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PublicouSamuel Luz Alterado mais de 9 anos atrás
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Danièle Hervieu Léger umcristiano@gmail.com (tim) 83002098 Tema: O evangelho dos evangélicos brasileiros. (5 – 10 laudas) Data: 10 – 04 – 2014 www.adjardimamerica.org.br O peregrino e o convertido A religião em movimento
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O que é modernidade? A teoria da secularização. - Racionalidade na frente das ações humanas. - Autonomia do indivíduo-sujeito. - Desinstitucionalização. - Sociedades ‘laicizadas’. - Sapere aude kantiano. - Exílio da religião.
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A bricolagem das crenças Indiferença em relação às crenças? Mistura de crenças no liquidificador da modernidade. A tendência da individualização (minha verdade) ‘Believing, without belonging’: Crer sem pertencer. Ecumenismo religioso ideológico.
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O fim das identidades herdadas A crise da transmissão das tradições religiosas. Crise de continuidade. (campo x cidade) Rupturas culturais. Direito de bricolar: Auto normatização da fé e desinstitucionalização. Perda da dimensão comunitária, emocional, cultura e ética.
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Figuras do religioso em movimento PRATICANTEPEREGRINOCONVERTIDO Prática obrigatória e fixa.Fluência de percurso espirituais Apesar da modernidade, a ocorrência do retorno de conversões interreligiosas. comunitária, estável e repetitiva. Associação temporária Religiosidade peregrina Mudança de religião Re-integração Re-filiação Prática regida pela instituição. Autônomo Individual Mobilidade Abraça nova identidade religiosa
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Individualização do crer Religião à la carte. Comunicação religiosa: ‘Pregação na idade mídia’. Clientela no mercado religioso. “todas as instituições religiosas precisam enfrentar o desafio da desinstitucionalização”. (p. 175)
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