A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software II"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software II
1

2 Lembrando…

3

4

5

6

7

8

9

10

11 Conferencia 3: Vista Lógica y arquitecturas especializadas.

12 Objectivo Analisar a vista lógica na concepção da arquitectura de software a partir de ilustrações de seus principais características para relacionar com o resto das vistas da arquitectura de um sistema e descrever o aplicativo que se constrói. Analizar la vista lógica en la concepción de la arquitectura de software a partir de ilustraciones de sus principales características para relacionarla con el resto de las vistas de la arquitectura de un sistema y describir la aplicación que se construye.

13 Contéudo Vista lógica de uma arquitectura de software.
Introdução a as arquitecturas especializadas.

14 ¿Quais estruturas são necessárias para satisfazer os requisitos?

15 ¿Como organizar as estruturas para satisfazer os requisitos?

16 ¿Como organizar as estruturas para satisfazer os requisitos?

17 ¿Como organizar as estruturas para satisfazer os requisitos?

18 ¿Como organizar as estruturas para satisfazer os requisitos?

19 ¿Como relacionar as estructuras para satisfazer os requisitos?

20 ¿Que propriedades externas visíveis devem ter as estruturas para satisfazer os requisitos?

21 ¿Como devem ser as estruturas para satisfazer os requisitos?

22 ¿Que função tem a vista lógica da arquitectura de software?

23 Vista Lógica Refere-se principalmente aos requerimentos funcionais do sistema e do que o sistema deve de fazer, as funções e serviços que se definiram. Se refiere principalmente a los requerimientos funcionales del sistema y de lo que el sistema debe de hacer, las funciones y servicios que se han definido.

24 Vista Lógica. Funções Identificar as estruturas do sistema (nível de dados e nível de aplicativo). Representar os componentes do sistema. Representar as relações entre os componentes do sistema.

25 Vista Lógica. Componentes
Vista de Gestão del Modelo: Pacotes. Relações entre pacotes. Diagramas de classes: Classes. Relações.

26 Vista Lógica. Componentes
Diagrama de componentes: Componentes. Relações entre os componentes. Modelos Lógico e Físico da BD: Classes persistentes. Tabelas da BD. Relações entre classes persistentes. Relações entre tabelas.

27 Vista Lógica. Resumo Contém as classes de desenho mais importantes e sua organização em pacotes e subsistemas, e a organização destes pacotes e subsistemas em capas. Também contém os diagramas de interacção. Diagramas de UML: Diagrama de Classes e Diagrama de Pacotes.

28 Pacote de desenho Um pacote de desenho é uma coleção de classes, relações, realizações de CU, diagramas e outros pacotes. Usa-se para estruturar o modelo de desenho mediante sua divisão em partes mais pequenas.

29 Subsistema de desenho É uma parte do sistema que encapsula comportamentos, expõe um conjunto de interfaces, e empacota outros elementos do modelo.

30

31 Exemplo

32 VISTA LÓGICA ¿Como se relaciona a vista lógica da arquitetura de software com o resto das vistas da arquitetura?

33 Com Vista de Despliegue:
a) Componentes a distribuir físicamente. Com Vista de Implementação: a) Classes que interactúan. Com Vista de apresentação: a) Classes que possuem atributos a ser representados. b) Classes interfaces de comunicação com o usuario a ser desenhadas visualmente. c) Classes interfaces de comunicação entre sistema a ser desenhadas lógicamente.

34

35 Arquiteturas especializadas
Encanamentos e Filtros Repositório ou Pizarra Baseada em componentes Baseadas em eventos Orientada a serviços Máquinas virtuais Modelo-Vista-Controlador N-Capas

36 Conclusões Argumenta a resposta na cada caso seja Verdadeiro ou Falso: a) A arquitectura é a representação concreta do software que se produz. b) A vista lógica permite expressar como funcionam as partes do sistema

37 Orientação del Seminario 1
Arquiteturas especializadas (próxima semana): a)Trabalho em equipas (2–5 estudantes). b)Redigir relatório da investigação. c)Exposição oral dos resultados.

38 Orientação do Seminario 1
Elementos que não devem faltar na descrição da arquitetura: Esquema de representação gráfica. Descrição dos componentes. Descrição dos conectores. Descrição das configurações mais frequêntes. Descrição das restrições mais frequêntes. Explicação de um exemplo de aplicativo.

39 Bibliografía Sommerville, I.; “Ingeniería de Software”, Parte III. Epígrafe 11.2 Páginas 224 –229. Pressman, Roger S.; “Ingeniería de software. Un enfoque práctico”. 6ta Edición. Epígrafes 5.4.2, 9.3 y Páginas 119 –121, 252 –262 y 280 –287.

40 Engenharia de Software II
40


Carregar ppt "Engenharia de Software II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google