A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de caso- Rua Pinheiro Chagas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de caso- Rua Pinheiro Chagas"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de caso- Rua Pinheiro Chagas
Projeto “Nós Propomos!” Cidadania e Inovação em Educação Geográfica – 2012/2013 Estudo de caso- Rua Pinheiro Chagas Turma 11ºK Maria Reis, nº12 Leonor Câmara, nº15 Marta Mata, nº16 Valéria Florea, nº18

2 Introdução O projeto “Nós propomos!” insere-se no âmbito da disciplina de Geografia A, mais especificamente no “Estudo de caso”. Tem em vista mobilizar os alunos para os seguintes objetivos: -Análise e caracterização da rua; -Identificação das principais orientações do PDM ; -Identificação dos problemas urbanos existentes; -Propostas com soluções que visem um desenvolvimento sustentável. Este trabalho destaca-se pela componente prática que fornece aos alunos, dando-lhes para além da pesquisa teórica, a oportunidade de uma investigação mais direta e no terreno.

3 Metodologia Este trabalho foi essencialmente desenvolvido ao longo do 2ºperíodo e o estudo da rua foi marcado por diferentes etapas: Observação da rua; Recolha de informação na Junta de Freguesia; Sessão no CIUL; Conversa com alguns moradores e trabalhadores da rua; Palestra dada pela Esri Portugal da SIG; Levantamento fotográfico; Análise pormenorizada de cada prédio; Breve pesquisa na internet.

4 Caracterização da área em estudo
Localização da rua: A rua Pinheiro Chagas insere-se no distrito e concelho de Lisboa, na freguesia de São Sebastião da Pedreira.

5 Topónimo: O nome atribuído à rua Pinheiro Chagas foi dado em homenagem a Manuel Joaquim Pinheiro Chagas. Foi escritor, jornalista, político português, romancista, historiador e dramaturgo; Diretor de vários periódicos de Lisboa. Um dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa.

6 Descrição: Dimensão média; Pavimento: alcatrão;
Passeio: calçada portuguesa; Rua com dois sentidos e pouca circulação; Passeio central com estacionamento e árvores; Existência de alguns espaços expectantes. Número de andares: no máximo 9/ em média entre 3 a 5.

7

8 Características do edificado:
1. Dois tipos de construções: -Prédios construídos entre os anos 20 e 30 (século XX) -Construção recente 2. Materiais usados: -Exterior: argamassa de areia, cal e pedra (espessura de 50 cm) -Interior: madeira e tabiques -Edifícios novos: cimento 3. Tipologia: -Entre 6 a 9 assoalhadas -Pé direito: entre 3,20-3,40 m de altura 4. Fachadas: -Alguns conjuntos urbanos “Arte Nova” - Varandas em ferro

9

10

11 Ocupação Funcional: Funções dominantes: Residencial Serviços Privados Comércio

12 Problemas existentes na rua:
Higiene Pública (dejetos caninos, lixo no chão); Défice de lugares de estacionamento; Insegurança (rua inativa e pouca circulação); Mobilidade (falta de elevadores nos prédios) Falta de homogeneidade arquitetónica.

13 Propostas/Soluções: Criação de “sanitas” para os cães;
Fornecimento de sacos de plástico a todos os moradores que tenham animais de estimação; Aumento do número de caixotes do lixo; Alargamento do passeio; Criação de jardins nas zonas onde existem edifícos devolutos; Aumento do pessoal de limpeza de ruas; Placares de aviso sobre a poluição do ambiente; Colocação de elevadores nos prédios.

14

15 Qual a relação com o PDM? As nossas propostas vão ao encontro de alguns objetivos/estratégias do Plano Diretor Municipal, tais como: Qualificação do espaço público; Promoção da mobilidade sustentável; Incentivo à eficiência ambiental.

16 Conclusão: A realização deste trabalho teve aspetos muito positivos; despertando-nos para a questão da cidadania ativa como fator de consolidação das políticas ligadas ao estudo da cidade contemporânea. Foi uma forma de nos incentivar a pesquisar sem ser na Internet indo ao local em estudo, percebendo o que é um trabalho de campo e a sua componente prática.    Foi igualmente importante para conhecermos a nossa cidade, como funciona e os serviços que nela predominam e quem sabe poder-nos-á vir a ajudar na nossa profissão um dia mais tarde.

17 Fontes de informação: Junta de Freguesia de São Sebastião da Pedreira;
Inquéritos aos moradores da rua;


Carregar ppt "Estudo de caso- Rua Pinheiro Chagas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google