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Tópicos Especiais em TI 2

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Apresentação em tema: "Tópicos Especiais em TI 2"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Especiais em TI 2
Tóp. Esp. Tecn. da Informação II Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Tópicos Especiais em TI 2 Fábio Mascarenhas e Silva 22outubro2007

2 Aula 22out2007 Assunto de hoje Web 2.0, RSS

3 Aula 22out2007 Web 2.0 O termo Web 2.0 refere-se a mudança para uma Internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Segundo Tim O'Reilly, um dos criadores do termo Web 2.0, a regra mais importante seria desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

4 Aula 22out2007 Web 2.0 O conceito da Web 2.0 traz componentes como Wikis, blogs, tags e RSS, e ainda um dos principais ingredientes: o Ajax, que é uma combinação de recursos que vem renovando aplicativos totalmente baseados na Web

5 AJAX (Asynchronous Javascript and XML)
Aula 22out2007 AJAX (Asynchronous Javascript and XML) Uso do Javascript para transformar páginas na Web em aplicações, de modo que não precise recarregar a tela cada vez que o usuário clica em alguma coisa. Basta recarregar apenas a área que precisa ser alterada pela ação realizada.

6 Aula 22out2007 Web 2.0 É importante não confundir Web 2.0 com Internet 2 (rede super-rápida que interliga instituições acadêmicas e governamentais e eventualmente substituiria a infraestrutura atual). A Internet 2 é infra-estrutura. A Web 2.0 é um conceito, uma série de princípios que definem novos tipos de sites, de serviços, de experiências na web.

7 Web 2.0 (princípios) Participação coletiva;
Aula 22out2007 Web 2.0 (princípios) Participação coletiva; Qualquer um pode publicar conteúdos; Muitos sites permitem interação dos usuários, personalização, etc; Há diversificação nas fontes informacionais.

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9 Aula 22out2007 GOOGLE SUGGEST ZOHO WORDPRESS DEL.ICIO.US Lista de Site Web 2.0

10 Características da Web 2.0
Aula 22out2007 Características da Web 2.0

11 WEB 1.0 WEB 2.0 MP3.com Emule Britannica online Wikipedia
Aula 22out2007 WEB 1.0 WEB 2.0 MP3.com Emule Britannica online Wikipedia Páginas pessoais Blogs Publicar Participar Sistemas fechados Wikis Classificações e indexação dos sistemas (diretórios, índices) Usuários indexam os conteúdos (Folksonomia/tagging)

12 Aula 22out2007 Web 3? A Web 3.0 propõe-se a ser, num período de cinco a dez anos, a terceira geração da internet. A primeira, Web 1.0, foi a implantação e popularização da rede em si; a Web 2.0 é a que o mundo vive hoje, centrada nos mecanismos de busca como Google e nos sites de colaboração do internauta, como Wikipédia, YouTube e os sites de relacionamento social, como o Orkut. A Web 3.0 pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet (web semântica).

13 Aula 22out2007 A interação colaborativa nos sistemas da nova geração da internet, como por exemplo, através dos sistemas wiki, contribuem e aceleram o processo de socialização do conhecimento por meio de espaços cada vez mais interativos.

14 Como as informações serão organizadas na Internet nos próximos anos?
Aula 22out2007 Como as informações serão organizadas na Internet nos próximos anos? Haverá espaço para o bibliotecário neste novo ambiente? Quais as habilidades, competências e atitudes do profissional da informação perante as tecnologias da Web 2.0?

15 Aula 22out2007 RSS O RSS é um formato mundialmente padronizado que funciona com linguagem XML (Extensible Markup Language) É usado para compartilhar conteúdo Web (principalmente em sites de notícias e blogs). Permite, por exemplo, que um site de notícias crie um arquivo XML com as últimas manchetes publicadas. Este arquivo poderá ser lido através de qualquer ferramenta que seja capaz de entender o formato XML do RSS.

16 RSS Há ainda quem chame o RSS de Really Simple Syndication.
Aula 22out2007 RSS O significado da sigla RSS é controverso: a Netscape (que criou o RSS para ser usado no portal My Netscape Network), ao passar da versão 0.9 para a versão 0.91 e incorporar novos elementos rebatizou o formato para Rich Site Summary. Há ainda quem chame o RSS de Really Simple Syndication. Há outras indicações: - Rich Site Summary (RSS 0.91) - RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0) - Really Simple Syndication (RSS 2.0)

17 Aula 22out2007 RSS O RSS também pode ser usado para que um site replique conteúdo de outro. Para isso, basta inserir, em uma página do site de destino, um script que aponte para o arquivo XML do site de origem. A este arquivo XML dá se o nome de feed.

18 RSS O "feed" é o "alimentador", o arquivo que conterá as novidades.
Aula 22out2007 RSS O "feed" é o "alimentador", o arquivo que conterá as novidades. A "URL do feed" é o endereço desse arquivo na Internet. O "agregador" é o software ou serviço cliente, que os usuários usarão para visualizar o conteúdo do seu feed. Ele "agrega" num local centralizado para o usuário final, feeds de diversos sites de seu interesse, e então a pessoa decide qual irá ler.

19 RSS Aula 22out2007 Programas leitores (agregadores)
AmphetaDesk (Mac/Win/Linux) Beaver (Win) FeedReader (Win) Figby (Web) ForumZilla (Mozilla) Google Reader(Web) Headline Viewer (Win) HotSheet (Win/Mac/Linux) Leitor de Notícias (Rss/XML) (Win) Meerkat (Web) My UserLand (Web) News Is Free (Web) Novobot (Win) Peerkat (Mac/Win/Linux) Radio UserLand (Mac/Win) RSSNews (Web) SOAPClient.com RSS News Reader (Web)

20 RSS Aula 22out2007 BLOG DA DISCIPLINA http://toti2.wordpress.com
SCIELO ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA BIBLIOTECA DO CONGRESSO

21 RSS Como o RSS poderia ser explorado pela área da Biblioteconomia??
Aula 22out2007 RSS Como o RSS poderia ser explorado pela área da Biblioteconomia?? Há alguma relação com a DSI?

22 Tóp. Esp. Tecn. da Informação II
Aula 22out2007 O que vem depois... OUTUBRO 25 RSS, WIKIS 29 Práticas (lab) 01 Folksonomias, Blogs 05 Metadados e Ontologias 08 Fórum 12 Práticas 19 Software Livre 22 Práticas no laboratório 26 GED 29


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