A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

prof. Msc. Diovani Milhorim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "prof. Msc. Diovani Milhorim"— Transcrição da apresentação:

1 prof. Msc. Diovani Milhorim
Redes token-ring 802.5 Aula 13 prof. Msc. Diovani Milhorim

2 Redes token-ring Desenvolvida pela IBM em meados dos anos 1980, o Token Ring é um protocolo de redes que utiliza uma topologia lógica de anel e funciona na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo da sua aplicação.

3 Redes token-ring Padrão IEEE 802.5 (1985) Determinística.
Método de acesso conhecido como token passing Velocidade inicial 4Mbps posteriormente aumentada para 16Mbps (1989).

4 Redes token-ring Tecnologia de camada física e enlace

5 Redes token-ring Cabeamento
Os cabos utilizados nas redes Token Ring são de par trançado com blindagem de 150 ohms. Esse tipo de cabo é denominado pela IBM de tipo 1, atingindo taxas de transferências de até 100 Mbps. O cabo Tipo 1A consegue operar com taxas próximas de 300 Mbps. Conectores proprietários "IBM data connector" "IBM data connector"

6 Redes token-ring Cabeamento
Posteriormente a IBM adicionou a possibilidade de utilizar cabos de par trançado sem blindagem com conectores RJ-45 para ligar as estações ao MAU, mas ao utilizá-los o comprimento máximo dos cabos e o número máximo de estações eram reduzidos.

7 Redes token-ring Cabeamento Topologia lógica anel
Topologia física em estrela com uso de MSAU(multstation acess unit) que simula o anel. MAUs tinham tipicamente 10 portas, sendo 8 para as estações e duas para a ligação com outros MAUs:

8 Redes token-ring Cabeamento
os cabos utilizavam o conector IBM do lado do MAU (hub) e utilizavam um conector DB9 (o mesmo utilizado nas portas seriais) do lado da estação. Apenas os cabos destinados a interligarem os MAUs utilizavam o conector IBM dos dois lados do cabo:

9 Redes token-ring Topologia lógica : ANEL
Os MSAU simulam internamente um anel evitando colisões pelo uso do token e enviando o sinal de estação a estação.

10 Redes token-ring Características: Codificação Manchester diferencial
Banda base Dois tipos de trama ( token e trama propriamente dita) Método de acesso a Mídia (MAC) utiliza token passing:

11 Redes token-ring Características: Codificação Manchester diferencial
0: transição no início do bit 1: Sem transição no início do bit

12 Redes token-ring Características: token passing:
O token é um conjunto de bits únicos Somente a estação com o token envia mensagens. Existe um tempo de posse do token O token percorre o anel em sentido único. A estação receptora lê a mensagem e retransmite ao anel. A estação transmissora recebe a retransmissão e passa o token. A adição ou exclusão de uma estação não interrompe o anel.

13 Redes token-ring Características: Quadro:

14 Redes token-ring PA-Campo de Prefácio - I
SD-Campo de controle de acesso ao meio FC-Campo de Controle do Frame DA-Campo do Endereço de Destino SA-Campo do Endereço de Origem INFO-Campo de Informação FCS-Campo de Checagem da Seqüência do Frame ED-Campo Delimitador de Fim–TT FS-Campo de Status do Frame

15 Redes token-ring FS pode possuir os seguintes códigos:
A - Address Acknowledge - Endereço Reconhecido - indica que o quadro chegou C - Copy - Cópia - indica que o quadro foi copiado pela estação de destino. E - Error - Erro - indica que quadro é defeituoso.

16 Redes token-ring O byte “Access Control” (SD) tem o formato PPPTMRRR, com os seguintes significados: PPP Bits de prioridade (afeta o tempo máximo que cada nó pode reter o token) T Tipo de Trama (1: Trama de token 0:Trama normal de dados) M Usado para operações de manutenção RRR Usado para pedir que o próximo token seja definido com a prioridade RRR

17 Redes token-ring Existe uma estação monitora da rede
Cuida da temporização Limpeza do anel. Recuperação do token

18 DESAFIO !!!!! Na rede token-ring, sua arquitetura encontra-se suportada por uma topologia lógica e uma topologia física, sendo esta última (física) do tipo: a) anel. b) barramento. c) token. d) estrela. e) ethernet.

19 DESAFIO !!!!! Considere as afirmativas abaixo;
Redes (token-ring) são confiáveis pois possuem confirmação de recebimento de quadros pelos destinatário Redes Token-ring utilizam o método token-passing para gerenciar o acesso ao meio físico e são portanto probabilísticas. Podemos afirmar que: A afirmação I é correta e a afirmação II é incorreta. A afirmação I é incorreta e a afirmação II é correta. Ambas são corretas Ambas são incorretas

20 DESAFIO !!!!! Redes do tipo token-ring com velocidade de throuput de 16 Mbps possuem capacidade de transmissão maior do que redes ethernet do tipo 10base2 e são mais eficientes pois não permitem transmissões simultâneas de dois nós. Redes do tipo Token-ring transmitem com velocidade de 16 Mpbs e possuem maior capacidade que redes ethernet do tipo 100baseTx. Podemos afirmar que: A afirmação I é correta e a afirmação II é incorreta. A afirmação I é incorreta e a afirmação II é correta. Ambas são corretas Ambas são incorretas


Carregar ppt "prof. Msc. Diovani Milhorim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google