A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gêneros de Divulgação científica:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gêneros de Divulgação científica:"— Transcrição da apresentação:

1 Gêneros de Divulgação científica:
RELATÓRIO DE PESQUISA E ARTIGO ACADÊMICO

2 Divulgação Científica
O texto de divulgação científica caracteriza-se por ser expositivo e argumentativo. São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema. Tanto o Relatório quanto o Artigo são considerados gêneros de divulgação científica, pois têm a função de divulgar os resultados de uma pesquisa. Apresentam, basicamente, as mesmas seções. Porém, se diferenciam quanto a estrutura composicional, já que o relatório tende a ser mais objetivo e topicalizado enquanto o artigo é textualmente organizado para também expor um ponto de vista acerca dos resultados.

3 Nessa etapa é que se inserem os relatórios e artigos

4 Gênero Relatório de Pesquisa

5 Definição e Funcionalidade
O relatório de pesquisa é o documento que mostra como um projeto foi executado, quais dados foram coletados, como esses dados foram analisados e quais resultados podemos extrair deles. Sendo assim, o projeto deve ser retomado no relatório, não mais como proposta de trabalho, mas como relato da realização desse trabalho.

6 Estrutura composicional
Normalmente, fazem parte de um relatório de pesquisa as seguintes partes: Identificação Introdução Fundamentação teórica Objetivos Metodologia Análise dos dados e resultados Considerações finais Referências Obs: Para saber mais sobre cada seção, leia o material disponibilizado no Moodle.

7 ARTIGO ACADÊMICO/científico

8 Definição e Funcionalidade
Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p.2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Um artigo também tem a finalidade de reportar os resultados de uma pesquisa realizada. De acordo com Motta-Roth e Hendges (2010): “O artigo é um texto, de aproximadamente 10 mil palavras, produzido com o objetivo de publicar, em periódicos especializados, os resultados de uma pesquisa desenvolvida sobre um tema específico. Esse gênero serve como uma via de comunicação entre pesquisadores, profissionais, professores e alunos de graduação e pós-graduação.” (p. 65)

9 Estutura composicional: Partes essenciais
Introdução Revisão da literatura (referencial teórico) Metodologia; Análise e discussão dos resultados.

10 INTRODUÇÃO Na seção de introdução, apresenta-se um pequeno resumo do conteúdo do artigo e das partes essenciais da pesquisa por exemplo: o tema e a sua justificativa, os objetivos, o referencial teórico adotado, a metodologia utilizada etc.

11 Revisão da literatura (referencial teórico)
“Revisar a literatura significa fazer referência à literatura prévia e tem sido um ‘traço definidor’ da pesquisa e da redação acadêmica desde o primórdio da ciência.” “Situar o estudo reportado dentro da grande área é fundamental tanto no processo da pesquisa quanto no de redação do artigo, porque nos ajuda a delimitar os estudos seminais para o desenvolvimento do nosso trabalho.” “Assim, a revisão da literatura pode ser vista como o momento em que situamos o nosso trabalho, pois ao citar uma série de estudos prévios que servirão como ponto de partida para a nossa pesquisa, estaremos “afunilando” a discussão, até chegar ao tópico específico que vamos investigar.” (MOTTA-ROTH E HENDGES, 2010, p )

12 METODOLOGIA A seção de metodologia de um artigo é o espaço em que se reporta os momentos de constituição de uma pesquisa: O levantamento de perguntas, hipóteses ou problemas; A coleta dos dados; A análise e interpretação. Trata-se portanto de um relato de como a pesquisa se processou.

13 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Na seção que frequentemente recebe o título de “Resultados e discussão”, os dados obtidos no estudo são apresentados, comentados e interpretados — com o auxílio de um número (variável) de exemplos — e discutidos em relação ao que se avançou no conhecimento do problema, em relação ao estado da arte (revisão da literatura).” (MOTTA-ROTH E HENDGES, 2010, p. 125)

14

15 Mais dicas…

16

17 Vejam lá no Moodle os textos e a tarefa para essa aula.
Então turma, é isso…


Carregar ppt "Gêneros de Divulgação científica:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google