A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ms.Rosebel Trindade Cunha Prates

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ms.Rosebel Trindade Cunha Prates"— Transcrição da apresentação:

1 Ms.Rosebel Trindade Cunha Prates
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Curso de Medicina Bioestatística Professora Ms.Rosebel Trindade Cunha Prates

2 Intervalo de Confiança
          Intervalo de Confiança Aqui começamos o estudo da estatística inferencial, que é o segundo maior ramo da estatística.

3 Intervalo de Confiança
          Intervalo de Confiança Quando se trabalha com valores pontuais ou seja estimativas com o único valor para representar a população pode-se correr o risco de se ter tomado amostras que não representam bem a população. Assim sendo é mais conveniente trabalhar com intervalos de valores para se estimar valores de uma população.

4           Consiste em um conjunto de procedimentos por meio dos quais as informações obtidas com base em dados amostrais são utilizadas para o estabelecimento de conclusões e a tomada de decisões sobre a população da qual a amostra foi extraída.

5 Intervalo de Confiança
         

6           Um intervalo de confiança fornece um intervalo de valores com base na estatística amostral, dentro do qual está contido o parâmetro da população, com uma conhecida margem de erro.

7 Intervalo de Confiança
         

8 Intervalo de Confiança
          Estimador: É a função da amostra que corresponde a um parâmetro populacional. Estimativa: É o valor do estimador, calculado a partir de uma amostra. Média, moda e mediana são estimadores do valor central.

9 Intervalo de Confiança
         

10 Intervalo de Confiança
          Tipos de Estimações de Parâmetros i) Estimação Pontual ii) Estimação Intervalar

11 Intervalo de Confiança
          Estimação Pontual: É usada quando, a partir da amostra, procura-se obter um único valor de certo parâmetro populacional, ou seja, obter estimativas a partir dos valores amostrais. É uma estimativa de um único valor para um parâmetro populacional. A estimativa pontual menos enviesada da média populacional é a média amostral.

12 Intervalo de Confiança
          Estimação Intervalar: É o intervalo definido pela estimativa pontual mais/menos o erro máximo da estimativa. É um intervalo de valores usado para estimar um parâmetro populacional.

13 Intervalo de Confiança
         

14 Intervalo de Confiança
          Erro Máximo da Estimativa: Dado um nível de confiança, o erro máximo da estimativa - E (algumas vezes chamado de margem de erro ou tolerância do erro) é a maior distância possível entre a estimativa pontual e o valor do parâmetro a ser estimado. Quando n ≥ 30, o desvio padrão amostral S pode ser usado em lugar de σ.

15 Intervalo de Confiança
          Nível de confiança: É a probabilidade de que o intervalo estimado contenha o parâmetro populacional. Surge à ideia da construção de um intervalo que contenha, com um nível de confiança conhecido, o valor verdadeiro do parâmetro, baseado na distribuição amostral do estimador pontual.

16 Intervalo de confiança para a média populacional conhecida μ
Caso 1: Quando a Variância é conhecida Caso 2: Quando a Variância é desconhecida

17 Caso 1: Quando a Variância é conhecida
Intervalo de confiança para a média populacional conhecida μ Caso 1: Quando a Variância é conhecida

18 Exemplo: De experiências passadas sabe-se que o desvio padrão da altura de crianças da 5ª série é 5 cm. Colhendo uma amostra de 36 dessas crianças observou-se a média de 150 cm. Calcule um intervalo de 95% de confiança para a altura média dessas crianças IC:[ 148,37; 151,63]

19 Intervalo de confiança para a média populacional quando a variância desconhecida μ
Caso 2: Quando a Variância é desconhecida

20 EXEMPLO: A amostra 9, 8, 12, 7, 9, 6, 11, 6, 10, 9 foi extraída de uma população normal. Construir um intervalo de confiança para a média ao nível de confiança de 95%. Solução: Calcular a média e o desvio padrão da amostra e achar o IC Cuidado! n < 30 usa –se a distribuição t

21

22 Intervalo de confiança para proporção populacional p

23 Intervalo de confiança para proporção populacional p

24 EXEMPLO: Examinados 500 prontuários de pacientes numa clínica em Francisco Beltrão no primeiro semestre do ano de 2016, encontrou-se 260 pacientes com a mesma doença. Construa um intervalo de confiança - IC para a verdadeira proporção de pacientes doentes, nível de 90%

25


Carregar ppt "Ms.Rosebel Trindade Cunha Prates"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google