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Perfil dos alunos Gestão curricular e
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numa aceção lata currículo constitui o núcleo definidor da existência da escola; um corpo de aprendizagens que a sociedade considera necessárias. (Roldão, 2013)
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Atualmente, o currículo é uma manta de retalhos: “Aquilo que temos de ter é um perfil de saída. Não queremos fazer uma reforma curricular, não estamos a falar de uma reforma curricular, mas a partir dos instrumentos que temos, definir: estamos a formar para quê, qual é o perfil de saída dos alunos? A partir daí identificar em cada disciplina o que é essencial para chegar a esse perfil e flexibilizar o resto”, disse o secretário de Estado, à margem da conferência Currículo para o Século XXI: competências, conhecimentos e valores, numa escolaridade de 12 anos, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. (Abril de 2016)
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4 Medidas Políticas Perfil dos Alunos Flexibilização do currículo
Acessível em: Flexibilização do currículo Projeto de autonomia e flexibilidade curricular (PAFC) – Despacho n.º 5908/2017, de 5 de Julho Definição das Aprendizagens Essenciais Estratégia de Educação para a Cidadania 4 Medidas Políticas
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Perfil dos alunos 1. Referencial para a educação e sistema de ensino
Autonomia e flexibilidade Aprendizagens essenciais Educação para a Cidadania 1. Referencial para a educação e sistema de ensino 2. Dispositivos curriculares criados a nível central
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Perfil dos alunos
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Prefácio Introdução Princípios Visão Valores Áreas de competências Implicações práticas Um perfil de base humanista significa a consideração de uma sociedade centrada na pessoa e na dignidade humana como valores fundamentais. (ME, 2017). Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória. p. 2
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Valores Liberdade Responsabilidade e integridade Cidadania e participação Excelência e exigência Curiosidade, reflexão e inovação Informação e comunicação Linguagens e textos Desenvolv. Pessoal e autonomia Relacionamento interpessoal Bem-estar, saúde e ambiente Sensib. Estética e artística Saber científico, técnico e tecnológico Consciência e domínio do corpo Raciocínio e resolução de problemas Princípios Áreas de competências Pens. Crítico e pens. criativo Aprendizagem Inclusão Estabilidade Adaptabilidade e ousadia Coerência e flexibilidade Sustentabilidade Base humanista Saber Visão A visão de aluno integra desígnios de qualificação individual e de cidadania democrática que se complementam e reforçam. Princípios Base Humanista Saber Aprendizagem Inclusão Coerência e flexibilidade Adaptabilidade e ousadia Sustentabilidade Estabilidade
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Competências São combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes que permitem uma efetiva ação humana em contextos diversificados. Conhecimentos Capacidades Atitudes Competência
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Implicações práticas (1/2)
Abordar os conteúdos de cada área do saber associando-os a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno ou presentes no meio sociocultural e geográfico em que se insere, recorrendo a materiais e recursos diversificados; Organizar o ensino prevendo a experimentação de técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados, promovendo intencionalmente, na sala de aula ou fora dela, atividades de observação, questionamento da realidade e integração de saberes; Organizar e desenvolver atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos intra ou extraescolares;
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Implicações práticas (2/2)
Organizar o ensino prevendo a utilização crítica de fontes de informação diversas e das tecnologias da informação e comunicação; Promover de modo sistemático e intencional, na sala de aula e fora dela, atividades que permitam ao aluno fazer escolhas, confrontar pontos de vista, resolver problemas e tomar decisões com base em valores; Criar na escola espaços e tempos para que os alunos intervenham livre e responsavelmente; Valorizar, na avaliação das aprendizagens do aluno, o trabalho de livre iniciativa, incentivando a intervenção positiva no meio escolar e na comunidade.
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Projeto de autonomia e flexibilidade curricular (PAFC)
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Autonomia e flexibilidade curricular
(Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho) (Aplicado, em 2017/2018, em regime de experiência pedagógica, com vista ao acompanhamento, monitorização e avaliação essenciais à sua reformulação e posterior generalização gradual.) Define os princípios e regras orientadores da conceção, operacionalização e avaliação do currículo dos ensinos básico e secundário, de modo a alcançar o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Define matrizes curriculares básicas, conjunto das áreas disciplinares e disciplinas e respetiva carga horária. Estabelece que as escolas podem gerir até 25 % da carga horária semanal inscrita nas matrizes curriculares base, por ano de escolaridade, ou, no caso dos cursos de educação e formação e dos cursos profissionais, da carga horária total do ciclo de formação. Possibilita a criação de domínios de autonomia curricular ou novas disciplinas, não prejudicando a existência das áreas disciplinares e disciplinas previstas nas matrizes curriculares base.
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Aprendizagens essenciais
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Aprendizagens Essenciais
Conjunto comum de conhecimentos a adquirir (isto é, os conhecimentos disciplinares estruturados, indispensáveis, articulados concetualmente, relevantes e significativos), bem como de capacidades e atitudes a desenvolver obrigatoriamente por todos os alunos em cada área disciplinar ou disciplina, tendo, em regra, por referência o ano de escolaridade ou de formação.
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Aprendizagens Essenciais disponíveis em:
Em 2017/18, apenas definidas para 1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos. Aplicáveis às escolas que aderiram ao projeto de PAFC
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Estratégia de Educação para a Cidadania
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Acessível em:
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educação para a cidadania
Domínios de educação para a cidadania
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1. Referencial para a educação e sistema de ensino
Perfil dos alunos Autonomia e flexibilidade Aprendizagens essenciais Educação para a Cidadania 2. Dispositivos de execução criados a nível central Gestão curricular local 3. Dispositivos de execução criados a nível de escola ? Que dispositivos pode o agrupamento/escola desenvolver para tornar realidade o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória? Práticas Pedagógicas Condições de trabalho na escola Desenvolvimento Curricular (…)
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