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AS ORGANIZAÇÕES Jacqueline Rios.

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Apresentação em tema: "AS ORGANIZAÇÕES Jacqueline Rios."— Transcrição da apresentação:

1 AS ORGANIZAÇÕES Jacqueline Rios

2 Organização É um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns.

3 Uma organização é uma coletividade com uma fronteira relativamente identificável, uma ordem normativa (regras), níveis de autoridade (hierarquia),sistemas de comunicação e sistemas de coordenação dos membros (procedimentos); essacoletividade existe em uma base relativamente contínua, está inserida em um ambiente e toma parte de atividades que normalmente se encontram relacionadas a um conjunto de metas; as atividades acarretam conseqüências para os membros da organização, para a própria organização e para a sociedade

4 O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES
Executar as atividades na sociedade; Suprir necessidades materiais, sociais e culturais; É através da mesma que compreendemos e entendemos o homem e sua relação com o meio; Para a realização de tarefas que indivíduos não podem realizar sozinhos.

5 Por que existe Administração
pessoas padrão de vida Alto padrão de consumo Alto nível de produção Alta Produtividade

6 Por que existe Administração
Alta produtividade Especialização Divisão do Trabalho Mercado Vida em grupo

7 Por que existe Administração
Liderança Organização Administração

8 Organograma da Petrobras

9 A estrutura baseada em processos é uma realidade no Abastecimento.
Abrangência A estrutura baseada em processos é uma realidade no Abastecimento.

10 Complexidade das Organizações Modernas - PETROBRÁS
Segurança Meio Ambiente Saúde

11 Construção do Modelo Modelo único de gestão e certificação.
Modelo de gestão de competências Integra sistemas de gestão Modelo detalhado de processos; Definição das Interfaces entre gerências; Atribuições e Responsabilidades; Indicadores de processo; Procedimentos. Define Processos Painel de informação gerencial baseado em dados obtidos automaticamente dos sistemas de negócio disponíveis. Disponibiliza informação gerencial Modelo da base única de dados do Abastecimento; Estruturação de projetos para utilização dessa base única por todos os sistemas de negócio. Integra sistemas de negócio

12 Gestão do conhecimento
De onde viemos Visão Situação inicial Gestão da informação • Múltiplos sistemas de informações gerenciais e de negócio, dispostos em bases de dados segmentadas. Gestão do conhecimento • Atividades centradas em pessoas, baseadas em práticas informais e interfaces não explícitas. • Múltiplos modelos de gestão em diferentes estágios de implementação. • Diferentes referenciais normativos e certificadoras com elevado número de auditorias externas. Excelência de gestão

13 Gestão do conhecimento
Caminho percorrido Situação inicial • Modelo de gestão único adequado às necessidades do Abastecimento e baseado em referenciais internacionalmente aceitos. • Base única de dados; • Painel de informação gerencial. • Atividades organizadas por processos com a formalização de práticas e procedimentos. Visão • Múltiplos sistemas de informações gerenciais e de negócio, dispostos em bases de dados segmentadas. Gestão da informação • Atividades centradas em pessoas, baseadas em práticas informais e interfaces não explícitas. Gestão do conhecimento • Múltiplos modelos de gestão em diferentes estágios de implementação. • Diferentes referenciais normativos e certificadoras com elevado número de auditorias externas. Excelência de gestão

14 Tipos de Organizações Quanto à formalidade Quanto ao setor produtivo
Quanto ao setor da sociedade Quanto à classificação jurídica Quanto ao porte Quanto à globalização Quanto ao modelo organizacão

15 Quanto ao grau de formalização
Organização Formal: – divisão racional do trabalho; – critérios pré-estabelecidos; – composta por cargos, funções, relações - hierárquicas e funcionais; – não leva em conta sentimentos e emoções; – possui normas e regulamentos. Exemplos: empresas; instituições governamentais; escolas etc.

16 Quanto ao grau de formalização
Organização Informal: – surge espontânea e naturalmente; – relações pessoais de grupos informais com sentimentos ou interesses comuns; – não precisa ter limites físicos nem horários: pode se estender a horas e locais de lazer; – possui normas sociais estabelecidas pelas pessoas e não pela instituição; – as normas são respeitadas, mesmo não sendo escritas. Exemplos: grupos de amigos no trabalho; grupos de amigos no bairro etc.

17 Quanto ao Setor Produtivo
Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)- IBGE: usado também para a arrecadação de ICMS

18 Setor Primário: – agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal; – pesca; – indústrias extrativas. Setor Secundário: – indústrias de transformação; – produção e distribuição de eletricidade, gás e água; – construção civil e obras públicas. Setor Terciário: – comércio; reparação de veículos automotores,objetos pessoais e domésticos; – alojamento e alimentação; – transporte, armazenagem e comunicações

19 Setor Terciário: (cont.)
– intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados; – atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas; – administração pública, defesa e seguridade social; – educação; – saúde e serviços sociais; – outros serviços coletivos, sociais e pessoais; – serviços domésticos; – organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais.

20 Quanto ao Setor da Sociedade
Primeiro Setor ou Estado (Governamentais): – atendem a necessidade de caráter público, tendo sua gestão, pelo menos em parte, sob controle do governo; – SEM FINS LUCRATIVOS. – Ex.: prefeituras, escolas, governo em geral,postos de saúde, hospitais, saneamento,forças armadas etc.

21 Quanto ao Setor da Sociedade
Segundo Setor ou Mercado (Econômicas): – objetivam lucros; - industriais: desenvolvem atividades produtivas (transformam recursos em produtos); - comerciais: repassam produtos da indústria ao mercado consumidor; - prestadoras de serviço: serviço ocorre após a solicitação. Ex.: empresas de qualquer ramo.

22 Quanto ao Setor da Sociedade
Terceiro Setor ou Sociedade Civil (Sociais): – formado por indivíduos com mesmos interesses políticos, sociais, ideológicos, filantrópicos etc. – SEM FINS LUCRATIVOS; – são regidas pelo direito privado, mas não possuem objetivos mercantis. Ex.: ONGs, OSCIP’s, associações, fundações, entidades de assistência social, educação, saúde, esporte, meio ambiente, cultura, ciência e tecnologia, entre outras várias organizações da sociedade civil.

23 Quanto aos fins De atividades-fins De atividades- quase fim
De atividades-meios

24 Macroambiente Fatores científicos e tecnológicos Políticos Econômicos
Institucionais Sociais Demográficos Ecológicos

25 Microambiente Consumidores Fornecedores Concorrentes Regulamentadores

26 As organizações para terem êxito, devem ser capazes de gerar novos processos e preservá-los enquanto forem úteis.

27 A administração é a ferramenta, função e instrumento para tornar as instituições capazes de produzir resultados.


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