ALOÍSIO A.COLUCCI MÓDULO II – AULA 38

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Apresentação em tema: "ALOÍSIO A.COLUCCI MÓDULO II – AULA 38"— Transcrição da apresentação:

1 ALOÍSIO A.COLUCCI MÓDULO II – AULA 38
BUSCAI E ACHAREIS ALOÍSIO A.COLUCCI MÓDULO II – AULA 38

2 OBJETIVOS Evidenciar que é preciso esforço pessoal e disciplina na conquista dos valores espirituais demonstrando que os mais valiosos recursos estão ao nosso dispor na situação em que nos encontramos.

3 ABORDAGENS Ajuda-te que o céu te ajudará. Observai os pássaros do céu. Não vos canseis pelo ouro. Leis do trabalho e progresso. O que temos buscado?

4 INTRODUÇÃO No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, nos trás  a máxima: "Buscai, e achareis", que é semelhante a Ajuda-te, e o céu te ajudará, é o princípio da lei do trabalho e, consequentemente, da lei do progresso. Se não existisse o trabalho, o homem seria um ser inútil. "Se Deus tivesse liberado o homem do trabalho físico, seus membros seriam atrofiados; se o tivesse liberado do trabalho intelectual, seu Espírito permaneceria na infância, nas condições instintivas do animal. Eis por que ele fez do trabalho uma necessidade, e lhe disse: “Busca e acharás; trabalha e produzirás; e dessa maneira serás filho de tuas obras, terás o mérito da tua realização, e serás recompensado segundo o que tiveres feito".

5 INTRODUÇÃO A comunicação de Lázaro (A lei de amor, Amar o próximo como a si mesmo), diz que, "no seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos". Se analisarmos a história da Humanidade, verificaremos que no seu ponto de partida, o homem aplicava a sua inteligência para procurar alimentos, buscar os meios de preservar-se das intempéries e livrar-se dos inimigos. Com o passar dos séculos, Deus deu ao homem, mais que ao animal, o desejo de melhorar-se, o que o impulsiona à pesquisa, às descobertas, às invenções, ao aperfeiçoamento.

6 INTRODUÇÃO A Ciência veio, então, para ajudar o homem, entendendo-se que as descobertas que visam à cura das doenças, ao conforto e às melhorias que beneficiam a espécie humana têm que surgir do esforço do próprio homem. Caso contrário, o homem cruzaria os braços e ficaria simplesmente esperando que as coisas acontecessem de acordo com o seu desejo. O Evangelho registra a afirmação dos Espíritos em O Livro dos Médiuns: "Não, os Espíritos não vêm livrar o homem da lei do trabalho, mas mostrar-lhe o alvo que deve atingir e a rota que o leve a ele, dizendo: Marcha e atingirás! Encontrarás pedras nos teus passos; mantém-te vigilante, e afasta-as por ti mesmo! Nós te daremos a força necessária, se quiseres empregá-la".

7 INTRODUÇÃO Importante atentarmos para esta questão, observada no Evangelho: o progresso que cada homem realiza individualmente é insignificante. A análise do assunto é bem mais esclarecedora quando consideramos a existência e preexistência da alma. "Se as almas deixassem a Terra todos os dias, para não mais voltar, a Humanidade se renovaria sem cessar com as entidades primitivas, que teriam tudo a fazer e tudo a aprender. Não haveria razão, portanto, para que o homem de hoje fosse mais adiantado que os dos primeiros tempos do mundo, pois que para cada nascimento o trabalho intelectual teria de recomeçar. A alma voltando, ao contrário, com o seu progresso já realizado, e adquirindo cada vez alguma experiência a mais, vai assim passando gradualmente da barbárie à civilização material, e desta à civilização moral."

8 INTRODUÇÃO Esclarece o Evangelho que as palavras de Jesus: "Buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á" significam, conforme a compreensão moral, "Pedi a luz que deve clarear o vosso caminho, e ela vos será dada; pedi a força de resistir ao mal, e a tereis; pedi a assistência dos bons Espíritos, e eles virão ajudar-vos, e, como o anjo de Tobias, vos servirão de guias; pedi bons conselhos, e jamais vos serão recusados; batei à nossa porta, e ela vos será aberta; mas pedi sinceramente, com fé, fervor e confiança; apresentai-vos com humildade e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças, e as próprias quedas que sofrerdes constituirão a punição do vosso orgulho".  O Consolador, em

9 AJUDA-TE E O CEU DE AJUDARÁ
Pedi, e dar-se-vos-á, buscai, e achareis; batei, e abrir- se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, acha; e a quem bate, abrir-se-á. Ou qual de vós, porventura, é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, porventura, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Pois se vós outros, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos Céus, dará boas dádivas aos que lhas pedirem. (Mateus, VII: 7-11).

10 AJUDA-TE E O CEU DE AJUDARÁ
Segundo o modo de ver terreno, a máxima: Buscai e achareis, é semelhante a esta outra: Ajuda-te e o céu te ajudará. É o princípio da lei do trabalho, e por conseguinte, da lei do progresso. Porque o progresso é o produto do trabalho, desde que é este que põe em ação as forças da inteligência. Na infância da Humanidade, o homem só aplica a sua inteligência na procura de alimentos, dos meios de se preservar das intempéries e de se defender dos inimigos. Mas Deus lhe deu, a mais do que ao animal, o desejo constante de melhorar, ou seja, essa aspiração do melhor, que o impele à pesquisa dos meios de melhorar a sua situação, levando-o às descobertas, às invenções, ao aperfeiçoamento da ciência, pois é a ciência que lhe proporciona o que lhe falta. 

11 AJUDA-TE E O CEU DE AJUDARÁ
Graças às suas pesquisas, sua inteligência se desenvolve, sua moral se depura. Às necessidades do corpo sucedem as necessidades do espírito: após o alimento material, ele necessita do alimento espiritual. É assim que o homem passa da selvageria à civilização.  Mas o progresso que cada homem realiza individualmente, durante a vida terrena, é coisa insignificante, e num grande número deles, até mesmo imperceptível. Como, então, a Humanidade poderia progredir, sem a preexistência e a reexistência da alma? Se as almas deixassem a Terra todos os dias, para não mais voltar, a Humanidade se renovaria sem cessar com as entidades primitivas, que teriam tudo a fazer e tudo a aprender.

12 AJUDA-TE E O CEU DE AJUDARÁ
Não haveria razão, portanto, para que o homem de hoje fosse mais adiantado que o dos primeiros tempos do mundo, pois que, para cada nascimento, o trabalho intelectual teria de recomeçar. A alma voltando, ao contrário, com o seu progresso já realizado, e adquirindo de cada vez alguma experiência a mais, vai assim passando gradualmente da barbárie à civilização material, e desta à civilização moral. Se Deus tivesse liberado o homem do trabalho físico, seus membros seriam atrofiados; se o livrasse do trabalho intelectual, seu espírito permaneceria na infância, nas condições instintivas do animal. Eis porque ele fez do trabalho uma necessidade, e lhe disse:

13 AJUDA-TE E O CEU DE AJUDARÁ
Busca e acharás; trabalha e produzirás; e dessa maneira serás filho das tuas obras, terás o mérito da sua realização, e serás recompensado segundo o que tiveres feito.  É em virtude da aplicação desse princípio que os Espíritos não vêm poupar ao homem o seu trabalho de pesquisar, trazendo-lhe descobertas e invenções já feitas e prontas para a utilização, de maneira a só ter que tomá-las nas mãos, sem sequer o incômodo de um pequeno esforço, nem mesmo de pensar. Se assim fosse, o mais preguiçoso poderia enriquecer-se, e o mais ignorante tornar-se sábio, ambos sem nenhum esforço, e atribuindo-se o mérito do que não haviam feito.

14 AJUDA-TE E O CEU DE AJUDARÁ
Não, os Espíritos não vêm livrar o homem da lei do trabalho, mas mostrar-lhe o alvo que deve atingir e a rota que  leva a ele, dizendo: Marcha e o atingirás! Encontrarás pedras nos teus passos; mantém-te vigilante, e afasta-as por ti mesmo! Nós te daremos a força necessária, se quiseres empregá-la.  Segundo a compreensão moral, essas palavras de Jesus significam o seguinte: Pedi à luz que deve clarear o vosso caminho, e ela vos será dada; pedi a força de resistir ao mal, e a tereis; 

15 AJUDA-TE E O CEU DE AJUDARÁ
Pedi a assistência dos Bons Espíritos, e eles virão ajudar- vos, e como o anjo de Tobias, vos servirão de guias; pedi bons conselhos, e jamais vos serão recusados; batei à nossa porta, e ela vos será aberta; mas pedi sinceramente, com fé, fervor e confiança; apresentai-vos com humildade e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças, e as próprias quedas que sofrerdes constituirão a punição do vosso orgulho.  É esse o sentindo dessas palavras do Cristo: Buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á.

16 OBSERVAI OS PÁSSAROS DO CEU
Não queirais entesourar para vós tesouros na Terra, onde a ferrugem e a traça os consomem, e onde os ladrões os desenterram e roubam. Mas entesourai para vós tesouros no céu, onde não os consomem a ferrugem nem a traça, e onde os ladrões não o desenterram nem roubam. Porque onde está o tesouro, aí está também o teu coração.  Portanto vos digo: Não andeis cuidadosos da vossa vida, que comereis, nem para o vosso corpo, que vestireis. Não é mais a alma do que a comida, e o corpo mais do que o vestido? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem fazem provimentos nos celeiros; e, contudo, vosso Pai celestial as sustenta.

17 OBSERVAI OS PÁSSAROS DO CEU
 Porventura não sois muito mais do que elas? E qual de vós, discorrendo, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E por que andais vós solícitos pelo vestido? Considerai como crescem os lírios do campo; eles não trabalham nem fiam; digo-vos mais, que nem Salomão, em toda a sua glória, se cobriu jamais como um destes. Pois se ao feno do campo, que hoje é e amanhã é lançado no forno. Deus veste assim, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não vos aflijais, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos cobriremos? Porque os gentios é que se cansam por estas coisas. 

18 OBSERVAI OS PÁSSAROS DO CEU
Porquanto vosso Pai sabe que tendes necessidade de todas elas. Buscai primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas se vos acrescentarão. E assim não andeis inquietos pelo dia de amanhã. Porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia basta a sua própria aflição. (Mateus,  19-21, 25-34).  Se tomássemos estas palavras ao pé da letra, elas seriam a negação de toda a previdência e de todo o trabalho, e consequentemente, de todo o progresso. Segundo esse princípio, o homem se reduziria a um expectador passivo. Suas forças físicas e intelectuais não seriam postas em atividade.

19 OBSERVAI OS PÁSSAROS DO CEU
Se essa tivesse sido a sua condição normal na Terra, ele jamais sairia do estado primitivo, e se adotasse agora esse princípio, não teria mais nada a fazer. É evidente que não poderia ter sido esse o pensamento de Jesus, porque estaria em contradição com o que ele já dissera em outras ocasiões, como no tocante às leis da natureza. Deus criou o homem sem roupas e sem casa, mas deu-lhe a inteligência para produzi-las. Não se pode ver nestas palavras, portanto, mais do que uma alegoria poética da Providência, que jamais abandona os que nela confiam, mas com a condição de que também se esforcem.

20 OBSERVAI OS PÁSSAROS DO CEU
 É assim que, se nem sempre os socorre com ajuda material, inspira-lhes os meios de saírem por si mesmos de suas dificuldades.  Deus conhece as nossas necessidades, e a elas provê, conforme for necessário. Mas o homem, insaciável nos seus desejos, nem sempre contenta-se com o que tem. O necessário não lhe basta, ele quer também o supérfluo. É então que a Providência o entrega a si mesmo. Frequentemente ele se torna infeliz por sua própria culpa, e por não haver atendido as advertências da voz da consciência, e Deus o deixa sofrer as consequências, para que isso lhe sirva de lição no futuro.

21 OBSERVAI OS PÁSSAROS DO CEU
 A Terra produz o suficiente para alimentar a todos os seus habitantes, quando os homens souberem administrar a sua produção, segundo as leis de justiça, caridade e amor ao próximo. Quando a fraternidade reinar entre os povos, como entre as províncias de um mesmo império, o que sobrar para um determinado momento, suprirá a insuficiência momentânea de outro, e todos terão o necessário. O rico, então, considerará a si mesmo como um homem que possui grandes depósitos de sementes: se as distribuir, elas produzirão ao cêntuplo, para ele e para os outros; mas, se as comer sozinho, se as desperdiçar e deixar que se perca o excedente do que comeu, elas nada produzirão, e todos ficarão em necessidade.

22 OBSERVAI OS PÁSSAROS DO CEU
 Se as fechar no seu celeiro, os insetos as devorarão. Eis por que Jesus ensinou: Não amontoeis tesouros na Terra, pois são perecíveis, mas amontoai-os no céu, onde são eternos. Em outras palavras: não deis mais importância aos bens materiais do que aos espirituais, e aprendei a sacrificar os primeiros em favor dos segundos.   Não é através de leis que se decretam a caridade e a fraternidade. Se elas não estiverem no coração, o egoísmo as asfixiará sempre. Fazê-las ali penetrar, é a tarefa do Espiritismo.

23 NÃO VOS CANSEIS PELO OURO
 Não possuais ouro nem prata, nem leveis dinheiro nas vossas cintas; nem alforje para o caminho, nem duas túnicas, nem calçado, nem bordão, porque digno é o trabalhador do seu alimento.  E em qualquer cidade ou aldeia que entrardes, informai-vos de quem há nela digno, e ficai ali até que vos retireis. E ao entrardes na casa, saudai-a, dizendo: Paz seja nesta casa. E se aquela casa na realidade o merecer, virá sobre ela a vossa paz; e se não o merecer, tornará para vós a vossa paz. Sucedendo não vos querer alguém em casa, nem ouvir o que dizeis, ao sair para fora da casa, ou da cidade, sacudi o pó de vossos pés. Em verdade vos afirmo isto: menos rigor experimentará no dia do juízo a terra de Sodoma e de Gomorra, do que aquela cidade. (Mateus, X: 9-15).

24 NÃO VOS CANSEIS PELO OURO
Estas palavras, que Jesus dirigia aos seus apóstolos, ao enviá-los anunciar a boa nova pela primeira vez, nada tinham de estranho naquela época. Estavam de acordo com os costumes patriarcais do Oriente, onde o viajor era sempre bem recebido. Mas então eles eram raros. Entre os povos modernos, o aumento das viagens teria de criar novos costumes. Só encontramos agora os do tempo antigo nas regiões distantes, onde o tráfico intenso ainda não penetrou. Se Jesus voltasse hoje a Terra, não poderia mais dizer aos seus apóstolos: Ponde-vos a caminho sem provisões.

25 NÃO VOS CANSEIS PELO OURO
Juntamente com o seu sentido próprio, essas palavras encerram um sentido moral bastante profundo. Jesus ensinava, assim, aos seus discípulos, a se confiarem à Providência. Além, desde de que nada possuíam, eles não podiam tentar a cupidez dos que os recebiam. Era um meio pelo qual distinguiram os caridosos dos egoístas, e por isso lhes disse: “Informai-vos de quem é digno de vos receber”, ou seja, de quem é suficientemente humano para abrigar o viajor que nada pode pagar, porquanto esses são dignos de ouvir as vossas palavras e é pela sua caridade que os reconhecereis.

26 NÃO VOS CANSEIS PELO OURO
Quanto aos que nem sequer os quisessem receber, nem ouvir, o recomendou aos apóstolos que os amaldiçoassem? Ou recomendou que se impusessem a eles, e usassem de violência, para os constranger a se converterem? Não, mas que se retirassem pura e simplesmente, à procura de gente de boa vontade. Assim diz hoje o Espiritismo aos seus adeptos: Não violenteis nenhuma consciência; não forceis ninguém a deixar a sua crença para adotar a vossa; não lanceis o anátema sobre os que não pensam como vós. Acolhei os que vos procuram e deixem em paz os que vos repelem. Lembrai-vos das palavras do Cristo: antigamente o céu era tomado por violência, mas hoje o será pela caridade e a doçura.

27 LEIS DO TRABALHO E PROGRESSO
O QUE É PROGRESSO? É a aspiração pelo melhor, pelo bem; é a prova da existência em nós de um princípio superior, que nos encaminha para destinos mais altos, que nos lança sempre para frente, nos domínios do pensamento e da consciência. O progresso é uma Lei que se realiza independente da vontade do homem. Segundo o Espiritismo, o sentido de Progresso abrange a ideia de Perfeição e Aperfeiçoamento. Há duas espécies de progresso: O Progresso Intelectual - O Progresso Moral. Porém não marcham lado a lado.

28 LEIS DO TRABALHO E PROGRESSO
Progresso intelectual e moral. Como o avanço intelectual pode gerar o progresso moral? Ao fazer compreender o bem e o mal; o homem, então, pode usar seu livre-arbítrio com melhores escolhas. Qual o maior obstáculo ao Progresso Moral? O orgulho e o egoísmo. Se quiserdes que os Homens vivam como irmãos na Terra, não basta dar-lhes lições de moral; é preciso destruir a causa do antagonismo existente e atacar a origem do mal: o orgulho e o egoísmo.” Allan Kardec - Obras Póstumas. Progresso intelectual e moral.

29 LEIS DO TRABALHO E PROGRESSO
Estamos evoluindo? Progresso intelectual e moral. De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso? Poderia a humanidade alcançar o bem-estar moral com as suas crenças atuais. Já não é somente de desenvolver a inteligência o de que os homens necessitam, mas de elevar o sentimento e, para isso, faz-se preciso destruir tudo o que superexcite neles o egoísmo e o orgulho.

30 LEIS DO TRABALHO E PROGRESSO
A palavra "TRABALHO" tem sua origem no vocábulo latino "TRIPALIU" - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu). Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripaliu. Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.

31 LEIS DO TRABALHO E PROGRESSO
 Lei do trabalho. O trabalho é toda ocupação útil e faz parte do rol das leis morais estabelecidas pelo Criador para reger a vida de suas criaturas. • É por meio dele que o homem forja o próprio progresso, desenvolve as possibilidades do meio ambiente em que se situa e amplia os recursos de preservação da vida. Como o Espiritismo Conceitua o Trabalho ? Pedi, e dar-se-vos-á, Buscai e acharei, Batei e abrir-se-vos- à. Porque todo o que pede recebe e o que busca, acha e quem bate abrir-se-á.

32 LEIS DO TRABALHO E PROGRESSO
Ou qual de vós, porventura, é o homem que seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra. Ou se porventura, lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente. Pois se vós outros sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas dádivas aos que lhes pedirem. (Mateus,VII:7-11).  "BUSCAI E ACHARÁS",”TRABALHA E PRODUZIRÁS” e dessa maneira serás filho de suas obras, terás o mérito de sua realização e serás recompensado segundo tiveres feito. Lei do trabalho MARCHA E ATINGIRÁS! Encontrarás pedras nos teus passos mantém-te vigilante, e afasta-as por ti mesmo; tenha certeza que nos será dada força suficiente se quisermos empregá-la. Este é o sentido da palavra de JESUS: "BUSCAI E ACHAREIS" .

33 LEIS DO TRABALHO E PROGRESSO
Trabalho Voluntario. "Através do trabalho o qual não decorre troca nem permuta de remuneração, ele se modifica , crescendo no sentido moral e espiritual.” Através da autodoação consegue superar-se, revelando-se instrumento da Misericórdia Divina na construção da felicidade para todos.“ Joana de Ângelis. “Somente o nosso trabalho coletivo pode engrandecer ou destruir o organismo social, só o organismo social pode tornar-nos individualmente grandes ou miseráveis” Emmanuel. Leonardo Pereira, encontrado em:

34 O QUE TEMOS BUSCADO ? Cada pessoa em sua vida terrena é portadora de um ideal. Ele é a fala mais forte da alma, o farol cintilante dos grandes líderes iluminando-os com sua luz consoladora, como um guia amigo e leal, acompanha-os nas quedas e nos triunfos. O verdadeiro ideal nunca cessa de estar presente no coração de cada pessoa. Ele dá calor, vida e alegria a todo idealista.

35 O QUE TEMOS BUSCADO ? Até o sofrimento, uma constante na vida das pessoas, só é aceito quando o ideal espírita existe. Pois, não existindo esse sentimento, a vida humana enche-se de desespero. O verdadeiro idealista não se deixa prender aos bens materiais. Ao contrário, ilumina com a força de seu entusiasmo os grupos de trabalho onde frequenta, despertando seus companheiros em favor de obras meritórias.

36 O QUE TEMOS BUSCADO ? O idealista sincero nunca deixa que as desilusões envenenem sua alma. Deve ser consciente do tesouro de ternura que é possuidor. Esse tesouro nunca se extingue, nunca. Quanto mais solicitado, mais cresce. O espiritismo é um dos grandes ideais. Ele varre as dúvidas e ilumina as consciências nos princípios evangélicos. Explicando, consolando, amparando e iluminando a quem o segue.

37 O QUE TEMOS BUSCADO ? O Espiritismo é o ideal de um raio de um novo dia, de um amanhã onde não existem as desigualdades sociais. Um dia veremos tremular a bandeira da fraternidade em todas as nações. Somente desse forma estaremos seguindo as pegadas do mestre Jesus. O ideal espírita é o centro de tudo na vida. Faz com que busquemos o alto e saibamos construir um mundo de harmonia, fraternidade e paz. Encontrado em:

38 FONTES DE PESQUISAS O Evang .Seg. Espiritismo-Allan Kardec - Cap.XXV.
Livro dos Espíritos 3ª parte cap. III e VIII. Luz Imperecível - Cap. 163. Manual Prático do Espírita - Ney Prieto Peres -pag. 111 à Mateus 6:19 a 21, 25 a :7 a 11 e 10:9 a 15. O Livro da Esperança, Emmanuel, cap. 45. Parábolas e Ensinos de Jesus – Cairbar Schutel, p. 347.


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