEC. ESCOLAR MULT. ESCOLAR QUIMICA JUAZEIRO EDIFICAÇÕES INGLÊS ESPANHOL ELTROTÉCNICA FORTALEZA INFORMÁTICA REDES S. DO TRABALHO AUTOMAÇÃO MARACANAÚ MEIO AMBIENTE IGUATU COMÉRCIO CRATO AGRONEGÓCIO PESCA ACARAÚ REST./BAR

4 Ofertas de Graduação Curso/2017 Curso/2017 Curso/2017 FORTALEZA
HOTELARIA E.P.T. L. EM MATEMÁTICA. JUAZEIRO

5 4 é o conceito obtido pelos
cursos superiores de Hotelaria e Matemática ofertados em EaD, no IFCE.

6 Ofertas de Especialização
Especialização em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica Especialização em Orientação e Mobilidade Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal em Recursos Hidricos (Em parceria com a Agencia Nacional de Águas)

7

8 Agentes envolvidos na EaD
CAPES/FNDE SETEC IFCE Prefeituras Estados EaD

9 Ações da DEAD Monitoramento dos polos de apoio presencial do Sistema UAB/E-TEC Objetivos Monitorar periodicamente os polos de apoio presencial; Orientar os mantenedores quanto a presença de fragilidades e indicar as ações corretivas necessárias; Melhorar a infraestrutura dos polo que recebem cursos de Educação a Distância; Fortalecer relações de parcerias entre os mantenedores dos polos e o IFCE; Prospectar potenciais ofertas de novos cursos; Acompanhar as auditorias efetuadas pela CAPES evitando a presença de fragilidade que possam conduzir os polos ao estado de “Não Apto”.

10 Sistemática de Monitoramento dos Polos
Análise dos indicadores de qualidade da CAPES Elaboração de um Instrumento de Avaliação Identificação dos Polos que serão avaliados Solicitação de recursos para efetivação das avaliações Programação dos Roteiros Notificação dos Mantenedores quanto as visitas de avaliações Avaliação dos Polos de apoio Presencial Envio dos Relatórios de Avaliações aos Mantenedores Acompanhamento das ações corretivas

11 Resultados Alcançados
Conclusão da avaliação de 14 (quatorze) polos de apoio presencial no estado do Ceará; Identificação de 117 fragilidades nos polos avaliados, classificadas como: pendências ou restrições; Elaboração dos relatórios de monitoramento dos polos avaliados; Análise e assinatura dos relatórios de avaliação. Notificação das fragilidades aos responsáveis (mantenedores Prefeituras ou Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado), bem como os respectivos coordenadores de polos; Os polos de São Gonçalo do Amarante e Ubajara sanaram todas as fragilidades apontadas, foram submetidos a uma fiscalização da CAPES sendo avaliados como aptos.

12 Perspectivas para 2017 Tornar “Aptos” todos os polos de apoio presenciais; Prospectar ofertas de potenciais cursos nos municípios e entornos dos polo EaD; Trabalhar para manutenção de todos os polos da EaD ativos; Ofertar 2600 vagas de cursos técnicos através da Rede e-tec na modalidade a distância Ofertar 400 vagas através da Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal em Recursos Hidricos na modalidade a distância. Ofertar 150 Vagas Especialização em EPT em Parceria com a CAPES Ofertar 810 vagas de Graduação através do Vestibular UAB , na modalidade a distância Ofertar 3000 vagas para internos do sistema prisional em Parceria com o Estado e Ministério da Justiça Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica Expandir a Oferta de vagas da Educação a Distância no Ceará

13 Formas de Utilização da Modalidade a Distância
Por meio de parcerias com outras instituições; Por meio da implantação da Portaria nº , de 10 de outubro de 2016 que revoga a Portaria MEC Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004;

14 Utilização de EaD por meio de parcerias com outras instituições
A oferta de cursos no âmbito da Rede E- tec Brasil poderá ocorrer por meio: de processo de pactuação de vagas ou da apresentação de plano de trabalho à SETEC/MEC.

15 Submissão de licenciaturas no âmbito da UAB
Publicação de edital da Capes contendo os seguintes itens básicos: Projeto pedagógico do curso (PPC) contendo as especificidades da modalidade a distância; Polos de oferta que devem estar aptos; Quantitativo de vagas por polo. O PPC submetido precisa ser previamente aprovado pela Proen Submissão do curso à Capes Documentos de acordo com o edital; Aguardar resultado da Capes; Iníciar das atividades.

16 Obrigado pela atenção


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