Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlexandre Lage Caldas Alterado mais de 5 anos atrás
1
PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
Concepções Metodológicas para o planejamento turístico de base local e sustentável PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
2
O planejamento é uma condição necessária para a viabilidade, a organização e a sustentabilidade da atividade turística O planejamento turístico consiste em estabelecer mecanismos efetivos que possam garantir a conversão dos benefícios advindos do desenvolvimento do turismo para as populações que vivem nos lugares de destino. A não existência de ações de planejamento contribui para que as comunidades locais fiquem alheias ao processo de desenvolvimento do turismo, embora venham a ser submetidas à todas as consequências, boas e ruins, provocadas por esse desenvolvimento.
3
Para Getz (1986), “o planejamento do turismo é entendido como um processo baseado na análise e avaliação, que visa otimizar o potencial da contribuição da atividade turística para a qualidade ambiental e o bem-estar humano”. Todavia, o processo de planejamento turístico não trata apenas de decidir o que deve ser oferecido no futuro para um determinado lugar ou comunidade. A questão é muito mais complexa. O planejamento é um tipo de tomada de decisões e elaboração de políticas, ele lida, entretanto, com um conjunto de decisões interdependentes ou sistematicamente relacionadas e não com decisões individuais. (Hall, 2004, p. 24)
4
PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE PLANEJAMENTO DO TURISMO – OMT, 1994
5
PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE PLANEJAMENTO DO TURISMO – OMT, 1999
6
PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA DO PLANEJAMENTO TURÍSTICO INTEGRADO
9
Definição de Ações Estratégicas
Etapas do Planejamento Turístico Integrado ETAPA 1 ETAPA 2 ETAPA 3 Definição de Ações Estratégicas Diagnóstico Operacionalização Oficinas de Planejamento Participativo Levantamento Sócioeconômico, Ambiental e Turístico Ação Objetivo 1 Ação Ação Ações Estratégicas Fase 1 Objetivo 2 Ação Ação Articulação de Parcerias Objetivo 3 Ação Pesquisas de Campo Ação Objetivo 4 Ação Ação Sistematização e Avaliação de Resultados Objetivo 5 Ação Ações Estratégicas Fase 2 Envolvimento dos diversos atores locais Ação Objetivo 6 Ação Ação Elaboração e Validação da Agenda de Ações Objetivo 7 Ação Ação Elaboração do Diagnóstico Final Objetivo 8 Ação Ação DIAGNÓSTICO ESTRATÉGIAS OPERACIONAL
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.