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O FUTURO DO PGCM SEMINÁRIO

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Apresentação em tema: "O FUTURO DO PGCM SEMINÁRIO"— Transcrição da apresentação:

1 O FUTURO DO PGCM SEMINÁRIO
Rogério Rufino Coordenador da PGCM

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6 Modelo Atual de Avaliação - 2017
CONSIDERAÇÃO RECONSIDERAÇÃO RECURSO Avaliação por Coordenadores de PG da Medicina I (28/104) Avaliação por 50% do corpo inicial de coordenadores + 50% de novos coordenadores Presidência da Capes Avaliação por Coordenadores de Áreas (49/4.177) Avaliação por coordenadores de Área Liberação de Resultado Preliminar Divulgação do Resultado Final 20 de Dezembro de 2017

7 Modelo Atual de Avaliação - 2017
CONSIDERAÇÃO Avaliação por Coordenadores de PG da Medicina I (28/104) Avaliação por Coordenadores de Áreas (49/) Liberação de Resultado Preliminar

8 Modelo Atual de Avaliação - 2017
CONSIDERAÇÃO Avaliação por Coordenadores de PG da Medicina I (28/104) Avaliação por Coordenadores de Áreas (49/) Liberação de Resultado Preliminar

9 Avaliação por Coordenadores de Áreas (49/4.177)
Modelo Atual de Avaliação CONSIDERAÇÃO Avaliação por Coordenadores de Áreas (49/4.177)

10 Avaliações do PGCM 2002-2003 2004-2006 2007-2009 2010-2012 2013-2016
Ficha de Avaliação Ficha de Avaliação Ficha de Recomendação Ficha de Avaliação Ficha de Avaliação Proposta Adequado Muito Bom Corpo Docente Bom Corpo Discente Produção Intelectual N/A Regular Inserção Social Conceitos Possíveis Insuficiente>>>Fraco>>>Regular>>>Bom>>>Muito Bom

11 Quesito e Itens 1 – Proposta do Programa Conceito por Item 1.1. Coerência, consistência, abrangência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e proposta curricular Muito Bom 1.2. Planejamento do programa com vistas a seu desenvolvimento futuro, contemplando os desafios internacionais da área na produção do conhecimento, seus propósitos na melhor formação de seus alunos, suas metas quanto à inserção social mais rica dos seus egressos, conforme os parâmetros da área. 1.3. Infraestrutura para ensino, pesquisa e, se for o caso, extensão Conceitos Possíveis Insuficiente>>>Fraco>>>Regular>>>Bom>>>Muito Bom

12 Quesito e Itens 1 – Proposta do Programa Conceito Muito Bom
Apreciação: A proposta é muito boa, visa a formação de Recursos Humanos em níveis de Mestrado e Doutorado Acadêmicos e a investigação científica de problemas de saúde de populações urbanas em seus mecanismos básicos. Os docentes participantes das diferentes disciplinas possuem 4 linhas de Pesquisa relacionadas com diferentes mecanismos de problemas de saúde de populações urbanas, seus mecanismos básicos e agentes associados. O programa possui laboratórios bem equipados sendo um deles multiusuário com Microscópio Confocal, Biblioteca e Serviços de Informática. O docente permanente é obrigado a ministrar 8 horas de aula/semana no Curso de Graduação. Vários egressos se tornaram docentes e/ou pesquisadores de Universidades do País. O programa está envolvido também com Ensino à distância para difusão conhecimento, possui 7 disciplinas que utilizam tecnologias de informação para educação e serviços de saúde. Vários docentes mantém intercâmbios com docentes de Universidades Nacionais e Internacionais. O programa tem disciplinas ministradas na língua Inglesa oferecidas para Docentes com atividades fora do país. Seus docentes estão envolvidos em serviços de extensão através da Faculdade de Ciências Médicas e na Organização de Eventos para divulgação de conhecimentos com participação de convidados exterior. Conceitos Possíveis Insuficiente>>>Fraco>>>Regular>>>Bom>>>Muito Bom

13 Peso (15%) Conceito por Item Métricas
Quesito e Itens 2 – Corpo Docente Peso (15%) Conceito por Item Métricas 2.1. Perfil do corpo docente, consideradas titulação, diversificação na origem de formação, aprimoramento e experiência, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. 10% Muito Bom 2.2. Adequação e dedicação dos docentes permanentes em relação às atividades de pesquisa e de formação do programa. 30% Bom MB = > 70% B = 60-69% R = 50-59% F = 40-49% D = < 40% 2.3. Distribuição das atividades de pesquisa e de formação entre os docentes do programa. MB = > 80% B = 79% R = 69% F = 59% D = < 50% 2.4. Contribuição dos docentes para atividades de ensino e/ou de pesquisa na graduação, com atenção tanto à repercussão que este item pode ter na formação de futuros ingressantes na PG, quanto (conforme a área) na formação de profissionais mais capacitados no plano da graduação. 20% B = 70-79% R = 60-69% F = 50-59% D < 50% 2.5. Captação de recursos e bolsas de apoio à pesquisa em agências de fomento à pesquisa. MB = 50% ou mais B = 49% R = 39% F = 29% I < 20%

14 Quesito e Itens 2 – Corpo Docente Conceito Muito Bom
O número de docentes no programa variou de 61 a 68 e de colaboradores de 23 a 27. Vinte quatro dos docentes possuem Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq e muitos tem alunos de Iniciação Científica e Projetos Financiados. Vários docentes. participam ou são responsáveis pelas Disciplinas no Programa. O docente permanente é obrigado a ministrar 8 horas de aula por semana para os alunos de graduação. Quarenta e seis dos docentes orientaram 2 ou mais alunos de Mestrado ou Doutorado do programa, 19 orientaram 1 e 6 não orientaram nenhum. O número médio de alunos orientados por docente no programa foi de 2,2 (Mestrado ou doutorado). Em relação a pontuação pela produtividade, 26% possuem < que 3, 61% 4, 51% 5, 31% 6 e 26% 7. Os docentes do programa mantém intercâmbios com pesquisadores de outras Instituições Nacionais e Internacionais. Número médio de orientações por docente permanente (número de orientações/total de docentes permanentes) Proporção de docentes permanentes com 3 a 8 alunos no período MB = 3,0 a 8,0 alunos B = 2,0-2,9 R = 1,0-1,9 F = 0,1-0,9 I=0 MB = 71 – 100% B = 61 – 70% R = % F = 21 – 40% I < 20%

15 Proporção com 3 ou mais alunos
3 – Corpo Discente, Teses e Dissertações Peso (35%) Conceito por Item Critérios 3.1. Quantidade de teses e dissertações defendidas no período de avaliação, em relação ao corpo docente permanente e à dimensão do corpo discente. 20% Muito Bom ME MB ≥ 50% B = 30-49% R = 20-29% F = 15-19% I < 15% DO > 25% B = 15-24% R = 10-14% F = 5-9% < 5% 3.2. Distribuição das orientações das teses e dissertações defendidas no período de avaliação em relação aos docentes do programa Bom MB ≥ 80% B = 70-79% R = 60-69% F = 50-59% I < 50% MB = 3,0 a 8,0 alunos B = 2,0-2,9 R = 1,0-1,9 F = 0,1-0,9 I = 0 Proporção com 3 ou mais alunos MB = 71 – 100% B = 61 – 70% R = % F = 21 – 40% I < 20% 3.3. Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores da pós-graduação e da graduação (no caso de IES com curso de graduação na área) na produção científica do programa, aferida por publicações e outros indicadores pertinentes à área. 50% MB ≥ 40% B = 30 a 39% R = 20 a 29% F = 10 a 19% I < 10% 3.4. Eficiência do Programa na formação de mestres e doutores bolsistas: Tempo de formação de mestres e doutores e percentual de bolsistas titulados 10% MESTRADO MB ≤ 30 meses B = 32 meses R = 36 meses F = 42 meses I ≥ 42 meses DOUTORADO MB ≤ 54 meses B = 58 meses R = 63 meses F = 68 meses I ≥ 68 meses

16 MB = publicações >B1;
Quesito e Itens 3 – Corpo Discente, Teses e Dissertações Conceito BOM Apreciação Os números de alunos titulados no período foi de 56 (Teses de Doutorado) e 108 (Dissertações de Mestrado) e os dos que ingressaram foi de 154 (Doutorado) e 210 (Mestrado). O número de alunos/orientador foi de 2,2 ( Mestrado+Doutorado), 6 não orientaram nenhum aluno, 19 orientaram 1 e 46 orientaram mais do que 4 alunos. O número de publicações (trabalhos completos) com discentes e/ou egressos no período foi de 47 (aproximadamente 15%): 8 (A1), 11 (A2) e 28 (B1), enquanto que o de publicados só com docentes permanentes foi de 306: 78 (A1), 60 (A2) e 178 (B1). O tempo de Titulação para Dissertações de Mestrado foi de 26 M e 45 M para Teses de Doutorado. Avaliar a razão de discentes e egressos autores com publicações em relação ao número de titulados (soma dos produtos com autoria discente no quadriênio/número de alunos titulados no quadriênio) Número de publicações com autoria discente/total de publicações do Programa Qualificar a produção discente com base no WebQualis periódicos da área MB = 0,8 - 1,0 B = 0,6 - 0,79 R = 0,40-0,59 F = 0,20 a 0,39 I = < 0,20 MB ≥ 40% ou mais B = 30 a 39% R = 20 a 29% F = 10 a 19% I = < 10% MB = publicações >B1; B = publicações B2; R = publicações B3; F = em periódicos B4; I = abaixo de B4;

17 Peso (40%) Conceito por Item Critérios Bom Regular
Quesito e Itens 4 – Produção Intelectual Peso (40%) Conceito por Item Critérios 4.1. Publicações qualificadas do Programa por docente permanente 40% Bom MB > 320 pontos B = pontos R = pontos F = pontos I < 120 pontos 80% dos DP 4.2. Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente permanente do Programa 50% Regular 4.3. Produção técnica, patentes e outras produções consideradas relevantes 10% 50% (pontos) da produção intelectual, para cursos nota 5 ou superior DEVEM incluir produções dos extratos A1, A2 e B1 MB > 80% DP B = 60-79% R = 40-59% F = 20-39% I < 20%. 4.4. Produção Artística, nas áreas em que tal tipo de produção for pertinente N/A ------

18 4 – Produção Intelectual Conceito REGULAR
Quesito e Itens 4 – Produção Intelectual Conceito REGULAR Apreciação O número de publicações (Trabalhos Completos) dos Docentes permanentes foi de 306: 78 (A1), 60 (A2) e 178 (B1). A maioria (65%) dos docentes obtiveram pontuação 4; 74% atingem pontuação para nota 3. Vinte e quatro docentes possuem Bolsa de Produtividade de Pesquisa do CNPq. Para alcançar a nota 3, a produção intelectual média dos docentes permanentes deve corresponder a, no mínimo, 160 pontos no quadriênio anterior, além de que, 80% ou mais com produção intelectual individual de pelo menos, 160 pontos no quadriênio anterior Proporção de docentes permanentes com 3 a 8 alunos no período MB = 3,0 a 8,0 alunos B = 2,0-2,9 R = 1,0-1,9 F = 0,1-0,9 I=0 MB = 71 – 100% B = 61 – 70% R = % F = 21 – 40% I < 20%

19 Quesito e Itens 5 – Inserção Social Peso (10%) Conceito por Item 5.1. Inserção e impacto regional e (ou) nacional do programa 40% Muito Bom 5.2. Integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa e desenvolvimento profissional relacionados à área de conhecimento do programa, com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação. 3.3. Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores da pós-graduação e da graduação (no caso de IES com curso de graduação na área) na produção científica do programa, aferida por publicações e outros indicadores pertinentes à área. 20%

20 Quesito e Itens 5 – Inserção Social Conceito Muito bom Apreciação
O programa oferece 7 disciplinas de Ensino a distância que utilizam tecnologias de informação para educação e Serviços de Saúde. Além disso tem projetos de extensão que envolvem atenção á Saúde com colaboração da Faculdade de Ciências Médicas. Os docentes participam da Organização de Simpósios com convidados do exterior. Vários docentes do Programa mantém intercâmbios com docentes de outras Instituições do país e do exterior. Para alcançar a nota 3, a produção intelectual média dos docentes permanentes deve corresponder a, no mínimo, 160 pontos no quadriênio anterior, além de que, 80% ou mais com produção intelectual individual de pelo menos, 160 pontos no quadriênio anterior Proporção de docentes permanentes com 3 a 8 alunos no período MB = 3,0 a 8,0 alunos B = 2,0-2,9 R = 1,0-1,9 F = 0,1-0,9 I=0 MB = 71 – 100% B = 61 – 70% R = % F = 21 – 40% I < 20%

21 3 – Corpo Discente, Teses e Dissertações 35 Bom
Quesito e Itens Quesitos Peso Conceito 1 – Proposta do Programa Muito Bom 2 – Corpo Docente 15 Muito BOM 3 – Corpo Discente, Teses e Dissertações 35 Bom 4 – Produção Intelectual 40 Regular 5 – Inserção Social 10

22 3 – Corpo Discente, Teses e Dissertações 4 – Produção Intelectual
Quesito e Itens Quesito Peso do Conceito Itens Peso do Item 3 – Corpo Discente, Teses e Dissertações 35 3.3. Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores da pós-graduação e da graduação 50% 4 – Produção Intelectual 40 4.1. Publicações qualificadas do Programa por docente permanente 4.2. Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente permanente do Programa. 40% 75% da Nota em Dois Quesitos

23 Para 5 todos os quesitos MB
15 itens MB Quesitos 3 e 4 obrigatoriamente MB


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