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Metodologia do Trabalho Científico Edgard Cornachione Silvia Casa Nova

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Apresentação em tema: "Metodologia do Trabalho Científico Edgard Cornachione Silvia Casa Nova"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Trabalho Científico Edgard Cornachione Silvia Casa Nova
Daniel Ramos Nogueira #04

2 But first… Tarefas: Atividade (postar no Moodle):
-Leitura prévia: Sampieri et al - Caps. 2 e 3 -Resolver o Quiz #1 Atividade (postar no Moodle): A2) Seleção de 1 artigo (Qual. e Quant. )

3 But first… Atividade, reações A2)
Resumos adequados com detalhamento dos métodos de pesquisa (quali ou quanti); Links com texto Zampieiri (quantitativo e qualitativo); A atividade é interessante pois permite: identificar os enfoques qualitativo e quantitativo. verificar as opções viáveis para o desenvolvimento TCC.

4 Temas Introdução (curso, temas, projetos)
Conhecimento científico & sociedade Processo de pesquisa Ideias, questão de pesquisa e problema Fontes e bases de pesquisa Pesquisa bibliográfica Pesquisa Quantitativa em CC Pesquisa Qualitativa em CC Focus groups Coleta de dados (entrevistas/questionário) Elementos formais do trabalho científico

5 Warming up... ? ? ? ?

6 Ideias de pesquisa!? Brainstorming
Como surgem as ideias (de pesquisa)? Que fontes podem ser buscadas? Qual o caminho a percorrer da ideia ao projeto de pesquisa?

7 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
A ideia: nasce um projeto de pesquisa

8 Algumas ideias… Vozes da Cidade: o sentido da telenovela na metrópole paulista Variação individual nas estratégias sexuais : alocação de investimentos parentais e pluralismo estratégico Tecnologia da educação e cursos de ciências contábeis: modelos colaborativos virtuais Encontro com a loucura: transicionalidade e ensino de psicopatologia

9 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
A ideia: Nasce um projeto de pesquisa Ideias para a pesquisa Imprecisão inicial Critérios Solucionar problemas Contribuir para elaborar teorias Ser novidade Incentivar a pesquisa Fontes Textos, recursos audiovisuais, teorias, descobertas, conversas, crenças, intuições, internet Precisão são cujos têm provêm de e exigem que podem ser

10 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
A ideia: Nasce um projeto de pesquisa A pesquisa se origina de ideias, seja qual for o enfoque que se terá, qualitativo ou quantitativo. A ideia é o motor do processo de pesquisa. Todavia, no seu início as ideias podem ser imprecisas ou confusas.

11 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
A ideia: Nasce um projeto de pesquisa Representa a primeira aproximação da realidade que se pretende pesquisar…

12 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Onde buscar e como surgem as ideias? Fontes de ideias: Materiais escritos (livros, revistas, jornais, periódicos, e teses). Materiais audiovisuais (Internet, fóruns etc.). Teorias, descobertas de outras pesquisas. Observações de fatos. Discussão com colegas. Crenças, intuições e percepções. Solicitações de superiores, colegas e clientes (ideias para executar)… Depois é preciso discutir, refinar ou modificar….

13 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
O que ajuda a definir a ideia? Ideias iniciais Pesquisar e ler artigos e livros sobre o tema (use as base de dados disponíveis). Conversar com pesquisadores. Assistir filmes sobre o tema. Pesquisas em sites da Internet. Realizar atividades relacionadas.

14 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Necessidade de conhecer antecedentes É necessário conhecer estudos, pesquisas e trabalhos anteriores. Características de uma boa idéia: É inovadora, não trata de temas que já tenham sido estudados muito a fundo >>>“batidos” ou “requentamento”>>> tema pouco conhecido ou um novo enfoque para um tema já bastante estudado. É estruturada >>> clareza e formalidade>>>ler, consultar pesquisadores, analisar/observar. É delimitada >>> tem um foco específico, que envolve definir perspectiva (disciplina que orienta) e enfoque (qualitativo, quantitativo ou misto).

15 Pesquisa prévia dos temas
Hernández Sampieri (c) Derechos reservados McGraw-HIll Pesquisa prévia dos temas Quanto mais se conhece, mais eficiente e rápido é o refinamento… Temas pesquisados, estruturados e formalizados >>>fácil acesso a documentos e materiais. Temas pesquisados, porém menos estruturados e formalizados >>>poucos documentos escritos e outros materiais; buscar pesquisas não publicadas e meios informais. Temas pouco pesquisados e estruturados >>>maior esforço de pesquisa. Temas não pesquisados>>>oportunidade??!! 15 15

16 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Quais os critérios para gerar boas ideias? Boas ideias de pesquisa …. incentivam, intrigam e excitam pessoalmente. não são necessariamente novas, mas são inovadoras>> contextos diferentes ou novos caminhos. podem servir para elaborar teorias e solucionar problemas. servem para gerar novas questões e dúvidas

17 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Exemplos de ideias? Levantar os dados das empresas do Índice Ibovespa que mais investem em cultura e verificar a existência de uma relação com a valorização de suas ações. A apuração do resultado econômico em órgãos da administração pública. Impacto da Lei anti-fumo nos bares e restaurantes de São Paulo.

18 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Exemplos de ideias? A auto-estima da guarda municipal e sua relação com a postura ética. A educação sexual dos adolescentes e sua percepção do casamento (ou do relacionamento marital). Neurolinguística e sua relação com as vendas. A cultura organizacional e a hierarquia de valores em diferentes países.

19 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Exemplos de ideias? Os efeitos em médio e longo prazo das pensões sobre as finanças municipais. Implantação de um novo sistema de qualidade em uma empresa. Redesenho de um negócio (produção e capacidade instalada).

20 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Exemplos de ideias? Mudanças no sentido de vida da nova geração da terceira idade (120 anos de esperança de vida). A mudança no conceito de família e os novos laços familiares.

21 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
PLANEJAMENTO DO PROBLEMA Planejamento do Problema de pesquisa Elementos necessários Viabilidade Justificativa Pesquisa Objetivos Critérios Clareza Possibilidade de coleta de dados Relação entre variáveis ou elementos que são partem de parte de a serem seguidos que são

22 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
PARA REFLETIR !!!! O planejamento do problema é o fator mais importante para iniciar um projeto, não é possível obter um bom resultado sem primeiro determinar o que deve ser alcançado. Executar bem esta primeira atividade de investigação trará como consequência o desenvolvimento do trabalho de modo harmonioso objetivo

23 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
O que é Formular o Problema de Pesquisa? Aperfeiçoar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa. O que pode ajudar: Ler sobre o tema (Ler, Ler, Ler, Ler e.... Ler) Familiarizar-se com o tema Buscar estudos anteriores Empenhar-se Habilidade pessoal O enfoque escolhido Nível de complexidade da idéia.

24 Critérios para formular o problema
Hernández Sampieri (c) Derechos reservados McGraw-HIll Critérios para formular o problema Expressa relação entre duas variáveis. É formulado claramente e não apresenta ambiguidade, de forma interrogativa. Implica a possibilidade de realizar um teste empírico (enfoque quantitativo) ou uma coleta de dados (enfoque qualitativo). 24 24

25 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Quais elementos estão contidos na formulação do Problema de Pesquisa? Objetivos da pesquisa>>O que a pesquisa pretende: resolver um problema, testar empiricamente uma teoria, formular um problema ou induzir o conhecimento>> claros, alcançáveis e congruentes >> Geral e específicos. Questões de pesquisa>> Quanti x Quali >> Claras e Delimitadas, procedimentos >> Gerais x Específicas >> Limites temporais e espaciais, sujeitos. Justificativa>>conveniência da realização e benefícios que trará. Conheça mais sobre o projeto de pesquisa:

26 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Critérios para avaliar o valor potencial de uma pesquisa Conveniência>> Qual utilidade da pesquisa? Relevância social >> Qual o alcance social? Implicações práticas>> Terá uma aplicação? Poderá ser utilizado por pessoas ou empresas? Valor teórico>> Contribuirá para a ciência/conhecimento? Utilidade metodológica>> Criará um novo instrumento de coleta ou análise de dados? Viabilidade da pesquisa>> é viável, tem recursos suficientes para executar a pesquisa, acesso? Consequências da pesquisa>> novas pesquisas, descobertas, aprofundamento da pesquisa (mestrado, doutorado)?

27 Próxima aula... Atividade (no Moodle):
- A3) Identificar uma oportunidade de pesquisa, registrar a contribuição esperada e o enfoque (Quant/Qual/Misto) mais apropriado. O registro dessa atividade deve ter até 300 palavras.


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