Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A Anunciação de Leonardo da Vinci
um Caso Prático em sala de aula MÓDULO 5 Paulo Simões Nunes
2
A Anunciação 1. Classificação A Anunciação
Leonardo da Vinci ( ) Executado entre 1472 e 1475 Materiais: pintura a óleo sobre painel de madeira Dimensões: 2,17 m x 0,98 m Localização: Galeria degli Uffizi, Florença Obs.: A obra esteve oculta até 1867, ano em foi descoberta num mosteiro e transferida para a Galeria degli Uffizi, em Florença. Durante algum tempo a sua autoria foi atribuída a Ghirlandaio ou Verrochio. A Anunciação de Leonardo da Vinci
3
2. Contexto histórico-cultural
2.1. A obra no seu tempo O Quattrocento em Florença: renovação cultural e artística; o mecenato principesco. O Renascimento: Humanismo, Antropocentrismo e a ancoragem à Antiguidade Clássica. A corte de Lourenço, o Magnífico: a Academia neoplatónica. A conciliação do pensamento platónico com a doutrina cristã. A pintura é entendida como um exercício intelectual: pittura e cosa mentale.
4
2. Contexto histórico-cultural
2.2. A obra e o seu autor Aprendizagem inicial na oficina de Verrochio: contacto com Ghirlandaio, Botticelli, Perugino e Filippo Lippi. Contacto com importantes humanistas e figuras ligadas ao neoplatonismo. Ampla formação na área das letras, das ciências e das artes. Aprendizagem das técnicas do desenho, da pintura, escultura, modelagem. Aprendizagem das técnicas da perspetiva. A colaboração em O Batismo de Cristo de Verrochio.
5
A colaboração em O Batismo de Cristo de Verrochio.
A execução do anjo à esquerda. Primeiras evidências da sua genialidade técnica. O Batismo de Cristo, Andrea del Verrochio, (óleo e têmpera sobre madeira, 1,77 m x 1,51 m)
6
Obras relevantes de Leonardo
A Última Ceia, (Refeitório de Santa Maria delle Grazie, Milão) Mona Lisa, (Museu do Louvre, Paris) A Virgem com Santa Ana e o Menino, (Museu do Louvre, Paris)
7
3. Análise temática A Anunciação: pintura religiosa, um dos temas mais comuns da iconografia cristã e da arte mariana católica romana. O quadro fixa o momento em que o arcanjo Gabriel, enviado por Deus, anuncia à Virgem Maria ser ela a escolhida para conceber Jesus, Filho de Deus. Apesar da sua virgindade, Maria viria a conceber milagrosamente o Filho de Deus, a quem daria o nome de Jesus (o “Salvador”). De acordo com a Bíblia, a Anunciação ocorreu a 25 de março (no calendário juliano), exatamente 9 meses antes do Natal. A Anunciação ocorreu no sexto mês de gravidez de Isabel, prima de Maria e mãe de João Batista. A Anunciação é o primeiro ato da Encarnação Divina. 26. Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré 27. a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de David. A virgem se chamava Maria. 28. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo.” 29. Ela perturbou-se com estas palavras e ficou a pensar no significado da saudação. 30. Então o anjo disse: “Nada temais, Maria! Encontraste graça junto a Deus, 31. Conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus.” Evangelho segundo São Lucas (Lucas 1:26-31)
8
3. Análise temática Maria encontra-se num palácio de arquitetura florentina, num terraço sobre o jardim, numa zona mista interior-exterior. O anjo Gabriel acaba de chegar e anuncia: “Conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus”. Maria é surpreendida nos seus afazeres quotidianos. Maria ergue a mão esquerda em sinal de respeito e submissão. Um muro baixo cerca o jardim, mas abre-se a meio, deixando ver um caminho para a floresta, ao longe, por entre o rosto e a mão do anjo. A arca de mármore que recebe o ambão (a estante de leitura) é uma citação do Túmulo de Piero e Giovanni de Médicis de Verrochio, na Igreja de San Lorenzo, em Florença. Segundo o Evangelho de S. João, Maria estaria a costurar um pano (a “tecer o Véu do Templo”), mas também pode surgir a folhear a Bíblia, numa premonição do destino, na versão de Leonardo.
9
4. Análise técnica, formal e plástica
i) Aplicação das leis da perspetiva linear. ii) Aplicação das regras da perspetiva aérea e do sfumato no tratamento da paisagem. iii) A cena está organizada numa composição de ordem geométrica e clássica. iv) A estrutura da composição baseia-se numa pirâmide, o que lhe confere equilíbrio, escala e proporção. v) As figuras estão desenhadas a partir de rigorosos estudos de anatomia, movimento e expressão. vi) As figuras estão modeladas através da técnica do chiaroscuro. vii) A paisagem, as flores e todos os elementos naturais evidenciam uma precisão naturalista e o conhecimento profundo de botânica. viii) Captação da dimensão psicológica das personagens.
10
4. Análise técnica, formal e plástica
O recurso a um espaço arquitetónico permite utilizar a perspetiva linear e contextualizar as personagens. A composição estrutura-se em duas áreas distintas, dominadas por cada uma das personagens. O centro da composição é a paisagem, esbatida ao fundo, evidenciando a técnica da perspetiva aérea. Linha do horizonte ao nível dos olhos do anjo, enquadra toda a ação.
11
4. Análise técnica, formal e plástica
A composição clássica, suportada por uma pirâmide, confere equilíbrio, ordem e escala ao tema. Uma linha intermédia acentua a absoluta geometrização da composição. O ventre de Maria ocupa um “centro nevrálgico”, na interseção das linhas estruturantes.
12
4. Análise técnica, formal e plástica
A paisagem, ao fundo, é representada através da técnica do sfumato e da perspetiva aérea. É no tratamento dos panejamentos que Leonardo evidencia o seu domínio da cor, da luz e do chiaroscuro. As asas do anjo são reproduzidas com rigor científico a partir do estudo das asas dos pássaros. 12
13
5. Leitura de significados
O centro da composição é a paisagem, o mar e as montanhas, constituindo um “vazio psicológico” onde se concentra a tensão dramática da ação. A Virgem apresenta uma face humanizada, serena e inteligente, de acordo com o contexto cultural do Renascimento. Toda a ação incide na dimensão psicológica das personagens: nos seus gestos, nas suas expressões, nas suas motivações implícitas. O muro que cerca o pátio é uma alusão ao Jardim de Éden, perdido para os homens, mas recuperado pela obediência de Maria que permitiu a Encarnação do Verbo. O anjo Gabriel segura um lírio na mão esquerda, símbolo de brancura, da virgindade e da pureza de Maria. O “tapete” de flores que reveste o pátio representa a primavera e o reflorescimento da flora e da fauna. É uma referência a 25 de março, início da primavera (no calendário juliano), e dia da Anunciação.
14
5. Leitura de significados
Maria está a ler a Bíblia, na passagem em que o profeta Isaías anuncia que uma virgem conceberá o Salvador. A concha (segundo a mitologia clássica) simboliza o sexo feminino e a fertilidade. A concha está, também, associada à água, à purificação e ao Batismo.(renovação de uma vida nova) Os lábios do anjo Gabriel não esboçam nenhuma palavra, pois a mensagem é de ordem espiritual, ele é o mensageiro de Deus. Maria é representada numa expressão de extrema beatitude, humildade e encantamento. O anjo segura um lírio na mão esquerda, símbolo da pureza de Maria. A luz divina incide sobre o rosto e faz brilhar os seus cabelos dourados.
15
5. Leitura de significados
O cipreste é a árvore da vida, símbolo da imortalidade e da ressurreição. O pinheiro representa a força vital, inquebrantável e imortal. 3 ciprestes dividem o espaço de ação do Anjo: representam o Filho, o Pai e o Espírito Santo. 7 pinheiros definem o pano de fundo da paisagem. O 4.º cipreste simboliza o Homem, pecador mas redimido através da submissão de Maria. A porta entreabre-se deixando ver o tálamo (o leito conjugal), símbolo da união entre o divino e o humano, de um modo transcendente.
16
5. Leitura de significados
O Véu do Templo simboliza a separação do mundo terreno, e a entrada na intimidade com Deus. No Templo de Salomão (em Jerusalém), um Véu separava o Santo dos Santos do resto do Templo. Quando Cristo morreu, o Véu ter-se-á rasgado de alto a baixo, desvelando a Verdade, permitindo o acesso a Deus. A montanha simboliza a transcendência, a ascensão ao Céu, representa o contacto do Homem com o divino. Espaço da natureza: meio divino e espiritual Espaço da arquitetura: meio terreno e material
17
A finalidade da pintura não é recriar a aparência das coisas, mas sim representar a intenção da alma humana. Leonardo da Vinci, Cadernos 17
18
7 6 EXERCÍCIOS PRÁTICOS Indique o nome do artista em cuja oficina Leonardo fez a sua aprendizagem inicial. Situe A Anunciação no conjunto da obra de Leonardo. Refira a fase da carreira de Leonardo em que foi produzida a obra A Anunciação. Identifique as figuras assinaladas com 1 e 2. Explicite a temática da obra A Anunciação. Indique o nome do livro (3) que a personagem feminina está a ler. Refira a mensagem de que o anjo é portador. Indique o que transporta o anjo na mão esquerda (4) e explique o seu significado. Explicite o significado do “tapete” de flores (5). Evidencie a captação da dimensão psicológica das personagens (7) na pintura de Leonardo. Explique o sentido da expressão “pittura e cosa mentale”, de Leonardo, relacionando-a com esta obra. 4 1 3 2 5 12. Refira a técnica e o material de suporte desta pintura. 13. Explicite a técnica com que Leonardo trata a paisagem (6) ao fundo. 14. Refira seis características pictóricas e plásticas presentes em A Anunciação. 15. Trace sobre a imagem as principais linhas estruturantes da composição e explique a organização do espaço. 18
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.