A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A VIDA CRISTÃ Lição 13 para 30 de dezembro de 2017.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A VIDA CRISTÃ Lição 13 para 30 de dezembro de 2017."— Transcrição da apresentação:

1 A VIDA CRISTÃ Lição 13 para 30 de dezembro de 2017

2 QUEM É O DÉBIL NA FÉ? (Romanos 14:1-15:3)
“Alguém que tenha apenas uma compreensão limitada dos princípios de retidão. Anela ser salvo e está disposto a fazer qualquer coisa que creia que se lhe seja pedido; mas devido a imaturidade de sua experiência cristã (cf. Heb. 5: 11 a 6: 2) e talvez ainda como resultado de sua educação anterior e de suas crenças, tenta garantir a sua salvação por meio da observação de certas regras e preceitos que na realidade não são obrigatórias para ele. Dá muita importância a essas regras; as considera como absolutamente vigentes para poder alcançar a salvação, e fica angustiado e perplexo quando vê que outros cristãos que conhece, especialmente os que parecem ser mais experientes, não compartilhem seus pontos de vista” CBA, sobre Romanos 14:1

3 PRIMEIRO PROBLEMA: A ALIMENTAÇÃO
Em que sentido a alimentação era um problema no tempo de Paulo (Romanos 14:2-3; 1 Coríntios 8)? Os sacerdotes pagãos colocavam a venda a carne que havia sido sacrificada aos ídolos. Entre os crentes havia uma discussão sobre a conveniência ou não de comer esta carne.

4 PRIMEIRO PROBLEMA: A ALIMENTAÇÃO
Quem era fraco? O que, por seus antecedentes e educação, não podia comer com a consciência limpa a carne sacrificada aos ídolos. Quem era o forte? O que cria que só há um único Deus verdadeiro e os ídolos nada são e, portanto, não podem contaminar a carne que a eles era oferecida. O PROBLEMA: O forte criticava ao fraco porque não comia a carne sacrificada aos ídolos e o fraco era levado a duvidar de sua fé.

5 SEGUNDO PROBLEMA: OS DIAS DE FESTA
Em que sentido os dias de festa eram um problema no tempo de Paulo (Romanos 14:6; Colossenses 2:16; Gálatas 4:9-10)? “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,” (Colossenses 2:16) “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.” (Gálatas 4:9-10) Alguns irmãos judeus criam que deviam seguir observando as festividades cerimoniais (Luas novas, sábados rituais, Páscoa, Pentecostes, Dia da Expiação, …) e os dias de jejum (segundas e quintas).

6 SEGUNDO PROBLEMA: OS DIAS DE FESTA
Quem era o fraco? O que cria que devia seguir observando todos ou alguns dias festivos marcados pelos rituais judaicos e a tradição. Quem era o forte? O que cria que as festividades judaicas encontraram seu cumprimento em Cristo. O PROBLEMA: O fraco queria impor a observância das festividades ao forte.

7 SOLUÇÕES SUGERIDAS POR PAULO
O forte não deve julgar ao fraco (Romanos 14:4) Deus recebe e firma a todos. Não julgar ou menosprezar a ninguém (Romanos 14:10-21) Deus julgará a todos; cada um dará conta de si mesmo e não dos outros. Ao julgar nos convertemos em tropeço e ofensa para nossos irmãos, podendo ser a causa de que nosso irmão, por quem Cristo morreu, se debilite ou abandone a fé. Cada um deve atuar de acordo com sua própria consciência, sem forçar a consciência de outros (Romanos 14:22-23) Devemos atuar de acordo com o que cremos. Se estamos equivocados, Deus nos ajudará a entender no momento que Ele considere oportuno. Fazer o que agrada a nosso próximo (Romanos 15:1-3) “Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação” (Romanos 15:2) Devemos beneficiar espiritualmente ao próximo e ajuda-lo em seu crescimento até a perfeição.

8 “Deus deseja que os cristãos respeitem a liberdade que lhes foi dada de forma tão maravilhosa. A propriedade de cada homem é válida em Cristo. Deus comprou a humanidade. A mente de um homem ou o poder de um homem não deverão reger nem controlar a consciência de outro. À vista de Deus, a riqueza e a posição não exaltam uma pessoa por cima de outra. Cada um está em liberdade de escolher o serviço de Deus, de amar o Senhor e guardar todos seus mandamentos” E.G.W. (CBA, vol. 1, Notas auxiliares sobre Êxodo, 21: 1-6)

9 O Deus da paciência e da consolação
Os de um mesmo sentir em Cristo Jesus Para que, unanimes, a uma voz, glorifiqueis a Deus 15:5 O Deus da esperança Vos encha de toda alegria e paz em nEle crer Para que transbordeis na esperança pelo poder do Espírito Santo 15:13 O Deus da paz Seja com todos vós. Amém. 15:33 Para terminar sua epístola, Paulo divide bênçãos especiais da parte de Deus para nós. Paulo deseja que tenhamos resistência perseverante, animo e paz em cada momento de nossa vida. SIGAMOS EM FRENTE !!


Carregar ppt "A VIDA CRISTÃ Lição 13 para 30 de dezembro de 2017."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google