A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rec 3- 9º ano..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rec 3- 9º ano.."— Transcrição da apresentação:

1 Rec 3- 9º ano.

2

3 OPEP OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
- Criada em 1960 tinha como objetivo defender os interesses dos países produtores de petróleo. Esta organização foi de fundamental relevância para os eventos que chamamos de 1º e 2º choque do petróleo. A OPEP é composta em sua maior parte por países árabes. Os árabes possuem conflitos étnicos e territoriais com o Estado de Israel, que por sua vez recebem apoio dos Estados Unidos.

4 1º Choque do petróleo (1973) Os países árabes participantes da OPEP e detentores das maiores reservas de petróleo do mundo utilizaram o preço do petróleo como instrumento de pressão política. Esses países diminuíram sua produção de petróleo, desta forma o preço do barril teve uma grande elevação em seu preço. Isso foi feito em represália ao apoio militar dos Estados Unidos (grande dependente do petróleo árabe) aos israelenses na batalha de Yom Kippur. Tais medidas ocasionaram uma crise de proporções mundiais, afetando todos os países capitalistas do globo. Os Árabes só aceitaram diminuir o preço do barril após a retirada das tropas israelenses dos territórios árabes.

5 2º Choque do petróleo (1979) Irã, o segundo maior produtor de petróleo se isola do ocidente e corta a distribuição de petróleo para o ocidente. Os efeitos da segunda crise do petróleo foram mais duradouros que a primeira. Guerra Irã x Iraque: A guerra entre o Irã e o Iraque paralisou a produção de petróleo Iraquiana e elevou muito preço do barril. Guerra do Golfo: Retirada das tropas Iraquianas do Kuwait, incêndio de jazidas de petróleo.

6

7 Tigres Asiáticos Também chamados de NPI: Novos países industrializados. São chamados de tigres por um comparativo as baleias econômicas: países que são muito grandes em extensão territorial mas tem crescimento econômico lento, já os Tigres são assim chamados por serem países menores que tiveram um crescimento econômico muito rápido. Tigres tradicionais: Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan. Esses países do sudeste asiático a partir da década de 1960 realizaram sua abertura econômica para investimentos estrangeiros, fato que lhes proporcionou elevado desenvolvimento industrial e econômico. Principais fatores que explicam o grande desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos: Plano Colombo: Empréstimo que os Estados Unidos fez para o Sudeste asiático, inclusive o Japão para criar uma zona de influência capitalista na região, pois ali começam a se criar zonas de influências socialistas (China, Coreia do Sul, Vietnã, Camboja). - Investimento Japonês (déc 70 ): A limitação territorial do Japão que atrapalha sua industrialização, neste momento de crescimento da economia japonesa o país manda parte de sua produção para os Tigres asiáticos. Marcas Nacionais: Esses países chegaram a desenvolver suas próprias marcas nacionais (LG, SAMSUNG, HYUNDAY)

8 Novos Tigres Asiáticos
Tem o mesmo aspecto de crescimento veloz, porém a forma é diferente. Integrantes: Malásia, Indonésia, Vietnã e Filipinas. Tem sua industrialização desenvolvida somente nos anos 80 e 90: Entrada de Multinacionais de marcas muito conhecidas favorecida por vantagens. Ex: produção da Nike: Made in Vietnã, Filipinas, Indonésia. Redução de impostos. Leis ambientais e trabalhistas ruins. Esses países se industrializaram e tiveram um certo crescimento econômico mas se comparado aos Tigres Tradicionais eles possuem uma grande diferença, principalmente por não possuirem suas próprias industrias.

9 Abertura econômica da China
Após a morte de Mao Tsé-tung em 1976, assume o poder o Deng Xiaoping. Deng Xiaoping promove a abertura da China para os investimentos estrangeiros, criando laços mais estreitos com o Ocidente, inclusive com os Estados Unidos. Para facilitar a chegada dos investimentos estrangeiros e o aumento das transações comerciais com o mundo foram criadas as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs)

10 ZEEs ZEEs: Regiões industriais, que recebem incentivos do governo chinês(subisidios, isenções fiscais, infraestrutura) voltadas à atração de investimentos estrangeiros. Essas áreas priorizam as exportações e apresentam taxas de crescimento elevadas. Investimentos privados e estatais combinados com grande estimulo e proteção às empresas nacionais. Fatores que tornam as mercadorias chinesas mais baratas e atraem investimentos estrangeiros: Mão de obra barata. Sindicatos frágeis. Políticas ambientais flexíveis. Sistema de transporte intermodal eficiente.

11 O modelo das Zonas Econômicas Especiais acabou concentrando os investimentos econômicos nas áreas litorâneas, com isso o interior do país torna-se uma área predominantemente agrária, sem modernização e área de repulsão demográfica.

12 Socialismo de Mercado A China adota como modelo político e econômico o Socialismo de mercado, no qual mantém características do modelo socialista no âmbito social e político, porém economicamente adota práticas capitalistas. “ Não importa a cor do gato com tanto que ele mate o rato” Deng Xiao Ping. Este modelo permitiu que a China atualmente chegue a ocupar o lugar da segunda maior economia do mundo, mantendo relações de comércio com diversos países e inundando o mundo com seus produtos baratos Made in China.

13

14

15

16

17

18

19

20 Clima e vegetação africana
A maior parte do continente africano está na zona intertropical, logo as temperaturas predominantes são elevadas. O climas africanos são: Equatorial úmido, tropical, subtropical, mediterrâneo, desértico, semiárido e frio de montanha. A distribuição das formações vegetais estão diretamente ligadas ao clima. Continente espelhado: Tomando como base a linha do equador é possível notar que os domínios vegetais se repetem pelas latitudes no hemisfério Norte e Sul.

21


Carregar ppt "Rec 3- 9º ano.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google